Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Aliança 'luso-holandesa' carimba passaporte para os oitavos

Bas Dost (3') e Bruno Fernandes (53' e 62') assinaram os golos para a equipa leonina.

Aliança 'luso-holandesa' carimba passaporte para os oitavos
Notícias ao Minuto

19:45 - 22/02/18 por Andreia Brites Dias

Desporto Liga Europa

Leões seguem para os oitavos-de-final da Liga Europa. Esta quinta-feira, o Sporting recebeu o Astana, num encontro que terminou com um empate por 3-3, um resultado que permite a passagem da equipa de Jorge Jesus à próxima fase da prova.

O Sporting entrou na segunda mão da eliminatória já com 'um pé' nos oitavos de final, depois do triunfo no Cazaquistão (3-1). No entanto, era necessário garantir o carimbo no passaporte que dava acesso à fase seguinte.

Entrada à leão para 'sossegar' bancadas

Apesar das alterações ao onze titular, com Rúben Ribeiro, Palhinha e Ristovski de início, a equipa apresentou-se compacta, organizada e com sede de golos. A eficácia de Bas Dost foi o melhor exemplo: aos três minutos, o holandês cabeceou diretamente para o 1-0, depois de um cruzamento de Bryan Ruiz.

A vantagem no marcador ofereceu mais tranquilidade aos comandados de Jorge Jesus que, com o jogo sempre controlado, baixaram o ritmo, dando mais espaço ao Astana que aproveitava para se aproximar das redes de Rui Patrício, com Tomasov (13’) e Despotovic (35’) a criar algum perigo.

Sem conseguir 'furar' a defesa leonina, os cazaques ‘apostaram’ todas as fichas num lance de bola parada, aos 37 minutos, para fazer o empate, com assinatura de Tomasov (tal como na primeira mão). A equipa leonina ficou a pedir irregularidade no golo, uma vez que um jogador do Astana, em posição irregular, estaria a impedir a visibilidade de Rui Patrício.

Classe de Bruno Fernandes e estreia de Rafael Leão

O intervalo trouxe uma alteração fundamental ao Sporting, que tinha perdido algum gás no final da primeira parte. Jorge Jesus tirou Rúben Ribeiro, que ocupava o corredor direito, para a entrada de Acuña. Bruno Fernandes tomou o lugar o ex-jogador do Rio Ave e Acuña alinhou com Bas Dost, na frente. Uma estratégia que devolveu dinâmica ofensiva à equipa e os golos voltaram a surgir. 

Bruno Fernandes é o nome a 'reter' na segunda parte deste duelo. Aos 53 minutos, voltou a 'fazer das suas', com um golo de 'se tirar o chapéu'. Num livre direto, o jogador colocou o esférico no fundo das redes, sem qualquer hipótese para Éric (2-1).

Bastou um golo e uma postura mais ofensiva para os leões destruírem o 'castelo de cartas' construído pelos cazaques que, sem grande fio condutor, mostravam cada vez mais dificuldades em se organizarem, tanto ofensivamente como defensivamente.

O Sporting geria o jogo a seu ‘bel-prazer’, com Bruno Fernandes ainda a bisar, aos 62' (3-1), poucos minutos antes da estreia de Rafael Leão nas competições europeias, após saída de Palhinha (70').

Em contagem decrescente até ao apito final e com o ‘carimbo nas mãos’, a desatenção da defesa leonina permitiu um 'tiro certeiro' de Twumasi para o 3-2 (80’) e um golo de Shomko (90'+4), já ao cair do pano. 

Mesmo com o empate (3-3), o Sporting conseguiu garantir o bilhete e carimbar o passaporte para os oitavos de final da Liga Europa, com o sorteio marcado para a próxima sexta-feira. 

Momento de jogo: O golo de Bruno Fernandes, aos 62 minutos, fez o 2-1, um golo que devolveu dinâmica ofensiva à equipa leonina. 

Direto

90+3' - GOLOOO! Astana! Shomko empatou o marcador. 

90' - Três minutos de compensação. 

88' - 'Tiro' de Bas Dost para a defesa apertada do guarda-redes do Astana. 

80' - GOOLOOOO! Astana! Twumasi! O jogador aproveitou o ressalto, depois de um primeiro remate de Tomasov, para fazer o 3-2. 

70' - Substituição na equipa leonina: Saída de Palhinha para a entrada de Rafael Leão. 

62' - GOLOOOO! SPORTING! Entendimento entre Bas Dost e Bruno Fernandes resulta no 3-1. 

59' - Substituição na equipa do Sporting: Saída de Bryan Ruiz para a entrada de William Carvalho. 

58' - Substituição na equipa do Astana: Saída de Kleinheisler para a entrada de Stanojevi.

53' - GOLLOOOOOOO! SPORTING! BRUNO FERNANDES! De tirar o chapéu! O jogador aproveitou um livre direto para, sem hipóteses para o guarda-redes adversário, colocar o esférico no fundo das redes. 

51' - Acuña! Grande remate do argentino que acabou por sair ao lado. 

50' - Parece estar tudo bem com Battaglia que regressa ao jogo.

49' - Battaglia assistido pela equipa médica. 

46' - Substituição no Sporting: Sai Rúben Ribeiro para a entrada de Marcos Acuña. 

45' - Intervalo. 

37' - GOLOOOOOOO! ASTANA! Por intermédio de um canto, Tomasov não desperdiçou a oportunidade e assinou o 1-1. Os leões reclamaram a legalidade do golo, uma vez que um jogador do Astana, em posição irregular, estaria a perturbar a ação de Patrício. No entanto, o juiz nada assinalou. 

36' - Astana! Despotovic atirou ao ferro! 

35' - Perigo! Cruzamento de Bruno Fernandes para o cabeceamento de Bas Dost, que passou ao lado. 

27' - Partida morna em Alvalade, com os leões com mais posse de bola e a controlar o jogo. 

20' - O Sporting pressiona o Astana, com um 'delicioso' entendimento entre Bruno Fernandes e Bas Dost. 

13' - Perigo na área do Sporting! Na sequência de um canto cobrado por Tomasov do lado esquerdo do terreno e com a defesa leonina desatenta, Postnikov, solto de marcação, ainda tocou no esférico, mas este acabou por passar ao lado do poste esquerdo de Patrício. 

10' - Astana com dificuldades em reagir à desvantagem em Alvalade, com pouca capacidade de organização, principalmente, no capítulo ofensivo. 

3' - BAS DOST! GOLOOOOOOOOOOO! Num contra-ataque, Bas Dost aproveitou um cruzamento de Bryan Ruiz para cabecear tal como mandam os livros: de cima para baixo, o holandês não deu qualquer oportunidade ao guarda-redes adversário e carimbou o 1-0. 

2' - Twumasi atira ao poste! Com André Pinto a falhar a dobra, Twumasi aproveitou para rematar à baliza de Rui Patrício, com o esférico a bater no poste. 

1' - Arranca o jogo em Alvalade. 

______________________________________________________________________________________________________________

Onze do Sporting: Rui Patrício; Ristovski, André Pinto, Mathieu e Coentrão; Battaglia, Palhinha, Rúben Ribeiro e Bryan Ruiz; Bruno Fernandes e Bas Dost. 

Onze do Astana: Eric; Shitov, Postnikov, Anicic e Shomko; Beysebekov, Twumasi, Maevski, Kleinheisler e Tomasov; Despotovic. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório