Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Sporting usou a 'Dost' do costume e um novo '7' para bater o Aves

Rúben Ribeiro fez a estreia pelo Sporting. E que estreia… Bas Dost voltou a mostrar a sua veia goleadora, enquanto o Sporting arrecada mais três pontos e passa à liderança provisória do campeonato.

Sporting usou a 'Dost' do costume e um novo '7' para bater o Aves
Notícias ao Minuto

22:11 - 14/01/18 por Ruben Valente

Desporto Resumo

Resumo: O Sporting recebeu, este domingo, o Aves no estádio de Alvalade e, sob pressão de não perder pontos para não deixar o FC Porto fugir, venceu por 3-0. Agora, a pressão está do lado dos dragões, que jogam esta segunda-feira diante do Estoril.

Mas vamos ao jogo em Alvalade. Jesus lançou Rúben Ribeiro e parecia que estava a adivinhar. Uma estreia de luxo do ex-Rio Ave, que foi espalhando magia enquanto os adeptos aplaudiam. Além disso coroou a exibição com uma assistência de alto nível para o golo de Bas Dost, aos 31 minutos.

Porém, o início de jogo não foi favas contadas para a equipa da casa. Apesar da vontade em dominar, algumas desatenções, essencialmente no passe, iam dificultando a construção de jogo do Sporting. Quem ia agradecendo era o Aves que, embora mais defensivo, aproveitava sempre que podia para montar ataques rápidos com destino à baliza de Rui Patrício.

Uma nova magia em Alvalade

O Aves até foi somando alguns remates, mas o guardião dos verde e brancos nunca deixou que o pior acontecesse em Alvalade. Como tal, o Sporting foi crescendo e chegou ao golo. Um bailinho e um centro teleguiado de Rúben Ribeiro deram a oportunidade a Bas Dost para fazer o primeiro do jogo. De cabeça, o holandês não disse que não à oferenda do novo camisola 7 dos leões.

Estava feito o primeiro aos 31 minutos, mas o Aves mostrou que a vinda a Alvalade não foi apenas um passeio. Amilton foi o porta-voz da rebeldia da equipa forasteira e, de cabeça, atirou à trave da baliza defendida por Rui Patrício. O 1-0 manteve-se até ao intervalo, mas no segundo tempo viria a mudar rapidamente.

Aos 51 minutos, Gelson caiu na área, depois de um encosto de um jogador do Aves. João Pinheiro, árbitro da partida, recorreu ao VAR e não teve dúvidas em assinalar o castigo máximo. Na conversão, Bas Dost não falhou e bisou no encontro.

Depois do golo sofrido, o Aves tentou timidamente reagir, mas nunca com sucesso. A equipa que esta noite foi orientada pelo Professor Neca, devido ao castigo de Lito Vidigal, não teve argumentos válidos para contrariar o poderio de um leão pragmático e calculista.

Até final, o Sporting controlou o ritmo de jogo a seu bel prazer e foi premiado com mais um golo. De quem? Fácil adivinhar… O homem do costume. Bas Dost, aos 90 minutos, fez mais uma vez o gosto ao pé e selou um hat-trick, depois de um cruzamento de Piccini.

Com este 3-0, os leões somam agora 46 pontos, mais um que o FC Porto, que esta segunda-feira ainda terá de jogar frente ao Estoril. Por hoje, o Sporting tem uma certeza: vai dormir com o líder do campeonato.

Momento do jogo: Jogada do primeiro golo do Sporting. A técnica demonstrada por Rúben Ribeiro e a assistência milimétrica para a cabeça de Bas Dost foi um dos momentos da noite.

_______________________________________________________________________________________

90+4'- Final da partida!!

90'- Vão jogar-se mais quatro minutos em Alvalade.

90'- GOLO DO SPORTING!!!!! Hat-trick de Bas Dost.

87'- Arango tenta surpreender Rui Patrício de longe. Mas o guarda-redes do Sporting agarra com segurança!

84'- Última substituição no Sporting: Podence entra para o lugar de Gelson Martins.

80'- Bruno Fernandes visa a baliza de Quim, mas o remate sai muito por cima.

78'- O Sporting vai controlando o ritmo de jogo a seu bel prazer. O Aves não apresenta argumentos que possam mudar o rumo dos acontecimentos.

75'- Nova mexida de Jesus: Sai Acuña e entra Bryan Ruiz.

66'- Rúben Ribeiro saiu de campo, substituído por Battaglia. Uma enorme ovação para o novo camisola 7 dos leões.

60'- Jogo morno por esta altura. O Aves está a tentar reagir mas sem sucesso. O Sporting continua por cima e tenta reter a posse de bola.

52'- GOLO DO SPORTING!!!!! Na conversão da grande penalidade, Bas Dost não falhou. 2-0 para os leões.

51'- PENÁLTI PARA O SPORTING! Gelson caiu na área, após uma carga de um jogador do Aves. João Pinheiro recorreu ao VAR e confirmou a marcação do castigo máximo.

49'- Livre perigoso cobrado por Bruno Fernandes. Bas Dost tenta o cabeceamento, mas chega tarde à bola. A defensiva do Aves acabou por cortar o lance.

46'- Recomeça a partida!

45+2'- Intervalo em Alvalade.

42'- QUASE O EMPATE!!! Cruzamento de Agra, do lado direito, para a cabeça de Amilton. O remate do avançado do Aves levava selo de golo, não fosse a... trave da baliza de Rui Patrício.

39'- Dois cantos seguidos para a equipa do Aves. Sem perigo para a baliza dos verde e brancos.

35'- Quase o segundo!!! Mais uma vez Rúben Ribeiro colocou a bola nos pés de Bruno Fernandes, que atirou com perigo à baliza de Quim! A bola saiu a centímetros do poste direito.

31'- GOLO DO SPORTING!!!!! Mas que grande trabalho de Rúben Ribeiro. Está a ser uma estreia e tanto para o médio dos leões. O novo camisola 7, descaído do lado direito da grande área, trabalhou bem e teleguiou um cruzamento para a cabeça de Bas Dost. O holandês não recusou a prenda e fez tremer as redes de Quim pela primeira vez em Alvalade.

29'- Livre de Mathieu contra a barreira do Aves. Ficou inclusive um jogador lesionado, após o remate do central francês.

26'- O Sporting começa a ganhar mais preponderância ofensiva. Se o Aves se mostrou atrevido nos primeiros minutos, agora está a defender com todos os homens atrás da linha da bola, mas ainda assim atento ao erro da equipa da casa para responder com um ataque rápido.

23'- Sporting perto do primeiro golo! Cruzamento largo de Piccini para o cabecemanto de Bas Dost. O holandês atirou ao lado. 

20'- Piccini atira de longe, mas Quim defende facilmente.

18'- Mais uma vez Patrício!!! A defensiva do Sporting está a facilitar e o Ave aproveita. Desta vez foi Agra a tentar o golo, mas o guarda-redes do clube de Alvalade saiu-se a tempo de evitar o pior!

12'- Lance de perigo junto à baliza do Sporting! O Aves está mais arisco e, num ataque rápido, Amilton colocou Rui Patrício à prova. Bem o guardião dos leões a defender para canto.

8'- Gelson esteve caído no relvado, após choque com Nildo. Esteve alguns minutos a ser assistido, mas já recuperou. Segue jogo.

7'- Primeiros minutos de muita bola para o Sporting. Seria de esperar que os leões entrassem a querer comandar o jogo e é isso que estão a fazer. O Aves, por seu lado, está mais recuado e mais preocupado com as suas tarefas defensivas.

3'- Primeiro remate do jogo. Acuña atira para defesa fácil de Quim.

1'- Rola a bola. Já se joga o Sporting-Aves em Alvalade.

As equipas já se encontram no relvado e está tudo a postos para o início do jogo.

0'- Foi a vez do Aves recolher aos balneários.

0'- A equipa do Sporting terminou o aquecimento e recolheu ao balneário. Faltam 13 minutos para o início do encontro.

0'- Enquanto o speaker de Alvalade dizia a constituição das equipas, o nome de Rúben Ribeiro foi um dos mais aplaudidos. O novo reforço dos leões parece contar com a aprovação dos adeptos.

0' - As duas equipas já se encontram a realizar os habituais exercícios de aquecimento no relvado. Faltam cerca de 25 minutos para que a bola comece a rolar!

Onze do Sporting: Rui Patrício; Piccini, Coates, Mathieu, Fábio Coentrão; William, Bruno Fernandes, Gelson, Acuña; Rúben Ribeiro e Bas Dost.

Onze do Aves: Quim; Rodrigo Soares, Ponck, Falcão, Diego Galo, Nildo Petrolina; Gonçalo Santos, Amilton, Vítor Gomes, Salvador Agra; Alexandre Guedes.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório