Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

André Almeida: o Aladdin todo o terreno que virou... especialista

Internacional português largou o estigma de 'patinho feio', subiu de influência e tornou-se uma das imprescindíveis de Rui Vitória, despertando o interesse de vários clubes europeus.

André Almeida: o Aladdin todo o terreno que virou... especialista
Notícias ao Minuto

07:30 - 20/02/18 por Fábio Aguiar

Desporto André Almeida

Costuma dizer-se que os grandes jogadores aparecem nos momentos mais difíceis e se destacam pela capacidade de ultrapassar os obstáculos, mesmo quando estes parecem a multiplicar-se. Outros, por seu lado, numa espécie de Alladin, soltam o génio quando menos se espera e assumem-se como verdadeiras preciosidades para os seus treinadores. André Almeida retrata-se um pouco nestas duas categorias.

Primeiro, ao longo dos sete anos que leva de ligação ao Benfica, conseguiu vencer as dificuldades, as críticas e a concorrência e, a pulso, conquistar o seu espaço na equipa encarnada. Depois, já com o lugar consolidado, largou o estigma de 'patinho feio', subiu de influência e tornou-se uma das imprescindíveis de Rui Vitória. Esta época retrata exatamente essa famosa história de fantasia da lâmpada: o internacional português soltou o talento e realizou os desejos dos adeptos e, sobretudo, do técnico das águias, provando que, perante a saída de Nélson Semedo e a inadaptação de Douglas, a lateral direita está (muito) bem entregue.

Sólido a defender e rigoroso nos momentos de apoiar o ataque, o camisola 34 deixou de ser o tal polivalente, que podia atuar no meio-campo, na lateral (esquerda e direita) e até no eixo do setor recuado, e se limitava a cumprir as tarefas inerentes à posição que ocupava, fixou-se no lado direito da defesa benfiquista e revelou-se um especialista nas zonas decisórias, atravessando agora um dos melhores momentos da carreira. Depois de se estrear a marcar de águia ao peito na última temporada, na goleada (6-2) imposta ao Leixões, para a Taça de Portugal - viria a marcar também no triunfo (4-0) caseiro sobre o Belenenses, para o campeonato -, André Almeida tomou o gosto ao golo e esta época leva já dois tiros certeiros - apontados ao Portimonense (2-1) e ao V. Setúbal (6-0).

Além da 'mossa' nas balizas adversárias, André Almeida tem também estado em evidência no capítulo das assistências. Nesta altura, o jogador natural de Lisboa soma seis passes para golo, cinco deles no campeonato que lhe permitem aparecer no segundo lugar dos laterais com maior influência no papel de servir os companheiros, em igualdade com Nuno Pinto, do V. Setúbal. Melhor só Alex Telles, do FC Porto, que até ao momento lidera a tabela da Liga com 11 assistências. 

Clubes da Premier League continuam atentos

Este fantástico rendimento de André Almeida tem despertado a cobiça de alguns clubes europeus e agudizado ainda mais o interesse de outros que já mantinham o lateral debaixo de olho. É o caso do Leicester! Segundo informações recolhidas pelo Desporto ao Minuto, os foxes têm o internacional português referenciado há algum tempo e nos últimos jogos voltaram a intensificar a observação. O emblema inglês esteve mesmo presente no estádio da Luz no passado sábado, onde pôde analisar 'in loco' a prestação do jogador, de 27 anos, diante do Boavista (4-0). Contudo, o nosso site sabe que a equipa onde alinha Adrien Silva não é a única de terras de Suas Majestade atentas a André Almeida e que, tendo em conta as abordagens que já surgiram, no final da temporada pode chegar à Luz uma proposta concreta para levar o camisola 34.

Totalmente focado no penta

Apesar da boa fase e da cobiça de vários clubes, André Almeida mantém-se tranquilo e com os pés bem assentes na terra. Segundo nos foi possível apurar junto de fonte próxima do lateral, o sonho de um dia jogar em Inglaterra mantém-se, mas não é visto como obsessão. Aliás, essa, se é assim que se pode chamar, é mesmo o penta. Benfiquista de coração, o internacional português vive o clube de forma intensa e nesta altura só pensa em ajudar a equipa a revalidar o título. Com contrato até 2021 - renovou em agosto do ano passado -, o futuro passa no imediato pela Luz, mas a época de excelência que continua a realizar pode alterar o cenário. Aliás, contrapondo com a tal história da lâmpada, pode sempre surgir um génio determinado em 'agarra'... este Alladin. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório