Leão 'devora' cazaques e regressa a Lisboa com vantagem confortável

Sporting venceu esta quinta-feira o Astana por 1-3, a contar para a 1.ª mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa.

Notícia

© Reuters Pictures

Notícias Ao Minuto
15/02/2018 17:52 ‧ 15/02/2018 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Análise

Esta quinta-feira, o Sporting estreou-se na presente edição da Liga Europa com um triunfo importante no Cazaquistão. Os leões venceram o Astana por 1-3, num jogo em que os homens de Jorge Jesus chegaram a estar em desvantagem no marcador.

Foi notório um leão bipolar nestes 90 minutos. Na primeira parte, houve um Sporting passivo e cansado, sendo que no segundo tempo foi completamente… o oposto. A equipa demonstrou fome de golo e vontade de vencer o duelo.

Os leões entraram em campo com ‘dois handicaps’ (o facto de jogar num sintético e ter feito uma das mais longas viagens da história do futebol) que podiam tramar a equipa de Jorge Jesus.

Nos primeiros minutos de jogo, foi visível algum cansaço acumulado - da viagem e do próprio calendário apertado dos leões – e, consequente, passividade dos leões, o que permitiu à equipa da casa mostrar o seu ar de graça.

Apostando numa pressão alta, o Astana impediu que o Sporting conseguisse sair do seu setor defensivo com qualidade e aos 6 minutos de jogo… Tomasov inaugurou o marcador e levou o estádio ao rubro. Estava feito o golo mais rápido do emblema cazaque nas competições europeias.

Depois do golo consentido, soaram os alarmes para os leões, mas, ao contrário do que se esperava do Sporting, o conjunto orientado por Jesus não conseguiu subir de rendimento e manteve-se bastante passivo.

O único jogador que tentou ir à procura do prejuízo foi Gelson Martins. Através do seu particular estilo de ‘futebol de rua’, o internacional português fintava um, fintava dois mas o golo não aparecia. O extremo formado em Alcochete bem tentou, mas a lentidão do setor intermédio não ajudou.

Depois de ter destacado Gelson Martins, é necessário focar em Bryan Ruiz e Fábio Coentrão. O emblema do Cazaquistão aproximou-se de forma alarmante da baliza de Rui patrício com bastante facilidade, explorando o flanco esquerdo – onde se encontravam os dois jogadores leoninos referidos anteriormente.

O português emprestado pelo Real Madrid demonstrou cansaço e muita desatenção na hora de terminar uma jogada de perigo dos cazaques. Muitas das vezes saía no ataque e esquecia-se de recuar no terreno, sendo que André Pinto era obrigado a ocupar o seu lugar na defesa – ou seja, a equipa ficava descompensada no setor defensivo.

Quanto a Bryan Ruiz, o jogador oriundo da Costa Rica teve dificuldades em tomar as melhores decisões na hora de passar o esférico e, para além disso, esteve muito lento nas movimentações ofensivas.

No primeiro tempo, mesmo com as fragilidades demonstradas, o Sporting esteve perto do golo, aliás, chegou mesmo agitar as redes da baliza contrária, mas o tento de Doumbia foi anulado pela equipa de arbitragem por suposto fora-de-jogo.

Todavia, na segunda parte os leões entraram de cara lavada e marcaram três golos em apenas… 10 minutos. Primeiro, através de um lance de grande penalidade, Bruno Fernandes fez o primeiro do Sporting. Passados apenas três minutos, através de uma bela jogada individual de Acuña, Gelson Martins fez a reviravolta no marcador.

Mas, numa altura em que se esperava que o Sporting tirasse o pé do acelerador, Doumbia - novamente com ajuda de Marcos Acuña – voltou a encontrar o caminho do golo. Estava feito o terceiro para o emblema verde e branco.

A partir do momento que os leões estiveram em vantagem no marcador, a equipa passou a liderar todos os momentos do encontro, chegando a«mesmo a estar perto do quarto tento.

Com este resultado, o Sporting sai do Cazaquistão com uma vantagem confortável para a segunda mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa, a realizar-se no Estádio de Alvalade no próximo dia 22 de fevereiro.

Momento do jogo: O primeiro golo de Bruno Fernandes permitiu os leões 'acordarem' para o jogo e fazerem a reviravolta no marcador.

___________________________________________________________________________________________

Onze do Sporting: Rui Patrício, Piccini, Coates, André Pinto, Coentrão; William, Bruno Fernandes, Gelson, Acuña, Bryan Ruiz e Doumbia.

Onze do Astana: Nenad Eric; Igor Shitov, Yuri Logvinenko, Marin Anicic e Dmitri Shoko; Abzal Beysebekov; Patrick Twumasi, Ivan Maevski, Laszlo Kleinheisler e MArin Tomasov; Djordje Despotovic.

 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Liverpool imortaliza Diogo Jota. O detalhe em que (quase) ninguém reparou

Premier League

Liverpool imortaliza Diogo Jota. O detalhe em que (quase) ninguém reparou

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Bianchi morreu há 10 anos e Leclerc recorda-o: "Ele nunca desistia"

Fórmula 1

Bianchi morreu há 10 anos e Leclerc recorda-o: "Ele nunca desistia"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas