Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Leão ainda rugiu mas Soares fez dragão sorrir

Esta quarta-feira, o FC Porto recebeu em casa o Sporting, a contar para as meias-finais da Taça de Portugal, num duelo 'quente' e que terminou com o triunfo azul e branco (1-0).

Leão ainda rugiu mas Soares fez dragão sorrir
Notícias ao Minuto

22:09 - 07/02/18 por Luís Alexandre

Desporto Análise

Esta quarta-feira, o FC Porto recebeu e venceu o Sporting por 1-0, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, e viajará para Alvalade com uma importante vantagem no ‘bolso’.

Um encontro de grande qualidade por parte dos dois conjuntos, porém, os azuis e brancos foram mais competentes e acabaram por sorrir no final do encontro.

Desde o apito inicial que ambas as equipas entraram na máxima força, com muita intensidade e sem medo de arriscar – especialmente o FC Porto. O Sporting apresentou-se em campo com um bloco médio e apostar no erro do adversário, com o intuito de construir lances de perigo através do contra-ataque rápido.

O facto de Gelson Martins ter regressado ao onze titular - depois de ter estado lesionado – veio trazer verticalidade, velocidade e, acima de tudo, qualidade ao setor mais ofensivo. Tivemos uma equipa com mais ‘poder de fogo’ em comparação ao duelo diante do Estoril.

Quanto aos dragões, Sérgio Conceição quis apostar na pressão alta e na verticalidade dos seus jogadores. Uma aposta que não trouxe grandes frutos na primeira parte, pois esta opção permitiu que os leões explorassem a velocidade de Gelson e conseguissem provocar perigo à baliza de Iker Casillas.

O lance de maior perigo dos dragões surgiu através de um livre perigoso à entrada da área adversária, com um forte ‘disparo’ de Sérgio Oliveira ao poste de Rui Patrício.

O primeiro tempo ficou marcado pelo equilíbrio entre as duas equipas, aliás, se olharmos para a posse de bola… 51% para o FC Porto e 49% para o Sporting.

No segundo tempo a equipa de Jorge Jesus entrou melhor, vincou o seu jogo na posse de bola e, consequentemente, conseguiu conter os azuis e brancos por breves momentos.

Nos primeiros dois minutos da segunda parte, Doumbia esteve a milímetros do golo, mas devido a uma intervenção in extremis de Ricardo impediu males maiores.

Contudo, numa altura em que os leões estavam por cima do duelo, a dupla Sérgio Oliveira e Tiquinho Soares deram uma ‘machadada’ nos forasteiros. Cruzamento teleguiado do médio português e, subindo ao céus, o atacante canarinho cabeceou para o fundo das redes. Estava feito o 1-0.

Logo após ao remate certeiro, o dragão subiu de autoestima e ‘sufocou’ o leão nos cinco minutos a seguir, tendo estado muito perto de ‘engordar’ a vantagem no marcador.

Entretanto, Jorge Jesus tentou agitar a frente de ataque e colocou Montero e Rúben Ribeiro dentro de campo. O conjunto de Alvalade apresentou melhorias e aproximou-se da área contrária com maior regularidade… mas a eficácia não estava do lado do Sporting e existiram falhas atrás de falhas.

Apesar de todas as tentativas leoninas, o FC Porto foi o justo vencedor, foi uma equipa mais forte e soube gerir muito bem o jogo.

Momento do jogo: O golo do Soares foi o grande momento do encontro. O cabeceamento perfeito do brasileiro ofereceu a vantagem aos dragões na eliminatória.

Onze do FC Porto: Iker Casillas; Ricardo, Reyes, Felipe, Alex Telles; Coronha, Herrera, Sérgio Oliveira, Brahimi; Marega e Soares.

Onze do Sporting: Rui Patrício, Ristovski, Piccini, Mathieu, Coates, Fábio Coentrão, Battaglia, Bruno Fernandes, Gelson, Acuña e Doumbia.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório