Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Suplantar ausência de Krovinovic: Carvalho, Zivkovic ou... nenhum?

Os alarmes soaram na Luz com a lesão de Krovinovic. Os possíveis substitutos começaram a ser falados, mas é Rui Vitória quem tem a decisão final. Frente ao Belenenses, João Carvalho foi o utilizado. Terá sido a melhor solução?

Suplantar ausência de Krovinovic: Carvalho, Zivkovic ou... nenhum?
Notícias ao Minuto

08:40 - 31/01/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

Com uma rotura do ligamento cruzado do joelho direito, Flip Krovinovic ficou afastado dos relvados até ao final da temporada. Esta segunda-feira, Rui Vitória lançou João Carvalho diante do Belenenses, mas o jovem encarnado não brilhou, numa equipa que também esteve aquém das expectativas.

Zivkovic entrou para o lugar do médio formado na Luz, mas no tempo em que esteve em campo, também não criou impacto.

Será João Carvalho a melhor solução ou o sérvio é o homem indicado? E quem sabe, se a solução não passa pela alteração do sistema tático? Foi o que o Desporto ao Minuto foi tentar perceber junto de César Peixoto e Nuno Assis, ex-jogadores do Benfica.

"Com a entrada do Krovinovic, o Benfica melhorou ofensivamente. Tem muita qualidade e capacidade para envolver os jogadores à sua volta com o seu jogo mais pausado. A linha defensiva conseguia estar mais subida e jogava mais em cima do adversário. Mas o Benfica não pode depender de um só jogador. O Benfica tem de ter automatismos em termos coletivos para dar a volta à situação", começou logo por dizer o antigo lateral das águias.

Já Nuno Assis afirma que o jogo dos encarnados "melhorou muito", com Krovinovic, porque o jovem croata "equilibrou muito o meio campo". Se o Benfica vai melhorar ou piorar, o antigo médio do Benfica não consegue responder, mas acredita que "Rui Vitória é o melhor para saber que soluções vai arranjar."

João Carvalho ou Zivkovic?

Com o Belenenses, "João Carvalho não foi muito feliz, mas a equipa também não. Sozinho ele não puxaria a equipa para a frente", defendeu Peixoto.

"Acho que é a opção mais normal para aquela posição, embora seja diferente do Krovinovic. Se lhe derem confiança e minutos jogados pode ser um jogador importante. Ele tem capacidade e qualidade para isso. Mas não se pode colocar o peso dele ter de entrar e fazer com que a equipa jogue. A equipa tem de o ajudar", sustentou.

No entanto, Zivkovic "também é uma opção muito válida", na opinião do antigo lateral. Apesar de dar menos equílibrio à equipa quando comparado com João Carvalho, "em termos ofensivos pode até dar mais" que o jovem formado no Seixal.

Quanto a Nuno Assis, o antigo médio define João Carvalho como um "jogador explosivo" e explica que ele pode aparecer em terrenos mais avançados do que Krovinovic.

"Ao lado de Pizzi, Krovinovic jogava mais recuado. Era o Pizzi quem aparecia em terrenos mais subidos, portanto o João Carvalho é um bocadinho mais de Pizzi", argumentou.

E um regresso ao ‘passado’? É plausível?

Muitos substitutos foram falados. De Gedson Fernandes, a Keaton Parks, acabaram por ser João Carvalho e Zivkovic os jogadores a partir na linha da frente para substituir Krovinovic. Mas a verdade é que Rui Vitória pode alterar o seu sistema tático e a substituição do croata deixa de ser necessária.

O Benfica começou a época a jogar em 4x4x2 e, na opinião de Nuno Assis, Rui Vitória pode "optar por essa solução". Já César Peixoto acredita que isso seria um "revés", porque "não se pode colocar um sistema em causa por causa de um jogador".

"Um treinador de equipa grande não pode vacilar em função de uma lesão. Têm de ser arranjadas soluções e é para isso que os treinadores servem", finalizou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório