Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

'Chave' holandesa destruiu muralha flaviense e reacendeu luta pelo título

O Sporting conquistou três pontos importantes no terreno do Desportivo de Chaves, com uma vitória por 2-1, com um bis de Bas Dost. Platiny marcou para a equipa da casa, na sequência de uma grande penalidade.

'Chave' holandesa destruiu muralha flaviense e reacendeu luta pelo título
Notícias ao Minuto

08:09 - 13/03/18 por Andreia Brites Dias

Desporto Análise

Após o desaire do FC Porto no terreno do Paços de Ferreira, o Sporting aproveitou a deslocação a Chaves para encurtar a distância para o topo (menos três pontos do que Benfica e cinco do que o FC Porto). No entanto, não foi pêra doce. Sem grande inspiração, valeu o 'salvador' Bas Dost que devolveu o 'rugido' ao leão, com um bis, num duelo que terminou com um triunfo leonino por 2-1, com Platiny a marcar para a formação caseira. 

Oportunidade. Com a derrota dos leões no Dragão, as contas tinham ficado mais complicadas para a equipa de Jorge Jesus, na corrida pelo título nacional. Contudo, os dragões tropeçaram na Mata Real, o que se traduziu numa oportunidade para os verde e brancos reduzirem distâncias. 

Uma deslocação a Chaves até pode não parecer o cenário mais complicado para um dos três grandes que luta pelo título de campeão, mas a verdade é que o jogo deu muito que fazer ao Sporting.

A formação de Luís Castro entrou melhor: organizados e com uma estratégia, sobretudo defensiva, muito bem montada. Ocupavam os espaços, sem deixar o Sporting sair a jogar, quebrando ainda o ritmo de jogo. A falta de ideias apoderou-se dos leões, principalmente, perante a 'muralha' defensiva instalada durante toda a primeira parte. 

A tarefa de chegar com perigo às redes de Ricardo mostrava-se cada vez mais difícil, apenas com Gelson Martins a conseguir estremecer o guarda-redes (32'). Antes disso, William (11') tinha feito o mesmo a Rui Patrício, numa noite em que se tornou no jogador com mais jogos oficias pelo Sporting, não vacilou e impediu o golo. 

Estratégia. Se o Chaves entrou melhor, o clube de Alvalade começou a 'tomar conta' do jogo apenas a partir do 20 minutos, mas a estratégia condicionava a ofensiva verde e branca, que não conseguia 'desatar o nó' e marcar. Até que Jesus fez entrar o 'salvador': Bas Dost.

Após ter perdido três jogos devido a lesão, o holandês regressou à convocatória e entrou aos 56 minutos, para mudar o sentido do jogo. Sem 'medos', Bas Dost não só furou a barreira do Chaves, ao marcar o 1-0, aos 62 minutos, como ainda bisou aos 86 minutos. Como peça mais avançada, a eficácia do holandês traduziu-se fundamental para registar o triunfo e somar três pontos importantes.

Desp. Chaves VS Sporting
45% Posse de bola 55%
10 Remates 16
11 Faltas cometidas 18
9 Cantos 5
0/0 Cartões amarelos/vermelhos 1/0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório