Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Mathieu vestiu a pele de Bas Dost e colocou leão no trono da Liga

Sporting sobe à liderança do Campeonato nacional, com 50 pontos, após derrotar o Vitória de Guimarães (1-0), com golo do central Mathieu aos 84 minutos.

Mathieu vestiu a pele de Bas Dost e colocou leão no trono da Liga

O Sporting entrou em Alvalade galvanizado pela conquista da Taça da Liga, assim como pelo ‘tropeção’ dos seus rivais diretos. Motivos suficientes para haver entrada de leão num jogo de crucial importância para a classificação geral, mas… nada disso aconteceu.

Os pupilos de Jorge Jesus entraram em campo tímidos, apresentando falta de profundidade, de velocidade e dinâmica no processo ofensivo. Um Vitória atrevido que, várias vezes, provocou calafrios à baliza leonina. Junior Tallo, Hurtado, Sturgeon e o tão falado Raphinha, que já se diz que está com pé e meio em Alvalade, tiveram na etapa inicial oportunidades flagrantes para ‘arrombar o cofre’ verde e branco.

Oportunidades flagrantes surgiram apenas de um lado, porque a baliza de Douglas Jesus foi quase uma miragem para os homens listados de verde e branco, com as ameaças a surgirem através de Rúben Ribeiro e Bas Dost. Todavia, foram somente ameaças…

As ameaças viraram ocasiões de golo … e a felicidade rugiu perto do fim

Daí que Jesus olhasse para o banco e pensasse: ‘Montero será uma boa alternativa’. E o colombiano foi lançado na etapa complementar. O técnico dos leões é que não esperava certamente mexer um minuto depois. Bas Dost saiu ao intervalo a queixar-se do estômago e foi forçado a abandonar o terreno de jogo, no início da segunda parte.

Entrou Doumbia e, instantes depois, o Sporting podia ter sido feliz, após uma bela jogada de Ristovski, mas a que Acuña não deu o melhor seguimento. Porém, a primeira grande ocasião de golo para os leões surgiu ao minuto 59: Contra-ataque velocíssimo do Sporting, com William a lançar Doumbia na área e o remate do costa-marfinense a ser travado por uma saída felina de Douglas.

Tivemos de esperar até aos 73 minutos para ver novo lance digno de registo. E que registo: Cruzamento da esquerda, para o segundo poste, onde surge Bruno César, totalmente solto, a disparar para uma defesa fantástica de Douglas, a meias com o poste. Dez minutos depois o guardião vimaranense voltou a brilhar com uma parada monumental: à entrada da área, Acuña remata, à meia-volta e de primeira, de forma espontânea, para um voo fabuloso de Douglas.

Mas porque o que tem de ser, tem muita força... aquilo que se previa, aconteceu. Ou nem tanto assim… O golo do Sporting surgiu ao minuto 84, mas foi um central, de seu nome Mathieu, a vestir a pele de avançado e a conduzir o leão ao trono da Liga.

Momento do jogo: O minuto 84 ficará gravado na memória da plateia leonina e de Mathieu, que ‘descomplicou’ um nulo difícil de desatar no marcador de Alvalade.

 Relato do jogo: 

90+5' - Termina o jogo em Alvalade. 

90' - Cinco minutos de compensação.

87' - Mãos de ferro do guardião leonino, a parar um remate violento de Tallo, que tinha aparecido na área para fazer estragos.

84' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA MATHIEU!

82' - Grande defesa de Douglas, após remate de Acuña.

73' - Cruzamento da esquerda, para o segundo poste, onde surge Bruno César, totalmente solto, a disparar para uma defesa fantástica de Douglas, a meias com o poste.

68' - Sai Rodrigo Battaglia, entra Bruno César.

59' - Contra-ataque velocíssimo do Sporting, com William a lançar Doumbia na área e o remate do costa-marfinense a ser travado por uma saída felina de Douglas.

47' - Contrariedade no Sporting. Sai Bas Dost, por lesão, entra Doumbia.

46' - Começou a segunda parte com uma alteração no Sporting. Montero ataca a segunda metade no lugar de Rúben Ribeiro.

45' - Intervalo em Alvalade.

43' -  Bas Dost caiu na área. Não parece haver falta sobre o holandês, que tropeça ao recuar para a zona onde a bola ia cair. Jubal também cai e fá-lo sobre o estômago do avançado.

37' - Coentrão surge na esquerda e atira cruzado, a rasar o poste. 

36' - Belíssima transição do Vitória, com mais um detalhe de craque de Sturgeon, e a bola a sobrar para Raphinha que, de fora da área, 'arma' o remate, por cima.

20' -  Sturgeon deixa Coates de olhos trocados com uma finta espectacular e a bola vai parar ao corredor direito, de onde surge o cruzamento que só Ristovski consegue interceptar, para canto.

17' - Acuña engana o adversário com duas fintas e cruza puxado para o canto contrário da área, onde está Rúben Ribeiro, isolado, para rematar, de primeira, muito perto da baliza.

14' - João Aurélio, já na área, a rematar à baliza de Rui Patrício. O campeão europeu defendeu para canto.

12' -  Raphinha recebe a bola à entrada da área e, de primeira, atira perto do alvo.

3' - Bas Dost amortece um passe longo para a entrada da área e Bruno Fernandes, de primeira, remata muito por cima.

1' - Rola a bola no Estádio de Alvalade.

Onze do Sporting: Rui Patrício, Ristovski, Coates, Mathieu, Coentrão, William Carvalho, Battaglia, Bruno Fernandes, Rúben Ribeiro, Acuña e Bas Dost.

Onze do V. Guimarães: Douglas, J. Aurélio, P. Henrique, Jubal, Konan, R. Miranda, A. Wakaso, Sturgeon, Hurtado, Raphinha e Tallo Jr.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório