Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Champions: FC Porto corre o risco de fazer história... pelo lado errado

O FC Porto, 'virtualmente' afastado da Liga dos Campeões em futebol, tem pela frente na terça-feira, em Anfield Road, face ao Liverpool, um jogo em que vai procurar não entrar para a história pelo lado 'errado'.

Champions: FC Porto corre o risco de fazer história... pelo lado errado
Notícias ao Minuto

09:53 - 04/03/18 por Lusa

Desporto Oitavos-de-final

Após 0-5 no Dragão, a maior goleada caseira da história dos 'azuis e brancos', o 'onze' de Sérgio Conceição não pode permitir que a 'dose' se repita, caso contrário entrará diretamente na lista das eliminatórias mais desequilibradas da prova.

Os últimos resultados em Inglaterra em jogos a eliminar não auguram nada de positivo -- 0-5 com o Arsenal, em 2009/10, e 0-4 com o Manchester City, em 2011/12 -, bem como o último registo de uma formação lusa após perder em casa por 5-0.

Em 2008/09, o Sporting caiu em Alvalade por 0-5 face aos alemães do Bayern Munique e, na Alemanha, sofreu uma derrota ainda mais pesada, por 1-7, para um total de 1-12, 'escrevendo' aquela que é ainda hoje a mais desequilibrada eliminatória da história da 'Champions' (desde 1992/93, sem pré-eliminatórias).

O francês Franck Ribéry e o italiano Luca Toni, ambos com um 'bis', e Miroslav Klose faturaram em Alvalade, enquanto Lukas Podolski (dois), Anderson Polga (própria baliza), Bastian Schweinsteiger, Mark van Bommel, Klose e Thomas Müller marcaram na Alemanha, tal como o 'leão' João Moutinho.

A derrota por um total de 11 golos de diferença é também o mais pesado desaire, somando os dois jogos, da história do futebol português nas taças europeias.

Os 'leões' superaram, então, um registo que tinha mais de 25 anos e havia sido 'conseguido' pelo Sporting de Braga, na primeira eliminatória da Taça UEFA de 1984/85, ao 'cair' por 0-9 frente aos ingleses do Tottenham.

Os 'arsenalistas' perderam por 'simpáticos' 0-3 em Braga, onde Mark Falco 'bisou', e por 0-6 em White Hart Lane, palco em que se destacou Garth Crooks, autor de um 'hat-trick'.

Na história lusa, o último lugar do pódio é repartido pelo Sporting, que em 1966/67 cedeu por 7-0 face aos húngaros do Vasas (0-5 fora e 0-2 em cada), e o Vitória de Guimarães, derrotado em 1995/95 por iguais números face ao FC Barcelona, ao perder por 3-0 em Nou Camp e por 4-0 no D. Afonso Henriques.

Os açorianos do Santa Clara também perderam uma eliminatória por sete golos, em 2002/2003, face aos checos do FK Teplice (1-5 fora e 1-4 em casa), mas na 'marginal' Taça Intertoto, prova já extinta e que, durante alguns anos, dava acesso à Taça UEFA.

No que respeita à 'Champions', o segundo lugar, atrás do 1-12 'leonino', é repartido por três equipas, todas derrotadas por 2-10, entres elas duas alemãs, o Werder Bremen, em 2004/2005, face ao Lyon (0-3 em casa e 2-7 fora), e o Bayer Leverkusen, em 2011/12, frente ao FC Barcelona (1-3 em casa e 1-7 fora, muito por culpa de cinco golos do argentino Lionel Messi).

Na época passada, os ingleses do Arsenal juntaram-se aos dois clubes germânicos, por culpa de um terceiro emblema alemão, o Bayern Munique, que goleou duas vezes os 'gunners' por 5-1.

Depois do 0-5 caseiro na primeira mão, o FC Porto está 'perigosamente' posicionado para entrar numa destas listas.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório