Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Hakan Sukur: O avançado relâmpago que agora trabalha num café

Marcou o golo mais rápido dos mundiais, trabalhou dois anos com político, mas uma publicação nas redes sociais acabou por ditar uma perseguição contra si.

Hakan Sukur: O avançado relâmpago que agora trabalha num café
Notícias ao Minuto

13:26 - 09/03/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Turquia

Hakan Sukur poderá não ser novo reconhecido facilmente por todos os adeptos do desporto-rei, mas este antigo avançado soma vários registos dignos de serem lembrados. Desde o facto de ter marcado o golo mais rápido de sempre num Mundial (em 2002, na Coreia do Sul, demorou apenas 10 segundos), Suker contabiliza também o título de melhor goleador da história da seleção turca.

Depois de arrumar as chuteiras, como recupera o jornal Mundo Deportivo, foi eleito membro do Parlamento turco pelo AKP, partido do presidente Erdogan. Manteve-se no cargo durante dois anos e meio, mas renunciou mais tarde por suspeitas de corrupção no governo turco e pela sua alegada ligação a Fetullah Gulen, clérigo que se exilou e que é força de oposição ao presidente da Turquia.

Mais tarde começou a fazer comentário desportivo na televisão pública do seu país, o canal TRT, mas foi depois acusado de, em fevereiro de 2016, no Twitter, ter insultado o presidente Erdogam. Foi, por isso, acusado de ser opositor ao regime e “membro um grupo terrorista”. Escapou da perseguição política e exilou-se nos Estados Unidos.

Agora, a viver em Palo Alto, Sukur começou uma ‘nova vida’, sendo gerente de um café moderno, o Tuts Bakery, passando de herói nacional pelos seus golos a ‘perseguido’, exilado e dono de um café.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório