Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

FC Porto-Boavista: Dragão tenta 'caçar' pantera e evitar roque ao rei

Dragões e panteras vão medir forças no dérbi da Cidade Invicta. Partida no estádio do Dragão tem início marcado para as 20h30 e assinala a 27.ª jornada.

FC Porto-Boavista: Dragão tenta 'caçar' pantera e evitar roque ao rei
Notícias ao Minuto

08:05 - 17/03/18 por Sérgio Abrantes

Desporto Dérbi

O FC Porto recebe este sábado, pelas 20h30, o Boavista. Depois de um desaire na deslocação à Mata Real, em que deu espaço ao Benfica para se aproximar da liderança, a formação de Sérgio Conceição entra em campo já sabendo o resultado do jogo das águias.

Num dérbi que se prevê de alta intensidade, aos azuis e brancos só um resultado interessa: a vitória. Na antevisão do encontro, Conceição deixou elogios a Rui Vitória, abordou os casos mais recentes e… disse que não há favoritos ao título.

Já por seu lado, o Boavista entrará ‘mais relaxado’, uma vez que tem uma posição algo confortável na tabela classificativa. Jorge Simão, no lançamento do encontro, contudo, baixou, de certa forma, a fasquia da sua equipa, admitindo que um empate poderá ser um bom resultado para sua formação... especialmente se atendermos aos maus resultados fora de casa.

Confira os principais destaques das respetivas conferências de imprensa dos dois treinadores.

Sérgio Conceição

Dérbi: “É importante. Direi que é o jogo mais importante da época porque é o próximo, mas também porque existe estes 15 dias de paragem para as seleções e podemos recuperar alguns jogadores. Vamos apanhar uma equipa que está bem trabalhada, que fora não tem feito os resultados que faz em casa, mas que é sempre muito competitiva, bem organizada pelo Jorge Simão e que, com certeza, nos vai criar todas as dificuldades possíveis e imaginárias para levar pontos do Dragão. Nós temos que estar atentos a isso e percebermos as armas do adversário e onde nós os podemos 'ferir'."

Exigência: "Exige aquilo que temos feito até ao jogo do Paços. Penso que temos sido uma equipa fiel àquilo que trabalhamos e aos princípios. Esperamos um adversários difícil e não estamos preparados. Tivemos uma semana para preparar este jogo e com certeza vamos dar uma boa resposta e aproveito para agradecer e dar uma palavra aos sócios e aos adeptos do FC Porto. É uma prova de grande empatia e de uma acreditar grande dos adeptos."

Favoritos ao título: "Nós estávamos com uma vantagem maior e eu nunca referi nenhum clube como favorito. Claro que é sempre importante estar na frente, mas há muitos pontos em disputa. Não vejo grande vantagem de algum clube. Isto vai ser jogo a jogo até ao final e os outros dois rivais pensarão da mesma forma. Não vejo ninguém em grande vantagem. É importante ter mais um ponto. Agora se é dois ou cinco... Vai ser semanalmente uma luta."

Jorge Simão

Dérbi: "O FC Porto, esta temporada, no Estádio do Dragão, só a uma equipa é que não fez golos (Benfica), ao Tondela só fez um e todos os outros adversários sofreram alguns ou muitos golos. Portanto, tenho a convicção de que, para conseguimos um resultado positivo, vamos ter de fazer golos ou um golo. (…) Preferia jogar contra equipas destas todas as semanas, equipas melhores do que nós. Eu preferia e acho que os jogadores também”

Tabela classificativa: “Por mais voltas que se queira dar, a tabela classificativa, salvo raras exceções, é o reflexo dos orçamentos. Equipas com maior poder financeiro vão estar sempre à frente de equipas com menor poder financeiro. Quando se acentuam estas diferenças, obviamente que a tabela classificativa reflete aquilo a que se está a assistir”

Último onze FC Porto: Casillas, Ricardo, Felipe, Marcano, Diogo Dalot, André André, Sérgio Oliveira, Corona, Brahimi, Waris e Aboubakar.

Último onze Boavista: Vagner; Talocha, Rossi, Henrique, Carraça; Idris, David Simão, Fábio Espinho; Yusupha, Renato Santos, Mateus.

Maior vitória no campeonato

FC Porto-Paços Ferreira: 6-1

Boavista-Vit. Setúbal: 4-0

Derrota mais pesada no campeonato

Paços Ferreira-FC Porto: 1-0

Benfica-Boavista: 4-0

Forma nos últimos 5 jogos: V-D-V-D-V

Estoril: 1-0

Feirense: 0-3

Vit. Setúbal: 4-0

Benfica: 0-4

Vit. Guimarães: 1-0

Forma nos últimos 5 jogos: D-V-V-V-V

Paços Ferreira: 1-0

Sporting: 2-1

Portimonense: 5-1

Estoril: 3-1

Rio Ave: 5-0

Castigados e lesionados FC Porto: Danilo, Telles, Soares e Marega (lesionados); José Sá (castigado)

Castigados e lesionados Boavista: Bulos, Edu Machado; Espinho e David Simão (lesionados); Carraça (castigado)

Jogador em destaque:

Sérgio Oliveira: Num destaque que em 90% das vezes seria dado a Brahimi, o falhanço da grande penalidade me Paços de Ferreira tirou-lhe o posto. Na ausência de Danilo e Herrera, Sérgio Conceição tem cimentado posições no onze do FC Porto e as suas exibições, ao mesmo ritmo da sua confiança, têm vindo a melhorar consideravelmente.

Yusupha: Jogador em ascensão no plantel às ordens de Jorge Simão, o avançado tem despertado interesse em vários clubes, inclusivamente fora de Portugal. Nos últimos dois jogos não marcou, mas irá, certamente, tentar pôr a teste a defesa montada por Sérgio Conceição.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório