Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Leão ignorou recolher obrigatório para assegurar companhia encarnada

Sporting teve de esperar pelos 90+8 minutos para bater o Tondela, num dos jogos mais longos (e polémicos) da presente temporada.

Notícias ao Minuto

07:30 - 20/02/18 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

Naquele que será, certamente, recordado como um dos mais longos jogos da campanha 2017/18 do campeonato português – durou precisamente 99 minutos e 31 segundos – é o Sporting quem pode gabar-se de ter conseguido os três pontos.

Tal como havia sido prometido por Pepa, o Tondela apresentou-se de forma destemida em campo e esteve, inclusive, a vencer, fruto de um golo de Miguel Cardoso logo aos 13 minutos do primeiro tempo.

No entanto, a ‘força área’ verde e branca’ voltou a fazer-se valer. O regressado Bas Dost, do alto do seu 1,96m, igualou a partida aos 26 minutos, após um belo trabalho individual de Marcos Acuña na ala esquerda.

E, já em pleno desespero – e quando João Capela havia dado quatro minutos de compensação – foi a vez do também ‘gigante’ Sebastián Coates (1,96m) ir à grande área adversária e, numa jogada de insistência, consumar a reviravolta aos 98 minutos e 1 segundo.

Este leão foi ‘teimoso’, ignorou o ‘recolher obrigatório’ e… fez por que valesse a penas, já que, com esta vitória, passou a somar 56 pontos e apanhou, novamente, o Benfica no segundo lugar do campeonato. A liderança continua, no entanto, a permanecer ao FC Porto, que segue com 58 pontos e um jogo a menos.

Beirões foram guerreiros... mas não chegou

E, se há jogo em que a estatística pode ser ‘mentirosa’, este é, claramente, um deles. A equipa de Alvalade terminou o encontro com praticamente o dobro dos remates do Tondela e com uma posse de bola de 62%. Domínio avassalador? Nem por isso.

Pepa montou uma equipa equilibrada, competente a defender, combativa no meio-campo e com os olhos postos no ataque, ainda que apostando, maioritariamente, no contra-ataque. Foi, de resto, dessa mesma maneira que surgiu o golo inaugural de Miguel Cardoso.

O golo da igualdade, por Bas Dost, fez oscilar este equilíbrio, mas não ‘desmontou’ a equipa beirã, que até teve uma oportunidade para marcar logo ao abrir da segunda parte. O Tondela entusiasmou-se, e ainda mais o fez quando, à passagem da hora de jogo, Mathieu foi expulso. No entanto, o golo de Coates deitou tudo por terra.

Um golo fundamental para as contas do Sporting no campeonato. Além de conseguir continuar a pressionar os principais adversários na luta pelo título, coloca ponto final num indesejado registo: ainda não tinha vencido qualquer jogo para a I Liga desde o início de 2018.

Tondela vs Sporting
38% Posse de bola 62%
10 Remates 21
5 Cantos 8
24 Faltas 13
5/1 Cartões amarelos/vermelhos 3/0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório