Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Conceição e o jogo com o Sporting: "Alguém vai ter de ficar pelo caminho"

Treinador do FC Porto antecipa um "jogo bem disputado" com a equipa de Jorge Jesus, nas meias-finais da Taça da Liga.

Conceição e o jogo com o Sporting: "Alguém vai ter de ficar pelo caminho"

Sérgio Conceição assegurou total motivação do FC Porto para bater o Sporting e assegurar um lugar na final da Taça da Liga. Em conferência de imprensa, o técnico dos dragões lembrou: "Sabem da vontade que tenho de chegar à final, até porque nunca o consegui na Taça da Liga".

Expetativas: São as melhores, de fazer um bom jogo e poder passar à final. Sabendo de antemão que vamos disputar um jogo contra uma equipa que tem feito uma excelente época, que nas provas internas ainda não perdeu, assim como nós. Penso que vai ser um jogo bem disputado, com grande vontade de passar à final. No nosso balneário, vive-se este momento com muita ambição e determinação para tentar passar à final.

Elogios de Jorge Jesus: Tive o prazer de trabalhar com Jorge Jesus há 20 e poucos anos. A minha carreira como jogador depois passou pelo FC Porto, por jogar fora de Portugal… A minha ligação e aquilo que foram depois desse ano, foram conversas relacionadas com esses momentos que passámos juntos. Nada mais do que isso. Tenho a minha forma de ser, a minha forma de trabalhar, que com certeza é diferente da de Jorge Jesus.

Obviamente que reconheço no Jorge Jesus um excelente profissional. Tem feito, nos últimos anos, um grande trabalho. Isso não é sinónimo que veja o futebol como ele vê. Olhando para as nossas equipas, o estilo de jogo e as ideias não são as mesmas. Jorge Jesus foi um dos treinadores que apanhei na minha longa carreira de jogador, mas, como já disse, não me revejo em ninguém. Todas as experiências que tive ao longo da vida foram importantes para enriquecer como pessoa. Não mais do que isso.

Sérgio Oliveira: A inclusão de um jogador de caraterísticas diferentes de um atacante não quer dizer nada. É preciso que, na dinâmica de jogo, a equipa perceba com quem está a jogar. Não é justo dizer que em Alvalade causámos surpresa porque metemos mais um médio. Foi importante, mas era mais importante que a equipa percebesse onde tinha de pressionar, como queríamos que o Sporting não saísse a jogar a partir de trás… O FC Porto fez um bom jogo porque foi uma equipa em Alvalade, conseguiu criar algumas situações que poderiam ditar um resultado diferente do empate. Amanhã é um jogo diferente. Já passou algum tempo, as equipas têm feito um percurso fantástico. Será um jogo com uma história diferente do jogo de Alvalade.

Waris e Paulinho: Estão em condições de ser integrados na convocatória. São mais opções para que possamos ter sempre uma equipa competitiva. Não nos podemos esquecer que em janeiro, fevereiro e março teremos cerca de 24 jogos a disputar. Os jogos são cada vez mais decisivos. Além da sua qualidade individual, podem ser úteis ao serem mais duas opções no plantel.

Primeiro de quatro Clássicos: O jogo é importante, alguém vai ter de ficar pelo caminho. Não quero acreditar que quem perder fique condicionado para os outros jogos. Não tem a ver com isso. É importante ganhar contra um rival que está em praticamente todas as frentes connosco, mas não tem que limitar a equipa no futuro. Depois deste jogo teremos a final, se passarmos, o Moreirense, o Sporting de Braga… A vida continua. Para a imprensa, pode ser um medir de forças, mas as coisas não podem ser vistas assim. Isto é uma maratona. Temos quatro meses pela frente de muitos jogos. O importante é preparar bem o jogo, ser uma equipa igual à que temos sido. Há três resultados possíveis. Lutamos por um, que é a vitória. Não há que dramatizar. Sabem da vontade que tenho de chegar à final, até porque nunca o consegui na Taça da Liga. Não há nada melhor do que essa vitamina de saber que, em dois jogos, podemos conquistar um título.

Campo neutro: Os adeptos são sempre importantes para nós. Vocês sabem do mar azul que há em torno da equipa. Em poucas horas, os bilhetes destinados aos adeptos do FC Porto esgotaram, é extremamente importante o apoio deles. É um campo neutro, mas é próximo do Porto. Podemos proporcionar um bom espetáculo, que eles consigam estar com a equipa.

Saídas até fecho do mercado: O João Costa assinou pelo Gil Vicente. Para ele, era importante jogar, ter esse ritmo competitivo e entrar em ação no jogo. Naquilo que é o plantel, não há ideia nem vontade de que ninguém saia. Vamos ver no futuro. Neste momento, não há nada planeado nesse sentido.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório