Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Gigante & Baixinho: A sociedade de sucesso no Sporting

Bas Dost e Gelson Martins construíram a vitória (2-0) dos leões na receção ao Rio Ave e provaram que são as peças mais poderosas do 'xadrez' de Jorge Jesus

Gigante & Baixinho: A sociedade de sucesso no Sporting
Notícias ao Minuto

06:48 - 19/03/18 por Fábio Aguiar

Desporto Análise

No passado dia 10 de fevereiro, véspera do jogo com o Feirense, Jorge Jesus admitiu que o Sporting é dependente de Bas Dost. Se os 30 golos em 39 jogos esta temporada conferem ao gigante holandês o estatuto de melhor marcador da equipa, e consequente papel principal neste 'filme' verde e branco, a verdade é que há um 'baixinho' português que também se tem revelado peça fundamental no esquema dos leões e que este domingo, na receção ao Rio Ave, desbloqueou um jogo que parecia estar encalhado... nos ferros.

Falamos de Gelson Martins, que foi grande figura do encontro. O extremo marcou o primeiro golo do triunfo (2-0) leonino e retribui a assistência de Bas Dost, oferecendo-lhe o segundo, já nos últimos 10' minutos. Esta sociedade tem, de resto, protagonizado vários capítulos de sucesso semelhantes ao longo desta época e que se refletem nos números.

Nesta altura, se juntarmos aos 30 golos de Bas Dost aos 12 de Gelson, percebemos que os dois jogadores são responsáveis por mais de um terço dos remates certeiros do conjunto de Alvalade esta temporada em todas as provas (95).

Até ao momento, Gelson Martins falhou oito dos 49 jogos do Sporting e o rendimento da equipa... caiu. Sem o extremo, os leões somaram duas derrotas (Estoril e FC Porto), três empates (Marítimo, V. Setúbal e Astana) e três vitórias, sendo que duas delas foram na Taça de Portugal, frente a equipa de escalões inferiores (Oleiros e Cova da Piedade - a outra registou-se diante do V. Guimarães).

Já Bas Dost não esteve presente em 10 partidas esta temporada e o saldo vitorioso dos leões também saiu afetado. Neste período, os verdes e brancos venceram seis jogos, mas perderam três (Estoril e duas vezes com o FC Porto) e empataram um (Marítimo).  

Contas feitas, os dois homens que este domingo construíram a vitória sobre o Rio Ave assumem-se como os verdadeiros trunfos do baralho de Jorge Jesus. Até ao final da temporada, seguramente que muito do sucesso do Sporting passará por esta dupla. 

Estatísticas do jogo:

Sporting   Rio Ave
14 Remates 6
7 Cantos 1
28 Faltas cometidas 12
3 Cartões amarelos 1
0 Cartões vermelhos 0
46% Posse de bola 54%

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório