Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

'Poção' mais eficaz de Soares dá pelo nome de... Sporting

Sempre que defronta o clube de Alvalade, o avançado brasileiro dá azo à sua veia goleadora.

'Poção' mais eficaz de Soares dá pelo nome de... Sporting
Notícias ao Minuto

08:17 - 27/02/18 por Ruben Valente

Desporto FC Porto

Esteve com um pé fora do Dragão mas acabou por ficar e mostrar a Sérgio Conceição que seria uma importante peça na luta pelo campeonato nacional. Tiquinho Soares disse ‘presente’ e, desde fevereiro, já marcou 8 golos em 6 jogos realizados. Tudo começou na partida da meia-final da Taça de Portugal frente ao Sporting.

E é precisamente depois de jogar frente aos leões que Soares embala para uma série goleadora ao nível dos melhores avançados do mundo. O Desporto ao Minuto analisou o seu trajeto desde o início da temporada passada, ainda no Vitória de Guimarães, e reparou no ‘talismã’ que é o Sporting para Soares.

Na cidade Berço foi o leão que o acordou

Decorria a sétima jornada do campeonato, em 2016/17, quando Soares deu início a uma série de jogos em que os golos e o avançado andaram sempre de mãos dadas. O Sporting foi jogar a Guimarães e, até então, o brasileiro levava apenas um golo em seis jogos. Nesse encontro, Soares marcou um dos tentos no empate 3-3 frente aos verde e brancos e depois… foi sempre a somar.

Golos ao Santa Iria, ao Estoril, ao Nacional… Enfim, contabilizou um total de sete golos em outros tantos jogos. Tantos golos despertaram a cobiça do FC Porto, que o contratou em janeiro.

E, já no Dragão, Soares chegou, viu e… marcou que se fartou. Depois de mais dois golos marcados diante do Sporting, na 20.ª jornada do campeonato, o atacante embalou para mais uma série de jogos a marcar. Foram nove golos em sete jogos. Entre fevereiroemarço de 2017, Soares só não marcou à Juventus, na Liga dos Campeões.

Na segunda metade da época tornou-se uma peça chave do ataque do FC Porto, chegando a colocar em causa a titularidade de André Silva, que vinha a destacar-se de dragão ao peito. No entanto, na temporada seguinte, nem tudo começou de feição a Soares.

O ‘renascer’ de Soares

A chegada de Aboubakar retirou algum espaço a Soares, que não conseguiu impor-se no início de 2017/18. Sérgio Conceição foi dando oportunidades ao brasileiro, mas os números não convenciam o treinador do FC Porto.

Soares participou em 19 jogos e apenas por três vezes conseguiu balançar as redes dos adversário. Números escassos para um avançado que pretendia ser titular, numa equipa com Aboubakar e Marega.

Como já referimos, Tiquinho Soares chegou a estar perto de dizer adeus ao FC Porto, no passado mês de janeiro, mas um jogo contra o Sporting veio mudar o panorama. O brasileiro quis mostrar serviço a Sérgio Conceição que, depois de um desentendimento entre treinador e jogador, lhe deu uma nova oportunidade.

O técnico do FC Porto chegou a dizer que a porta estava aberta para a saída de Soares e que o avançado é que saberia se a queria fechar ou não. O camisola 29 dos dragões entendeu a mensagem e fechou a porta com… oito golos, em seis jogos. Muitos tentos depois de… um jogo frente ao Sporting, claro. O clube de Alvalade é, de resto, uma das vítimas preferidas do avançado do FC Porto. A par de Vitória de Guimarães, Estoril, Chaves e Nacional, o Sporting já sofreu também quatro golos por parte do ponta-de-lança de 27 anos.

Este domingo, frente ao Portimonense, Soares marcou mais um. E a pergunta que se coloca é: Até onde pode ir esta veia goleadora?

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório