Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

"Temos toda a qualidade para poder vencer o FC Porto"

Jorge Jesus lembrou que já conquistou a Taça da Liga por "cinco vezes", mas não se contenta e quer conquistar a primeira da história do Sporting.

"Temos toda a qualidade para poder vencer o FC Porto"

Jorge Jesus acredita que o Sporting tem tudo o que é preciso para bater o FC Porto e carimbar o acesso à final da Taça da Liga. Falando na conferência de imprensa de antevisão ao encontro com os dragões, o técnico não abriu o jogo quanto à estratégia que irá colocar em prática, mas deixou elogios à "excelente" época de estreia de Sérgio Conceição num 'grande'.

Primeiro Clássico em mês e meio: Este ano nós e o FC Porto estamos, por força da qualidade de ambas as equipas, a disputar vários troféus. Este será o primeiro. É um sinal de objetividade em relação a títulos. Vai ser um jogo difícil para as duas equipas, com muita intensidade e qualidade. É aqui que queremos estar, nas decisões. Queremos estar no sábado, em Braga, a disputar a final.

Objetivo: A nossa intenção é ficar até sábado, acreditamos muito no nosso valor e temos toda a qualidade para poder, amanhã, vencer o nosso rival. Nós e o FC Porto somos as únicas equipas em Portugal que ainda não perderam para as competições nacionais. 

Momento: No último jogo não conquistámos um resultado favorável, mas não é um jogo ao fim de 20 e tal que define se a equipa está bem ou mal. O que define é a extensão dos jogos. Na extensão dos jogos, o Sporting tem vindo a ganhar. Não tem derrotas. Não é o jogo de Setúbal que vai afetar o que o Sporting tem feito, e muito bem, até hoje.

Lacunas do FC Porto: As poucas que tem não vamos tentar dizer quais são. Todas as equipas têm pontos fortes e fracos, todos trabalhamos em cima disto. Tentaremos explorar os pontos em que este FC Porto não é tão forte. Vai ser um jogo, tal como o primeiro, muito tático, muito apertado, com poucos espaços e que pode ser decidido por alguma jogada individual. Ambas as equipas vão ter muita dificuldades em impor o seu jogo. Ambas as equipas defendem muito bem.

Mudança em relação ao primeiro Clássico: No primeiro jogo, o FC Porto, jogando em Alvalade, saiu mais reforçado. Amanhã é completamente diferente. É uma meia-final, tem que ficar decidida. As estratégias dos treinadores, consoante o tempo de jogo, vão ser mais de risco. Vamos ver se amanhã o Sporting tem capacidade para sair das fases de jogo em que o FC Porto nos apertou. Muitas das vezes não tivemos a qualidade que podemos ter. Espero bem que amanhã consigamos tê-la.

Primeira época de Sérgio Conceição num ‘grande’: Tanto o Sérgio como eu estamos a fazer uma época excelente. Tanto que são as duas equipas que ainda não perderam. Amanhã vão esgrimir mais um jogo em que um dos dois terá de perder. Os resultados do FC Porto estão à vista, para mim não é nada de anormal. Ele teve a ser a sua oportunidade e está a aproveitá-la.

Posição de Bruno Fernandes: Face ao sistema da equipa em que o Bruno jogar, é um jogador com uma polivalência no aspeto tático, porque conhece com facilidade os momentos do jogo. É um jogador que um treinador, do ponto de vista, técnico-tático, está sempre tranquilo. Onde o encaixares, ele justifica e dá rendimento. Dá mais rendimento numa posição que outra, por isso é que este ano está a fazer mais golos e uma época melhor do que já fez. Fez mais golos como segundo volante, é aí que gosta mais de estar e onde se sente melhor para poder jogar mais desprendido das tarefas defensivas.

Momento para responder: É uma competição diferente. É um jogo em que alguém terá de vencer para estar na final e ganhar o primeiro troféu da época. O Sporting, como o FC Porto, terão essa oportunidade. Isso faz com que o chip dos jogadores esteja inserido nesta competição, ambos têm muita vontade de a conquistar. Eu já ganhei cinco vezes esta competição. As equipas querem ganhar muito, e eu também. O chip está inclinado para o grande objetivo, que é ganhar o primeiro troféu da época.

Mais reforços: Todos os plantéis em que trabalhei, seja no Sporting, no Belenenses ou no Sporting de Braga, serão feitos à minha imagem de acordo com os objetivos e com as possibilidades do clube onde possa estar. É isso que temos feito, mais este ano. Fizemos uns ajustes de plantel, como em todos os anos. Este ano, já contratámos quatro jogadores e já saíram três. Enquadrou-se numa ideia técnico-tática, mas também de quantidade. O plantel não está à minha imagem, está à imagem do Sporting. Naquilo que penso ser fundamental para o Sporting, está melhor.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório