Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

El Mundo: Barcelona gastou mais de 200 milhões de euros em Neymar

Documentos entregues pelo pai do jogador às autoridades brasileiras revelam várias alíneas 'escondidas' que elevaram, de forma exponencial, o valor da operação.

El Mundo: Barcelona gastou mais de 200 milhões de euros em Neymar

O jornal espanhol El Mundo publicou, na noite de quarta-feira, novos documentos referentes à contratação de Neymar ao Santos, em 2013, uma operação verdadeiramente faraónica que terminou com a prisão do ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell.

Os documentos foram entregues por Eduardo Musa, presidente do agora jogador do Paris Saint-Germain, às autoridades brasileiras, no âmbito da investigação que continua a decorrer ao negócio, e revelam que este ultrapassou os 200 milhões de euros.

A aquisição em si custou, ao Barcelona, ‘apenas’ 40 milhões de euros. A maior verba ficou, no entanto, ‘escondida’ nas alíneas seguintes. Como a que determinou que, ao longo de cinco anos, o internacional brasileiro recebesse 71 milhões de euros brutos em ordenados.

Este valor já incluía um contrato de exploração de direitos de imagem, que, no entanto, é repetido paralelamente mais à frente, em nome da empresa do pai de Neymar, e que estipula o pagamento anual de, “no mínimo”, 2,75 milhões de euros. Seguiu-se outro que estabeleceu o pagamento anual de meio milhão de euros líquidos por parte da Fundação Barcelona… e não só.

Há, ainda, que ter em conta o pagamento de quase 17 milhões de euros brutos ao Santos: 7,9 milhões pela aquisição de três outros jogadores e nove milhões por dois encontros amigáveis. Isto sem esquecer uma comissão extra para Eduardo Musa, no valor de 2,5 milhões de euros.

Feitas as contas à aquisição e a todos os outros custos assumidos durante as quatro temporadas em que Neymar alinhou em Camp Nou, o Barcelona gastou, nada mais, nada menos, do que 205 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório