Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

História de Henrik Larsson pode inspirar Jonas na luta pela Bota de Ouro

O avançado brasileiro fez um hattrick diante do Marítimo e alcançou o número redondo de 30 golos ao serviço do Benfica esta temporada. Neste momento, Jonas é sexto classificado na corrida à Bota de Ouro.

História de Henrik Larsson pode inspirar Jonas na luta pela Bota de Ouro
Notícias ao Minuto

08:46 - 05/03/18 por Luís Alexandre

Desporto Análise

Desde 2014, no Benfica, Jonas tem sido sempre o grande protagonista no ataque encarnado, somando golos atrás golos. Apesar dos trinta tentos no final de quase todas temporadas passadas na Luz (sendo exceção a época 2016/17, tendo terminado com 18 remates certeiros), o artilheiro brasileiro nunca conseguiu vencer uma Bota de Ouro.

Porém, esta temporada, mesmo em desvantagem pelo facto do coeficiente da I Liga conceder apenas 1,5 pontos por cada golo e não os normais 2 pontos das cinco primeiras ligas, Jonas tem conseguido marcar presença no top 10 na corrida à Bota de Ouro.

Neste momento, o atacante do Benfica encontra-se posicionado no sexto lugar, com apenas 45 pontos conquistados mas com mais golos que todos os nomes que constam na lista. À frente do brasileiro estão os seguintes nomes:

Nomes Golos Pontos
Edinson Cavani 24 48
Mohamed Salah 24 48
Harry Kane 24 48
Lionel Messi 24 48
Ciro Immobile 23 46
Jonas 30 45

Jonas voa mais alto na reta final do campeonato  

O avançado das águias está a atravessar por um grande momento de forma e para confirmar esta premissa basta olhar para os jogos mais recentes.

Nos últimos 12 encontros da I Liga, Jonas encontrou o caminho da baliza adversária por 15 ocasiões... apenas não marcou em dois duelos. 

Além disso, no global, o avançado canarinho têm uma incrível média de 1,20 golos por jogo - a mais alta na lista de potenciais vencedores da Bota de Ouro. 

Notícias ao MinutoJonas a festejar um dos golos no Benfica-Marítimo© Global Imagens

Nove jogos para chegar ao topo da Europa 

Apesar dos 30 golos na sua conta pessoal, o atacante do Benfica necessita de continuar a somar tentos nas nove jornadas que faltam para terminar o campeonato nacional. 

Adversário Jornada  Data
Aves (C) 26.ª 10/03
Feirense (F) 27.ª 17/03
Vitória SC (C) 28.ª 31/03
Vitória FC (F) 29.ª 07/04
FC Porto (C) 30.ª 15/4
Estoril (F) 31.ª 22/04
Tondela (C) 32.ª 29/04
Sporting (F) 33.ª 6/05
Moreirense (C) 34.ª 13/05

Isto porque, neste momento, Jonas precisa de marcar dois tentos para igualar pontualmente os jogadores que estão no topo da lista (48 pontos). 

Todavia, será muito improvável que os artilheiros que fazem parte do top-10 de melhores marcadores da Europa não contabilizem mais golos até ao final da época. Para ter a noção, Jonas está obrigado a fazer dois remates certeiros por cada vez que um atleta das cinco principais ligas marcar um tento. 

Notícias ao MinutoO avançado brasileiro a festejar um dos seus golos© Global Imagens

História está na retina do atacante 

Apesar de ser bastante complicado para Jonas conseguir levar para casa a Bota de Ouro, a história já mostrou uma vez que é possível vencer o desejado prémio e não jogar nas cinco principais ligas europeias. 

Tal aconteceu apenas uma vez desde que a Bota de Ouro é regida por um sistema de pontos. É necessário, recuar até ao... início do século XXI. 

Recuamos até à longínqua época de 2000/01 e recordemos a veia goleadora do sueco Henrik Larsson ao serviço do Celtic.

Notícias ao MinutoHenrik Larsson© Getty Images

Nesse ano, o jogador nórdico brilhou no campeonato escocês com um total de 35 golos marcados -amealhando 52,5 pontos - e conquistou a Bota de Ouro. 

Número de remates certeiros que está ao alcance de Jonas, contudo, o problema é que tanto Cavani e Messi estão com o pé quente e será muito difícil que ambos não consigam chegar à marca dos 30 golos esta temporada. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório