Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Podence tem o resto da temporada em risco

O Desporto ao Minuto esteve à conversa com um especialista do Instituto de Medicina Desportiva do Porto, que indicou os procedimentos habituais para a recuperação de uma lesão como aquela que o jovem avançado do Sporting sofreu.

Podence tem o resto da temporada em risco
Notícias ao Minuto

08:18 - 07/02/18 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Sporting

Daniel Podence foi esta terça-feira submetido com sucesso a uma intervenção cirúrgica no pé esquerdo. Há seis dias o boletim clínico do Sporting informou que se tratou de um entorse, mas o cenário era mais grave do que à primeira vista parecia: Confirmou-se que se tratava de uma fratura lisfranc, “a mais grave dentro das lesões deste género”.

O Desporto ao Minuto esteve à conversa com um especialista do Instituto de Medicina Desportiva do Porto e a mesma fonte confirmou-nos que as lesões “lisfranc” inicialmente são interpretadas como entorse “porque a sintomatologia começa com um edema, dor ou equimoses. Os sintomas são similares, ambas começam com uma dor no pé que agravam com o andar ou com um simples esforço”.

As lesões são a ‘praga’ de qualquer jogador e o calvário de Podence ainda vai durar algum tempo. Para voltar a pisar os relvados, o jogador leonino terá de atravessar três fases: “O atleta vai começar por fazer gesso, entre seis a oito semanas, seguindo-se duas a três semanas de fisioterapia. Depois segue-se a reabilitação do pé que passa por uma fase de atrofia muscular devido à paragem na atividade. Os exercícios de força vão sendo introduzidos gradualmente, sendo que o intervalo de tempo para o jogador ganhar novamente ritmo variam entre duas a quatro semanas”.

Torna-se difícil prever, de forma exata, o período de paragem de Daniel Podence, mas seguramente a paragem nunca será inferior a 3 meses. Aqui entram duas variáveis: “o tempo de recuperação do pé e a forma como o mesmo vai responder à introdução dos exercícios de força na fase de consolidação muscular”.

Atendendo ao calendário do Sporting, Daniel Podence só estaria apto para os últimos dois jogos da Liga portuguesa, diante de Benfica e Marítimo, falhando no mínimo 15 jogos, somando todas as competições onde os leões aparecem envolvidos. Recorde-se que esta época, com a listada verde e branca ao peito, Podence já contabilizava 20 jogos e oito assistências.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório