Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Erro de Mathieu 'ao cair do pano' põe liderança do Sporting em risco

O Sporting empatou, 1-1, esta sexta-feira diante do Vitória de Setúbal em jogo a contar para a 19.ª jornada da I Liga.

Erro de Mathieu 'ao cair do pano' põe liderança do Sporting em risco
Notícias ao Minuto

20:54 - 19/01/18 por Luís Alexandre

Desporto Análise

O Sporting viajou esta sexta-feira ao reduto do Vitória de Setúbal e empatou diante dos sadinos por 1-1, numa partida a contar para 19.ª jornada da Liga. Com este resultado, os leões colocam em risco a liderança do campeonato.

Neste momento, o Sporting está no primeiro lugar, com 47 pontos, mais dois que o FC Porto – com menos um jogo disputado - que joga de seguida em casa com o Tondela.

Leão ruge baixinho

Desde o momento em que Fábio Veríssimo apitou para o início do encontro, o Sporting controlou o rumo dos acontecimentos, fechando os espaços e apostando na pressão alta.

Todavia, faltava à equipa algo muito importante neste leão… discernimento na altura do passe. Rui Patrício foi o único jogador dos forasteiros que não falhou um passe na primeira parte. Estatísticas que demonstram a incapacidade do conjunto verde e branco para trocar a bola com qualidade, tornando mais difícil o trabalho do setor ofensivo para chegar à baliza adversária.

Os momentos em que o emblema de Alvalade conseguia provocar perigo, aconteciam nos lances de bola parada, facto em muito devido à estatura de Bas Dost (1,96 m). Porém, ao minuto 31, através de um ataque rápido, Gelson cavalgou até à área contrária e serviu Bruno Fernandes para o seu oitavo golo na I Liga.

Após o golo, os leões tiraram o ‘pé do acelerador’ e abrandaram o seu jogo. Os sadinos aproveitaram o momento de gestão do Sporting para apostar forte nos contra-ataques rápidos, com as bolas a entrarem pelas costas dos defesas verdes e brancos. Para sorte do emblema leonino, Patrício esteve atento e saiu muito bem da baliza.

Atrevimento sadino roubou dois pontos aos leões

No segundo tempo, quem assistiu aos últimos 45 minutos deve ter sentido uma sensação de déjà vu, pois os ‘vícios’ de ambas as equipas voltar a vir ao de cima.

Os leões (novamente) não conseguiram trocar a bola com qualidade, a posse foi o ponto fraco desta equipa.

Raramente Bas Dost recebeu o esférico nos pés, as bolas que eram bombeadas para a área contrária não saíram bem e não permitiram ao internacional holandês mostrar a sua veia goleadora.

Contudo, se de um lado tínhamos uma equipa com grandes dificuldades em ligar os setores e criar lances de perigo, do outro via-se um Setúbal que procurou apostar forte nos contra-ataques rápidos.

Uma opção adotada por Couceiro que trouxe frutos à equipa. Pelo menos em três alturas, os sadinos estiveram muito perto de empatar o encontro. Mas foi nos minutos finais que tudo se decidiu. Para alegria dos adeptos sadinos, Mathieu provocou uma grande penalidade e, sem hesitar, Edinho fez o golo da igualdade… matando o jogo.

De destacar que o Bonfim é um terreno onde os leões têm tido dificuldades em singrar nos últimos anos.

Momento do jogo: O grande momento foi o golo de Edinho ao cair do pano. Quanto já ninguém esperava que o Setúbal empatasse a partida, os sadinos receberam uma ‘oportunidade de ouro’. O atacante aproveitou e... marcou.

_______________________________________________________________________________

Onze titular do Vitória de Setúbal: Cristiano Figueiredo; Arnold Issoko, Pedro Pinto, José Semedo, Nuno Pinto; André Pedrosa, Tomás Podstawski, João Costinha, João Teixeira, João Amaral; Gonçalo Paciência.

Onze titular do Sporting: Rui Patrício; Piccini, Coates, Mathieu, Coentrão; William, Bruno Fernandes, Gelson, Acuña; Rúben Ribeiro e Bas Dost.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório