Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Bas Dost 'saltou' do banco e 'salvou' leão desinspirado

Bas Dost (62' e 86') e Platiny (90') assinaram os golos do duelo, que terminou com a vitória do Sporting sobre o Chaves, por 2-1.

Bas Dost 'saltou' do banco e 'salvou' leão desinspirado
Notícias ao Minuto

20:57 - 12/03/18 por Andreia Brites Dias

Desporto 26.ª Jornada

O Sporting venceu, esta segunda-feira, o Chaves por 2-1, no jogo que encerrou a 26.ª jornada. Bas Dost - que entrou para o lugar de Misic no segundo tempo - marcou os dois golos para os leões. Platiny converteu, ainda, uma grande penalidade ao cair do pano.

Com algumas condicionantes na equipa - Bruno Fernandes, Acuña, Fábio Coentrão e Piccini ausentes -, Jorge Jesus foi obrigado a mexer no onze titular. Battaglia surgiu na lateral direita e Bruno César na lateral esquerda; Misic assumiu a titularidade e Rúben Ribeiro regressou ao onze.

No entanto, as alterações não ficaram por aqui. Logo aos 15 minutos de jogo, o técnico dos leões teve de recorrer ao banco de suplentes para lançar Lumor, depois de Bruno César ter 'pedido para sair', devido a lesão. E acabou, precisamente, por sair do banco de suplentes o jogador que deu a vitória aos leões. Mas já lá vamos.

Falta de ideias e inspiração

Assistia-se a uma primeira parte desinteressante, em Chaves, com o Sporting por cima do jogo, mas que lutava contra uma 'muralha' defensiva construída – e bem construída – pela equipa casa. A juntar à 'muralha', faltava ainda alguma destreza e velocidade à frente de ataque verde e branca, que demonstrava passividade, em alguns momentos.

William (11’) e Gelson Martins (32’) foram os únicos a conseguir 'agitar' as balizas adversárias, oferecendo alguma emoção às bancadas. No entanto, o marcador manteve-se inalterado, até ao intervalo.

Quem voltou? Bas Dost

Aos 56 minutos, Jorge Jesus fez a substituição - a tal substituição - que mudou a partida. O holandês 'voador' - que regressou de lesão – entrou para o lugar de Misic e não tardou em 'agitar' o duelo. Cerca de cinco minutos depois de entrar, Bas Dost aproveitou um excelente trabalho de Rúben Ribeiro para cabecear para o 1-0, desfazendo a 'muralha' do Chaves.

Um golo que mudou o jogo, não só para o Sporting, como para o Chaves, que apostava todas as fichas na frente, com dois pontas-de-lança à procura do empate. E esteve perto, muito perto. Aos 78 minutos, Bressan isolou Davidson que traiu Patrício, mas Battaglia estava no 'sítio certo à hora certa' e cortou o esférico.

Na reta final, ainda houve tempo para mais um festejo leonino e esperança para a equipa da casa. Depois de um bis de Bas Dost, aos 86 minutos, Platiny converteu uma grande penalidade cometida por Coates, sem hipóteses para Rui Patrício. A equipa de Luís Castro ainda acreditou no empate, mas os três minutos de compensação não foram suficientes e os leões 'arrecadaram' os três pontos.

Com esta vitória, o Sporting soma agora 62 pontos, menos três do que o Benfica e menos cinco do que o FC Porto. 

Momento do jogo: Aos 56 minutos, Jorge Jesus tirou Misic para a entrada de Bas Dost. Uma alteração que mexeu com o jogo e com o resultado, uma vez que o holandês marcou os dois golos que deram a vitória ao Sporting. 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

90+3' - Terminou. 

90' - 3 minutos de compensação. 

90' - GOLOOOO! CHAVES! Platiny converte grande penalidade. 

86' - GOLOOOOOOO! SPORTING! BAS DOST! Battaglia aproveitou um erro de Platiny para deixar o esférico para Bas Dost, que só teve de encostar para o 2-0. 

85' - Livre para o Chaves com a defesa do Sporting a afastar o esférico. 

78' - Battaglia! Que oportunidade para o Chaves! Com Davidson isolado, diante Rui Patrício, o jogador ainda conseguiu trair o guarda-redes do Sporting, mas Battaglia estava no sítio certo, e conseguiu fazer o corte, evitando o empate. 

77' - Substituição no Sporting: Entra Palhinha para a saída de Montero. 

70' - Substituição no Chaves: Entrada Jorginho para a saída de Jefferson. 

66' - Coates! Cabeceamento perigoso a ameaçar a baliza do Chaves. 

62' - GOLOOOOOO! SPORTING! BAS DOST! O holandês regressou à competição e aos golos. Com uma excelente assistência de Rúben Ribeiro, Bas Dost cabeceou para o 1-0. 

56' - Substituição no Sporting: Entrada de Bas Dost para a saída de Misic. 

55' - Patrício! Que gigante defesa! O guarda-redes do Sporting evitou o golo de Nuno André Santos, com uma defesa de 'tirar o chapéu'. 

51' - Rúben Ribeiro! O jogador apostou num remate forte que passou ao lado das redes de Ricardo. 

46' - Começa a segunda parte em Chaves. 

45' - Intervalo. 

43' - Patrício! Perdigão cruza para William, mas Rui Patrício estava atento. 

32' - Ricardo! De frente para Ricardo, depois de um erro defensivo de Nuno André Coelho, Montero deixou o esférico para Rúben Ribeiro que, por sua vez, passou para Gelson Martins. Em boa posição, o jovem perdeu demasiado tempo e, quando rematou, Ricardo chegou a tempo da defesa. 

30 '  - Livre para o Chaves que terminou nas mãos de Rui Patrício. 

28' - Leões estão por cima do jogo, porém, não conseguem chegar com perigo à baliza de Ricardo. 

19' - O Sporting pressiona o Chaves mas continua sem conseguir 'derrubar' a muralha. 

15' - Substituição no Sporting: Entrada de Lumor para a saída de Bruno César, devido a lesão. 

13' - Ricardo! Na resposta à oportunidade de William, um cabeceamento de Montero obrigou Ricardo a uma defesa apertada. 

11' - Patrício! Na sequência de um remate de William, Rui Patrício fez bem a mancha e evitou o golo do Chaves, com a defesa leonina a 'dormir'. 

10' - Chaves apresenta-se com um bloco muito baixo, causando dificuldades ao ataque verde e branco. 

6' - Remate de Davidson, de longe, com a bola a passar ao lado da baliza de Rui Patrício. 

3' - Canto para o Desp. Chaves com a defesa do Sporting a cortar o esférico. 

1' - Começa o jogo em Chaves. 

Onze do Sporting: Rui Patrício; Battaglia, Coates, Mathieu e Bruno César; William Carvalho, Misic, Bryan, Rúben Ribeiro e Gelson; Montero. 

Onze do Desp. Chaves: Ricardo; Paulinho, Maras, Nuno Coelho, Djavan; Tiba, Jefferson e Bressan; Perdigão, William e Davidson. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório