Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Leão acabou com a 'seca' de títulos... 903 dias depois

Sporting conquistou a primeira Taça da Liga do seu historial diante do Vitória de Setúbal. O campeão de inverno decidiu-se nas grandes penalidades.

Notícias ao Minuto

08:37 - 28/01/18 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

À terceira foi de vez. O leão finalmente rugiu mais alto nas grandes penalidades, após duas tentativas fracassadas em edições anteriores. Há uma década diante do mesmo oponente e em 2008/2009 frente ao Benfica.

O Sporting conquistou pela primeira vez a Taça da Liga, tornando-se no quinto emblema a arrecadar esta competição, após Vitória de Setúbal, Benfica, Sp. Braga e Moreirense.

A formação de Alvalade voltou a conquistar um título, após um jejum que já durava há 903 dias. Um jejum apenas do clube, já que o treinador Jorge Jesus, só falando da Taça da Liga, arrecadou seis das dez edições disputadas.

O caminho começou 'torturoso'

Mas o caminho trilhado pelo Sporting para ser campeão de inverno não foi fácil. Um leão sem alma emparelhado com um Vitória atrevido, com as linhas bastantes juntas, colocou problemas, e bastantes, a uma defesa que esteve bastante desnorteada no Municipal de Braga.

Coates esteve praticamente ‘adormecido’ durante quase todo o tempo regulamentar, começando logo aos 4 minutos com uma falha colossal. Deixou Gonçalo Paciência na cara de Rui Patrício e claro que o avançado sadino não se fez rogado.

Há um ano que o Sporting não sofria um golo tão rápido e rapidez foi algo que faltou aos setores leoninos. Bryan Ruiz e Montero mereceram a titularidade, mas as luzes da ribalta não percorreram esta aliança entre Costa Rica e Colômbia.

Melhorou com o tempo

Daí que Jesus retirasse o médio criativo ao intervalo e Montero, um pouco mais tarde, para a entrada de Doumbia. O Sporting surgiu de cara lavada na etapa complementar. O emblema começou a colocar em sentido a defesa de Setúbal e ao minuto 75 o pânico sadino transformou-se em felicidade no reino do leão.

Três lances de golo num único minuto, sendo o último dos quais defendido pelo luso-polaco Tomas Podstawski que evitou o golo com o braço em cima da linha de golo. Rui Costa ainda recorreu às imagens do VAR para depois assinalar a grande penalidade. Bas Dost marcou o 12.º golo na marca dos 11 metros, cinco convertidos com sucessos na presente marca.

E terminou com uma 'lotaria' feliz

E foi a partir da lotaria dos penáltis que surgiu a bonança para o leão que conquistou a sua primeira edição na Taça da Liga. William Carvalho converteu o remate decisivo e depois a festa pintou-se a verde e branco com rugidos de leão.

V. Setúbal VS Sporting
3 Remates 14
37 Posse de bola 63
0 Cantos 8
18 Faltas cometidas 20
4/0 Cartões amarelos/vermelhos 3/0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório