Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Um novo 7 e o mesmo 28. As chaves da vitória sobre o Aves

Sporting venceu com um Bas Dost de gala. Um hat-trick do holandês numa estreia de sonho de Rúben Ribeiro com a camisola do Sporting.

Notícias ao Minuto

07:45 - 15/01/18 por Ruben Valente

Desporto Análise

O Sporting recebeu este domingo o Desportivo das Aves e venceu sem contestação. 3-0 foi o resultado final, num jogo em que Bas Dost foi a estrela de serviço. Um hat-trick do holandês que só não foi o único destaque, devido à excelente estreia de Rúben Ribeiro com a camisola dos leões.

Um novo 7 que pode quebrar a maldição

Rúben Ribeiro não podia pedir mais. Chegou, viu e convenceu. O novo número 7 estreou-se como titular na equipa do Sporting e fez uma exibição de encher o olho aos adeptos e.. a Jorge Jesus.

O ex-Rio Ave começou desde cedo a ser um diabo à solta no meio campo. O Aves não conseguiu lidar com a sua criatividade e com o seu acerto no passe - teve 87% de eficácia nos passes feitos. E para coroar a sua exibição, nada melhor que uma assistência de excelência.

Um bailinho na grande área adversária e um cruzamento teleguiado para a cabeça de Bas Dost deixou água na boca dos adeptos leoninos. E isto leva-nos para uma questão: Se na estreia, e com poucos treinos, Rúben Ribeiro já faz disto, o que poderá fazer em Alvalade ao longo da temporada?

A preponderância do suspeito do costume

Bas Dost, Bas Dost e Bas Dost. A lista de marcadores deste Sporting-Aves só apresenta o nome do gigante holandês, prova incontestável de quem foi o homem do jogo. 

O camisola 28, com o seu hat-trick, foi crucial neste jogo. Ele foi de cabeça, ele foi de penálti, ele foi a aparecer no sítio certo para encostar. Bas Dost esteve em todas e carregou o Sporting às costas nesta 18.ª jornada da Liga. 

A luta pelo lugar cimeiro da lista de melhores marcadores continua acesa, mas o goleador do Sporting ainda precisa de mais dois golos para alcançar Jonas, que lidera essa mesma lista com 21 tentos apontados.

A história do jogo e a surpresa promovida por Jesus

O resultado pode indicar que este foi um jogo fácil para os leões. Mas desengane-se. O Aves foi uma equipa arisca no início da partida e até podia ter feito estragos.

O Sporting demorou a engrenar, mas a aposta de Jorge Jesus em Rúben Ribeiro deu frutos aos 31 minutos. A assistência do camisola 7 culminou no primeiro golo de Bas Dost. Uma aposta conseguida que deu (muito) mais criatividade a uma equipa que, não esquecendo, já tinha alguns génios como Bruno Fernandes e Gelson Martins.

Depois deste primeiro tento, o Aves ainda esteve muito perto do empate. Se Amilton tivesse acertado nas redes, em vez de na trave, a história deste jogo podia ter sido bem diferente. Mas não foi. O Sporting acabou por fazer o 2-0 e, a partir daí, controlou o jogo a seu bel prazer. O 3-0 apareceu já no fim, a coroar a exibição do Sporting e também do seu marcador: Bas Dost.

Sporting vs.  Aves
14 Remates 9
67 Posse de bola 33
14 Faltas 15
4 Cantos 7
0/0 Cartões amarelos/vermelhos 0/0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório