Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Chama do dragão 'chamuscou' canários indefesos

FC Porto entrou em jogo a todo o gás, conseguiu a reviravolta (1-3) e só não chegou à goleada porque Renan Ribeiro somou, pelo menos, três defesas de grande nível.

Chama do dragão 'chamuscou' canários indefesos
Notícias ao Minuto

19:15 - 21/02/18 por Fábio Aguiar

Desporto Antevisão

O FC Porto conseguiu cumprir a 'operação remontada' com sucesso e venceu o Estoril, por 1-3, na segunda parte do jogo suspenso no passado dia 15 de janeiro devido a problemas na infraestrutura da bancada norte do estádio António Coimbra da Mota. Um triunfo importante para os dragões, que agora somam cinco pontos de vantagem sobre os rivais Sporting e Benfica, graças a uma entrada com chama que 'chamuscou' uma equipa da Linha frágil, adormecida e que nunca conseguiu suster a (enorme) pressão azul e branca. 

Com seis alterações em relação à primeira parte realizada no passado mês, o conjunto de Sérgio Conceição cedo mostrou que queria resolver a questão o mais depressa possível e logo nos primeiros minutos Herrera obrigou Renan Ribeiro à primeira grande defesa da tarde. Estava dado o aviso para o que iria suceder pouco depois. Alex Telles cobrou um livre e meio do meio-campo estorilista, Soares tentou chegar à bola, mas esta entrou diretamente na baliza dos canarinhos. O árbitro Vasco Santos ainda esperou pelo veredicto do VAR, uma vez que na repetição dá a ideia de que o avançado brasileiro, que se faz ao lance, está em posição irregular, mas acabou por validar o golo portista. 

A partir daqui foi o descalabro para o Estoril! À passividade e aos erros defensivos, o conjunto de Ivo Vieira somou ainda uma estranha incapacidade para pressionar o adversário e impotência para suster a pressão que só permitiam antecipar a reviravolta portista. Desta forma, foi sem surpresa que Soares, aos 53' minutos, no sítio certo, a assistência de Herrea para, ao segundo poste, consumar a 'remontada'. 

Já no controlo das operações, o FC Porto foi somando oportunidades de golo, muitas delas paradas com mestria por Renan Ribeiro, que impediu mesmo uma humilhação das antigas à sua equipa. O guarda-redes do Estoril só não conseguiu mesmo evitar o sétimo golo de Soares no campeonato, na recarga a uma tentativa de Corona, aos 67', que acabou por fixar o resultado final. Até ao apito de Vasco Santos, Hernâni ainda acertou no poste e Victor Andrade, em cima dos 90', deu o primeiro ar de graça, obrigando Casillas a ir ao chão para defender o remate cruzado. 

O FC Porto reforça assim a liderança da Liga Portuguesa, com mais cinco pontos do que Sporting e Benfica, enquanto o Estoril mantém os 21 pontos, apenas mais um do que o Feirense dois do que o Moreirense, as duas equipas que neste momento estão em zona de despromoção. A única nota negativa da partida para os dragões é mesmo a lesão de Alex Telles, que acabou por ser substituído após o lance do primeiro golo, devido a uma lesão no joelho. Já no banco de suplentes, o lateral portista surgiu em lágrimas, desconhecendo-se ainda a gravidade do problema físico.

Confira o direto do jogo:

APITO FINAL!

90:00 - Cartão amarelo para Hernâni.

89:00 - Boa defesa de Casillas! Victor Andrade surge solto no lado direito, atira cruzado, mas o espanhol defende com a perna direita.

87:00 -  Substituição no FC Porto. Entra André André para o lugar de Brahimi.

86:00 - Hernâni atira ao poste! Mais uma grande jogada do ataque portista, Marega combina com Hernâni e o camisola 7 remata ligeiramente ao lado, com a bola ainda a respar no poste direito da baliza de Renan Ribeiro. 

85:00 - Boa iniciativa do Estoril! Allano chega atrasado ao cruzamento de Victor Andrade.

79:00 - Mais uma tentativa do FC Porto! Desta vez foi Brahimi a ameçar o golo, mas o guarda-redes Renan Ribeiro volta a segurar

78:00 - Nova investida de Marega, a fugir à defesa da equipa da Linha, mas Renan Ribeiro estava atento.

76:00 - Substituição no FC Porto. Entra Hernâni para o lugar de Corona.

73:00 - Mais uma grande defesa de Renan Ribeiro! Grande bola de Sérgio Oliveira na cobrança de um livre descaído para o lado esquerdo do ataque portista, Felipe sobe mais alto e obriga o guardião brasileiro, uma vez mais, a mostrar reflexos.

72:00 - Pedro Monteiro, na sequência de um canto do lado direito do ataque estorilista, cabeceia por cima. 

70:00 - Substituição no Estoril. Sai Kyriakou e entra Matheus Índio.

69:00 - Cartão amarelo para Brahimi e Victor Andrade depois de um desentendimento entre os dois jogadores.

66:00 - GOLOOOO DO FC PORTO!!! Continua a avalanche ofensiva portista! Perda de bola em zona proibida da defesa do Estoril, Herrera recupera, Corona ainda obriga Renan a um boa defesa, mas Soares, uma vez mais no sítio certo, oportuno, assinou o bis e aumentou para 1-3 a vantagem azul e branca.

60:00 - Está operada a reviravolta azul e branca na Amoreira. Com uma entrada fulminante em jogo, a equipa de Sérgio Conceição beneficiou da passividade, e até um certo adormecimento, estorilista, marcou por duas vezes em menos de 15 minutos, por Alex Telles e Soares, e gere agora o ritmo da partida.

59:00 - GOLOOOO DO FC PORTO!!! Novamente Marega a desiquilibrar, Renan defende o remate do maliano, mas surge Herrera a recuperar a bola perdida e a servir Soares, que ao segundo poste não perdoou. Foi o sexto golo do camisola 29 no campeonato.

58:00 - Substituição no FC Porto! Sai Alex Telles, lesionado, e entra Diogo Dalot.

56:00 - Tenta responder o Estoril, mas o remate de Charis Kyriakou sai ao lado da baliza de Casillas.

52:00 - Alex Telles cobrou um livre a meio do meio-campo estorilista, Soares tentou chegou à bola, mas esta entrou diretamente na baliza de Renan Ribeiro. Na repetição, dá a sensação que o avançado brasileiro, que se faz ao lance, está em posição irregular, o árbitro Vasco Santos ainda esperou pelo veredicto do VAR, mas acabou por validar o golo dos dragões.

49:00 - Quase o golo do FC Porto! Renan Ribeiro, com uma grande defesa, evita que Herrera faça o empate.

46:00 - Dragões entram a todo o gás! No primeiro ataque do jogo, Marega embalou, tentou servir Soares, mas Pedro Monteiro estava no caminho da bola.

INÍCIO DA PARTIDA!

Onze oficial do Estoril: Renan Ribeiro; Mano, Pedro Monteiro, Halliche e Abner; Pêpê, Eduardo e Lucas Evangelista; Kyriakou, Victor Andrade e Allano.

Onze oficial do FC Porto: Casillas; Maxi Pereira, Felipe, Marcano e Alex Telles; Herrera, Sérgio Oliveira, Corona e Brahimi; Marega e Soares.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório