Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Paulo Gonçalves: De colaborador azul e branco à detenção encarnada

Saiba quem é e conheça o trajeto do assessor jurídico do Benfica que esta terça-feira foi detido pela Polícia Judiciária.

Paulo Gonçalves: De colaborador azul e branco à detenção encarnada
Notícias ao Minuto

11:23 - 06/03/18 por Ruben Valente

Desporto Perfil

Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Sport Lisboa e Benfica, foi detido pela Polícia Judiciária, na manhã desta terça-feira, por suspeitas de corrupção ativa, no âmbito de uma investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ e do DIAP de Lisboa.

A própria Polícia Judiciária enviaria um comunicado às redações, dando conta de buscas e de duas detenções e informando ainda que batizara a operação de e-toupeira, embora nunca fazendo uma associação direta ao nome de Paulo Gonçalves.

Entretanto, também a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa  certificou que existe um inquérito relacionado com "a prática de acessos por funcionários a diversos inquéritos em segredo de justiça para obtenção de informação sobre diligências em curso, informações que eram depois transmitidas ao assessor da administração de uma sociedade anónima desportiva a troco de vantagens".

Já o Benfica confirmou "a realização de buscas às suas instalações no âmbito de um processo de investigação sobre eventual violação do segredo de justiça", sublinhando, no entanto, "confiança" em Paulo Gonçalves.

Mas, afinal, quem é o assessor jurídico do Benfica?

Chegou ao Benfica há cerca de 10 anos pela mão de Luís Filipe Vieira e também de José Veiga, que na altura era diretor para o futebol do Benfica. Advogado, Paulo Gonçalves é um dos homens com mais experiência em direito desportivo no nosso país.

Começou por ser assessor jurídico da SAD do Benfica e, só em 2011, subiu à administração das águias. Neste momento, Paulo Gonçalves é um dos braços direitos do presidente do clube da Luz e está ligado a todos os contratos que são preparados pelo Benfica: Direitos televisivos, transferências de jogadores, tudo o que envolva o nome ‘Benfica’, passa pelas mãos do atual assessor jurídico das águias.

Mas antes de chegar à Luz, um dos homens fortes da estrutura encarnada, passou pelo… FC Porto. Não foi funcionário mas colaborou com o clube azul e branco, no tempo em que José Veiga e o filho do presidente Pinto da Costa, Alexandre Pinto da Costa, estavam mais próximos. Isto no início dos anos 90.

Paulo Gonçalves acabou por sair das Antas , depois de um litígio com Adelino Caldeira e Pinto da Costa, e rumou ao Bessa. O advogado foi diretor-geral do Boavista entre 2000 e 2006 e esteve ligado aos melhores e… piores anos do clube axadrezado. Esteve na conquista do título (2001) mas também no escândalo de corrupção do Apito Dourado, que começou em 2004.

Por fim, antes de chegar à Luz ainda recebeu um convite de Hermínio Loureiro para integrar o cargo de diretor-executivo da Liga, mas a contestação por parte do FC Porto acabou por fazer com que Hermínio Loureiro retirasse o convite.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório