Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

"Bruno Fernandes não só estará no Mundial como lutará pela titularidade"

O Desporto ao Minuto esteve à conversa com Litos, antigo médio do Sporting, que sublinhou a boa fase de Bruno Fernandes, mas acredita que o jovem leão ainda vai atingir a sua fase de maturação. E quando isso acontecer? "Provavelmente já não estará no Sporting".

"Bruno Fernandes não só estará no Mundial como lutará pela titularidade"
Notícias ao Minuto

08:48 - 25/02/18 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Litos

Bruno Fernandes chegou ao Sporting no último mercado de verão, começando a ganhar notoriedade logo na pré-época. Ao início o nome do médio leonino era ainda timidamente gritado pela plateia de Alvalade, afinal desde o primeiro golo com a camisola dos leões, num jogo de preparação frente ao Monaco, até ao bis que apontou diante do Astana, na passada quinta-feira para a Liga Europa, muita coisa mudou.

Entre esses jogos já realizou 40 partidas, contabilizou 13 golos e ‘agrafou’ mais 13 assistências ao ‘curriculum’ verde e branco. “É um jogador com um passado muito rico nas seleções mais jovens e no Sporting está a construir um presente excecional. Bruno Fernandes ainda vai crescer bastante, porque é um jovem que mostra vontade de aprender e evoluir cada vez mais”, reconheceu Litos, antigo médio do Sporting, em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto.

E para essa evolução bastante contribuiu a troca da Serie A pela Liga portuguesa: “A transferência do Bruno Fernandes da Sampdoria para o Sporting foi determinante. Em Itália ele não jogava na sua ‘posição verdadeira’, ocupando muitas das vezes as zonas laterais. Foi um desperdício ver Bruno Fernandes a jogar nessa posição, visto que é na zona central que tira maior rendimento do seu jogo”.

E Litos acrescenta ainda onde Jorge Jesus, mas também Fernando Santos podem tirar maior proveito do médio português: “Algumas vezes ele tem jogado mais perto da baliza o que lhe dá possibilidade de finalizar mais vezes e melhor, e outras vezes jogando como duplo-pivot, ao lado de William Carvalho ou Battaglia. E, na minha opinião, ele desempenha melhor as funções de médio de transição do que segundo avançado ou número 10. A equipa cresce com Bruno Fernandes de frente para o jogo e não de costas para o encontro”.

Crescer é o verbo que Bruno Fernandes conjuga diariamente no Sporting, a pensar no sonho de representar pela primeira vez a Seleção principal numa grande competição.

“Acredito que nesta fase em que chegou a um grande clube português grandes portas se vão abrir para ele, nomeadamente a porta da Seleção. Ele está a mostrar a sua qualidade a nível nacional, mas também a nível internacional, onde já competiu na Liga dos Campeões e atualmente na Liga Europa. Não tenho dúvida nenhuma que vai ser convocado para o Mundial 2018 e vai lutar pela titularidade, consoante a ideia de jogo de Fernando Santos. Estamos a falar de um jogador com uma boa meia distância e é uma ferramenta bastante útil que pode a vir utilizada pelo selecionador nacional. Ele está preparado para ser uma opção válida para Portugal”.

Apesar de Bruno Fernandes já ser uma das estrelas da ‘companhia’ leonina, Litos deixa uma ressalva e uma grande porta do futuro por abrir. “Bruno Fernandes ainda vai atravessar uma fase de maior estabilidade. Estamos a falar de um menino de 23 anos que tem muitas portas para abrir. A sua fase de maturação ainda não foi alcançada e quando a alcançar provavelmente já não estará no Sporting”.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório