Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

'Golpe' de Marega devolve liderança aos dragões

O FC Porto venceu, esta sexta-feira, o Tondela, por 1-0, em jogo referente à 19.ª jornada da I Liga. Um resultado que devolveu a liderança aos azuis e brancos.

'Golpe' de Marega devolve liderança aos dragões
Notícias ao Minuto

22:51 - 19/01/18 por Andreia Brites Dias

Desporto Análise

Líder. Mesmo com um jogo a menos – falta concluir o duelo com o Estoril -, o FC Porto regressou, esta sexta-feira, à liderança do campeonato nacional, após vencer o Tondela, por 1-0, com um golo apontado por Marega (13').

Erro individual condiciona organização bem estudada

Com o empate do Sporting, ao cair do pano, diante do Vitória de Setúbal (1-1), esperava-se um dragão mais motivado para a receção ao Tondela. A entrada até foi boa mas não passou de 'sol de pouca dura'.

Assim que os azuis e brancos chegaram à vantagem – com um golo apontado por Marega, aos 13 minutos, na sequência de um erro individual de Sulley -, o FC Porto, que entrou ofensivo e forte, perdeu a dinâmica e o ritmo.

O Tondela, que se apresentou com um bloco baixo, aproveitava a atitude menos ofensiva dos dragões para tentar reagir e chegar com perigo à baliza de José Sá. Porém, mesmo com mais consistência e controlando alguns momentos de jogo, a equipa orientada por Pepa não conseguia criar oportunidades para marcar.

Barreira Cláudio Ramos

Já os azuis e brancos aproveitavam o talento individual para criar perigo a Cláudio Ramos, com Aboubakar, Corona e Brahimi a protagonizar as melhores oportunidades. Mas o guarda-redes do Tondela 'agigantou-se' e, qual Muralha da China, Cláudio Ramos tirou, várias vezes, 'o pão da boca' aos dragões.

No decorrer da segunda metade da partida, o FC Porto voltou a conseguir retomar a dinâmica ofensiva do início da primeira parte, ditando 'as regras' do duelo, com mais posse de bola e rasgo ofensivo. O que se traduzia em mais momentos de 'aperto' para os visitantes.

Aos 73 minutos, o Estádio do Dragão ainda festejou um remate certeiro de Brahimi, mas o VAR 'estragou a festa', ao assinalar fora-de-jogo ao jogador que regressou, esta noite, à competição, depois de ter ficado de fora do encontro com o Estoril, devido a lesão.

Ao cair do pano, Hernâni protagonizou aquela que pode ter sido a melhor oportunidade do jogo para assinar o 2-0 mas, mais uma vez, Cláudio Ramos evitou o pior. O guardião 'voou' e fez mais uma grande defesa, numa derrota que ficou marcada por um erro individual. 

Com este resultado, o FC Porto subiu à liderança do campeonato nacional, com 48 pontos, mais um ponto do que o Sporting. No entanto, os azuis e brancos têm um jogo a menos, com o duelo com o Estoril por concluir. 

Momento de jogo: Aos 13 minutos, um erro de Sulley resultou num golo de Marega. Um golo que definiu o sentido de jogo e que ofereceu a vitória aos azuis e brancos. 

Onze do FC Porto: José Sá; Ricardo Pereira, Felipe, Marcano e Alex Telles; Corona, Danilo Pereira, Herrera e Brahimi; Marega e Aboubakar.

Onze do Todela: Cláudio Ramos; David Bruno, Ricardo Costa, Osório e Joãozinho; Miguel Cardoso, Sulley, Hélder Tavares; Pedro Nuno; Murilo e Tomané.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório