Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Viktoria Plzen: Sorte ou uma 'armadilha' checa para o leão?

O Sporting defronta esta quinta-feira o Viktoria Plzen, na 1.ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa. Um adversário desconhecido para muitos, que tentamos decifrar por quem melhor o conhece.

Viktoria Plzen: Sorte ou uma 'armadilha' checa para o leão?
Notícias ao Minuto

08:00 - 08/03/18 por Ruben Valente

Desporto Análise

Ditou a sorte que o Sporting enfrentasse o Viktoria Plzen nos oitavos-de-final da Liga Europa. E, para muitos, foi mesmo sorte, dado que entre as equipas que podiam calhar aos leões nesta fase da prova se encontravam  AC Milan, Arsenal ou Dortmund.

O Desporto ao Minuto quis saber mais sobre esta equipa checa que até há bem pouco tempo estava invicta no seu campeonato. Falámos com um dos dois portugueses a jogar na República Checa. Além de Danny, Chico Gomes, de 29 anos, joga nos Zbrojovka Brno e conhece bem a forma de jogar do adversário do Sporting. Ele que até foi formado em… Alcochete.

“Comparando-os às restantes equipas do sorteio, não deixa de ser um sorteio teoricamente favorável ao Sporting”, começou por dizer o defesa de 29 anos, em declarações ao Desporto ao Minuto.

“O Viktoria Plzen é uma boa equipa e forte aqui no nosso campeonato. Só conta com uma derrota, que até foi um pouco inexplicável. Sofreram um golo num lance de bola parada, e depois não conseguiram concretizar. Foi um daqueles jogos que podiam estar a noite toda a rematar à baliza… Acho que o Sporting tem de estar ao seu melhor nível para conseguir ultrapassar esta equipa, apesar de ter vantagem de jogar a 1.ª eliminatória em casa. Podem vir à República Checa, para a 2.ª mão, gerir melhor o resultado”, acrescentou.

O que é que o Sporting tem de fazer para mais facilmente ultrapassar este Viktoria Plzen?

Chico Gomes alertou para o frio que se faz sentir na República Checa e deu a ‘fórmula do sucesso’ aos leões.

“Penso que se o Sporting colocar uma intensidade alta e jogar com muita dinâmica terá capacidade para criar muitas situações de golo. Apesar das lesões, se jogarem Rafael Leão e Fredy Montero na frente de ataque, existe qualidade mais do que suficiente para ultrapassar os centrais do Plzen. Penso também que se jogar o Gelson ele terá facilidade em ultrapassar o defesa-esquerdo do Plzen. Mas, repito, o Sporting tem de estar ao seu melhor nível. Eles não jogaram este fim-de-semana e estão mais frescos fisicamente, tal como têm uma grande margem de vantagem pontual sobre o 2.º classificado, que lhes permite gerir melhor as duas competições”, analisou o português.

E quanto aos perigos? Apesar de acreditar na vitória dos verde e brancos, Chico Gomes alertou para os pontos fortes do Plzen.

“São uma equipa forte nas bolas paradas. Os quatro jogadores da frente são bons jogadores. O ponto mais forte deles é o ponta-de-lança [Michal Krmencik], que já leva 17 golos. São uma equipa organizada e que se faz valer pelo seu coletivo.… Se o Sporting estiver ao nível habitual, aquele a que já nos habituou desde a chegada de Jorge Jesus, passará a eliminatória. Até porque depois do resultado do Dragão, o campeonato ficou mais difícil e o Sporting tem de criar novos objetivos”, sustentou.

O Sporting joga esta quinta-feira a 1.ª mão desta eliminatória em Alvalade (20h05). A 2.ª está marcada para o dia 15 de março (18h00), na República Checa.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório