Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Furacão Jonas voltou a fazer estragos e 'abafou' o voo das Aves

Avançado brasileiro abriu caminho ao triunfo (2-0) do Benfica numa altura em que o jogo parecia estar bloqueado e reforçou o estatuto de rei dos goleadores do campeonato (31).

Furacão Jonas voltou a fazer estragos e 'abafou' o voo das Aves
Notícias ao Minuto

20:08 - 10/03/18 por Fábio Aguiar

Desporto Análise

O Benfica alcançou este sábado a sexta vitória consecutiva no campeonato ao bater o Desp. Aves , na Luz, por 2-0. Os encarnados tiveram que 'suar' para conseguirem conquistar os três pontos, num jogo em que Jonas voltou a ser decisivo. O avançado brasileiro quebrou a resistência avense já no segundo tempo e permitiu à equipa partir para um triunfo que mantém assim a perseguição ao líder FC Porto na luta pelo título. Os tetra-campeões nacionais estão agora, à condição, a apenas dois pontos dos dragões, que só este domingo entram em campo para defrontarem o P. Ferreira.

Com João Carvalho no lugar do castigado Pizzi, o Benfica teve uma entrada em jogo bem mais pausada do que tem habituado os adeptos nos últimos tempos. O primeiro remate apenas surgiu aos 11' minutos e... para o Desp. Aves. Amilton tentou a sorte, mas a bola passou muito por cima. O primeiro lance de perigo das águias chegou pelos pés de Rafa que, depois de ultrapassar o opositor direto, tentou, de trivela, surpreender Adriano Facchini, mas o remate saiu ao lado. O Benfica pressionava e cinco minutos depois o internacional português voltou a gerar um 'burburinho' nas bancadas da Luz. Numa boa jogada ofensiva, o camsiola 27 serpenteou pela defensiva contrária e apenas 'esbarrou' no guardião brasileiro.

Privilegiando a solidez defensiva, quase sempre com três linhas bem definidas, o conjunto orientado por José Mota soltou-se, tentou responder e até assustou Bruno Varela num cabeceamento perigoso de Derley, avançado brasileiro que já vestiu de águia ao peito, que passou rente ao poste esquerdo da baliza encarnada. Até ao intervalo, o Benfica ainda tentou chegar à vantagem, mas acusou sempre alguma falta de movimentos de rotura e, principalmente, a 'solidão' de Jonas. Se Rafa e Cervi tentavam desequilibrar pelos flancos, com o auxílio de André Almeida e Grimaldo, respetivamente, João Carvalho e Zivkovic evoluíam num raio de ação algo distante do goleador que, durante o primeiro tempo, foi praticamente 'engolido' pelos centrais visitantes. A única oportunidade em que o 'Pistolas' teve oportunidade para visar a baliza de Adriano Facchini chegou perto da meia hora, mas o cabeceamento saiu fraco e à figura.

Consciente de que seria necessário aumentar a velocidade, incutir uma maior dinâmica e reforçar a presença na área, Rui Vitória fez alguns acertos na estratégia ao intervalo e o Benfica transfigurou-se. Logo no primeiro minuto do reatamento, Zivkovic surgiu na marca de penálti e, de primeira, de pé esquerdo, falhou escandalosamente a primeira grande oportunidade das águias para inaugurarem o marcador. Logo a seguir, Rúben Dias e João Carvalho também estiveram à beira do golo, enquanto Rafa, novamente após uma grande jogada individual, voltou a perder no duelo com Facchini.

Em busca do golo que tardava em aparecer, à passagem da hora de jogo Rui Vitória alterou o sistema para 4x4x2, lançou Raúl Jiménez para o lugar de João Carvalho e foi precisamente dos pés do avançado mexicano que nasceu o passe para André Almeida somar mais uma bela ocasião para as águias. No entanto, este domínio benfiquista não intimidava o Desp. Aves e no minuto seguinte o recém-entrado Paulo Machado deixou o público... a 'tremer'. No entanto, aos 72' minutos, a Luz veio mesmo a baixo, com avalanche ofensiva, finalmente, a ser traduzida em golo. De meia distância, Fejsa obrigou Adriano Facchini a aplicar, a bola sobrou para Cervi, que serviu Jonas para o 31.º golo no campeonato. O 'furacão' brasileiro quebrou a resistência avense e motivou a primeira explosão de alegria.

Um golo que trouxe maior confiança e tranquilidade às águias, que três minutos depois aumentaram a contagem, quase num lance a papel químico. Na sequência de um canto, Raúl Jiménez atirou para defesa de Facchini e na recarga Rúben Dias não perdoou, assinando assim o quatro golo da conta pessoal esta temporada. Até final, Jardel ainda obrigou o guarda-redes do Desp. Aves, uma vez mais, a brilhar, antes da ovação da noite. Jonas deu o lugar a Seferovic e ouviu o estrondoso carinho dos adeptos no 148.º jogo de águia ao peito - soma agora 119 pelo Benfica. A prova de que, de facto, há 'furacões' geram estragos (bastante) positivos e funcionam mesmo como epicentro de... alegrias. 

FINAL DO JOGO!

INÍCIO DO JOGO!

Onze oficial do Benfica: Varela; André Almeida, Jardel, Rúben Dias e Grimaldo; Fejsa, João Carvalho e Zivkovic; Rafa, Cervi e Jonas.

Onze oficial do Desp. Aves: Adriano; Nélson Lenho, J. Felipe, Diego Galo, Rodrigo Soares; Nildo Petrolina, Vítor Gomes, Tissone e Braga; Amilton e Derley.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório