Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Dragão soma e segue numa 'autoestrada sem portagens'

FC Porto e Portimonense mediram forças, este domingo, num jogo que terminou com uma goleada azul e branca por 5-1.

Dragão soma e segue numa 'autoestrada sem portagens'
Notícias ao Minuto

21:59 - 25/02/18 por Andreia Brites Dias

Desporto 24.ª jornada

O FC Porto 'gelou' o Algarve, este domingo, com uma goleada por 5-1, diante do Portimonense, a contar para a 24.ª jornada da I Liga. O jogo pertenceu por completo aos azuis e brancos que não deram qualquer oportunidade ao adversário. Ao cair do pano, Possignolo assinou o 'golo de honra' para a equipa da casa.

'Arrancada' a todo o gás

A equipa de Sérgio Conceição aproveitou a deslocação vitoriosa até Lisboa, a meio da semana – para o duelo em atraso com o Estoril - para ‘descer’ até ao Algarve numa autoestrada que só ‘parou’ na baliza de Ricardo Ferreira, com cinco golos: um bis de Marega (10’ e 44’) e golos de Otávio (16'), Soares (59') e Brahimi (66').

A entrada dos dragões no jogo foi muito forte e, com a postura dormente da equipa algarvia, os golos não tardaram em aparecer: Aos 10 minutos, na sequência de um contra-ataque a grande velocidade, Soares deixou o esférico para Marega que, sem dificuldades, carimbou o 1-0.

Se até ao golo a organização defensiva da formação da casa não era a mais sólida, depois de sofrer o primeiro tento, o ‘castelo de cartas’ caiu e o dragão optou pela ‘via azul’, arriscando uma ‘multa’ por excesso de velocidade, tal não era a falta de dinâmica do adversário.

Após o golo de Otávio (16’), Nakajima (22’) teve nos pés a melhor oportunidade do jogo, com um livre direto que terminou numa defesa ‘às cegas’ de Iker Casillas, com Felipe a aliviar o esférico da zona de pressão. Fabrício também tentou a sorte (39’), mas foi mesmo o dragão a lançar mais uma vez a chama.

Em cima do intervalo (44’), Marega, com uma ‘cratera’ enorme na defesa do Portimonense, teve todo o espaço – e mais algum – para bisar e oferecer uma larga vantagem à sua equipa antes do descanso.

Será que Casillas pagou bilhete?

No segundo tempo, o FC Porto manteve-se muito mais forte, tanto defensiva como ofensivamente, bem organizado e a gerir o golo a seu bel-prazer, diante de um Portimonense de ‘cabeça perdida’, sem conseguir ter a ‘bola no pé’ e sem qualquer capacidade de construir jogo.

A sofrer uma pressão muito elevada, a equipa da casa raramente conseguia passar a zona do meio-campo, com Casillas a ‘ser chamado’ apenas para controlar um remate forte de Fabrício, aos 73 minutos, já com mais dois golos marcados pelos azuis e brancos, ambos com o estreante Diogo Dalot na assistência - Soares (59’) e Brahimi (66’).

O FC Porto 'passeava' no Municipal de Portimão que mais parecia um 'deserto', tendo em conta a falta de capacidade da equipa algarvia em reagir ao poderio mostrado pelos dragões que, nos últimos minutos, já pensava no clássico de sexta-feira, com o Sporting. 

Mesmo ao cair do pano, Possignolo ainda marcou o 'golo de honra', na sequência de um livre cobrado por Bruno Tabata, sem criar perigo na autoestrada sem portagens que o FC Porto percorreu esta noite. 

Com este resultado o FC Porto soma agora 64 pontos, mais cinco que o Benfica e mais oito que o Sporting, que só entra em ação esta segunda-feira diante do Moreirense, no jogo de encerramento da jornada. 

Momento de jogo: O FC Porto abriu o ativo cedo, logo aos 10 minutos, com um golo de Marega, sem dar grandes oportunidades para o Portimonense tentar impor-se no duelo. 

_______________________________________________________________________________________

90+2' - Terminou o jogo. 

90+1' - GOLOO! PORTIMONENSE! Possignolo assinou uma espécie de 'golo de honra'. 

90' - Dois minutos de compensação.

84' - Substituição no Portimonense: Saída de Fabrício para a entrada de Pires. 

70' - Substituição no FC Porto: Saída de Soares - com algumas queixas - para a entrada de Waris. 

66' - GOLOOOO! FC PORTO! BRAHIMI! Novamente com Diogo Dalot na assistência, Brahimi encostou para o 5-0. 

64' - Ricardo Ferreira! Mais uma vez, a evitar o pior! Marega rematou com força para a defesa do guarda-redes. 

59' - GOLOOOOO! FC PORTO! SOARES! Cruzamento perfeito de Diogo Dalot para um cabeceamento certeiro de Soares. 

55' - Ricardo Ferreira! Marega saiu 'disparado' em direção à baliza de Ricardo Ferreira, obrigando o guardião a uma saída 'apertada' para cortar o esférico. 

47' - Substituição no Portimonense: Saída de Dener para a entrada de Wellington. 

46' - Recomeça a partida em Alvalade. 

45' - Intervalo. 

44' - GOLOOOOOOOOO! FC PORTO! MAREGA! Em cima do intervalo, com a defesa do Portimonense a dormir, Marega teve espaço para assinar o 3-0. 

39' - Fabrício! Remate de Fabrício para uma defesa apertada de Casillas. 

37' - FC Porto vai gerindo a vantagem depois de uma entrada muito forte. 

32' - Portimonense pressiona principalmente por intermédio de Nakajima. 

22' - Nakajima! Remate forte de Nakajima à malha lateral da baliza de Casillas. 

16' - GOLOOOOOOO! FC PORTO! OTÁVIO! Com Marega na jogada! Na sequência de um centro de Marega, Otávio só precisou de rematar para o 2-0, com o guarda-redes ainda a tocar no esférico. 

10' - GOLOOOOOOO! FC PORTO! MAREGA! QUE CONTRA-ATAQUE! Um grande passe de Otávio desmarcou Soares, do lado esquerdo, que só teve de passar para Marega assinar o 1-0. 

9' - Portimonense! Nakajima teve direito a um livre que quase deu golo ao Portimonense. No entanto, Casillas saiu à bola e afastou o esférico, com Felipe a ajudar.

4' - FC Porto! Boa oportunidade! Depois de um excelente passe de Marega, do lado direito do ataque, o esférico sobrou para Soares, mas a defesa do Portimonense cortou o esférico. 

1' - Arranca a partida no Algarve. 

Onze do FC Porto: Casillas; Diogo Dalot, Marcano, Felipe, Ricardo Pereira; Sérgio Oliveira, Herrera, Otávio, Maxi Pereira, Marega e Soares. 

Onze do Portimonense: Ricardo Ferreira; Hackman, Lucas, Felipe e Ruben Fernandes; Ewerton, Dener e Pedro Sá; Tabata, Fabrício e Nakajima. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório