Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

"Rafa? Rui Vitória deu-lhe agora aquilo que lhe faltava: A confiança"

Antigo treinador do Feirense acredita que o conjunto de Nuno Manta Santos vai criar dificuldades ao Benfica e alerta para um dos pormenores que pode decidir o encontro: as bolas paradas.

"Rafa? Rui Vitória deu-lhe agora aquilo que lhe faltava: A confiança"
Notícias ao Minuto

08:07 - 17/03/18 por Fábio Aguiar

Desporto Quim Machado

Na melhor fase da época, com seis triunfos consecutivos, o Benfica conseguiu reduzir para dois pontos a distância ao líder FC Porto, que foi surpreendido pelo Paços de Ferreira na última jornada. As águias chegam, por isso, com a motivação em alta a Santa Maria da Feira, onde este sábado defrontam o Feirense. Quim Machado, antigo treinador dos fogaceiros, conversou com o Desporto ao Minuto e revelou as suas expectativas para esta partida.

"Trata-se de um jogo numa fase bastante decisiva para as duas equipas. O Feirense luta para não descer e o Benfica continua na corrida pelo título. Acredito que será um jogo intenso, como poucas paragens, devido às dimensões do campo, com algumas faltas e onde as bolas paradas podem ser decisivas. Normalmente, em casa, frente aos grandes, o Feirense costuma criar problemas, enquanto do outro lado o Benfica não pode ceder pontos", anteviu o técnico, lembrando que neste tipo de jogos as equipas mais pequenas tendem a transcender-se.

"Isso acontece porque os jogadores sabem que a visibilidade é maior, que pode ser o jogo da jornada e que todos os olhos vão estar postos neles. Tentam aproveitar para mostrar o seu valor, melhorar os seus contratos e até chegar ao estrangeiro, se tiverem esse objetivo. Por isso, a concentração e o foco é sempre maior", defendeu.

Depois do 8.º lugar na última época, Quim Machado admite que "talvez esperasse mais do Feirense até pela qualidade de alguns jogadores do plantel". "Penso que têm boa equipa, mas na segunda volta tem sido a pior equipa do campeonato. Acredito que eles próprios pensariam em estar numa posição mais confortável. No entanto, ainda existem muitos jogos, o objetivo será naturalmente a manutenção e será uma luta até à última jornada", analisou.

Já para o Benfica, esta é mais uma verdadeira "final". A dois pontos do FC Porto, os encarnados estão proibidos de perder pontos, até porque, segundo o treinador de 51 anos, a luta pelo título será... a três. "As pessoas deixaram de falar do Sporting mas acredito que ainda vai entrar na corrida. E isso é bom para o nosso futebol, saudável e sinal de que os jogadores e os treinadores portugueses estão a trabalhar bem. Não tenho dúvidas de que será uma luta até à última jornada".

No Feirense, Quim Machado orientou um jogador que nesta altura atravessa a sua melhor fase da época na Luz. Rafa aproveitou da melhor forma a lesão de Salvio, tem subido de rendimento nos últimos jogos e mostrado que é mais uma opção válida para Rui Vitória. No entanto, para o ex-treinador do extremo, o antigo pupilo tem todas as condições para 'explodir'.

"Todos sabemos que o Rafa é um grande jogador, é um talento enorme, e o Rui Vitória deu-lhe agora aquilo que lhe faltava: a confiança. Se um jogador joga três, quatro ou cinco jogos seguidos, tem mais possibilidades de mostrar o seu valor e era disso que o Rafa precisava... de jogar com regularidade. Aproveitou muito bem a oportunidade, acredito que vai segurar definitivamente o lugar e tem tudo para chegar a um patamar bastante alto", finalizou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório