Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Crispação entre rivais? "Não podemos esconder a cabeça na areia"

Em declarações ao Desporto ao Minuto, Jorge SIlvério, Psicólogo na área do Desporto, comentou como o momento que se vive atualmente em torno do futebol português, nomeadamente no Benfica, pode chegar ao balneário das águias.

Crispação entre rivais? "Não podemos esconder a cabeça na areia"
Notícias ao Minuto

09:02 - 13/01/18 por Andreia Brites Dias

Desporto Declarações

Esta não é uma das melhores épocas do Benfica nos últimos cinco anos. Em janeiro, o tetracampeão nacional só luta pela I Liga, fruto de falta de prestações convincentes nas restantes competições, que resultaram no afastamento da equipa das mesmas.

Numa temporada que tem mantido, também, as águias debaixo de todos os holofotes, relativamente ao futebol fora das quatro linhas, que impacto pode isso ter? Entre 'cartilhas' e emails, o clube da Luz tem sido um dos principais temas desde o verão de 2017.

Há quem defenda que as polémicas passam ao lado dos jogadores profissionais e que há mecanismos de defesa para não desconcentrar um atleta de alta competição. Mas será assim tão linear?

A verdade é que, atualmente, a informação está à distância de um clique e é cada vez mais difícil manter determinados temas fora do alcance dos jogadores. Para tentar perceber se, realmente, existe algum impacto entre as mais recentes polémicas e o balneário do Benfica, o Desporto ao Minuto ouviu o Psicólogo na área do Desporto, Jorge Silvério.

"É um bocadinho como na altura no mercado de transferências que decorre atualmente. Estamos numa altura de transferências e todos os dias saem notícias sobre tudo. Também gera a sua dinâmica. Hoje em dia tudo se sabe, com as redes sociais e por aí. Os jogadores não passam ao lado disto. Não podemos esconder a cabeça na areia e fingir que nada se passa. Temos que estar atentos ao impacto que isto pode ter. Quem lidera o grupo tem de estar preparado para isto. A situação existe e temos de perceber como podemos lidar com esse assunto", adiantou.

"Estamos a falar de jogadores profissionais e há um conjunto de estratégias que se devem utilizar para se protegerem. Mas alguns deles podem não conseguir fazê-lo. Podem precisar de uma atenção especial.”

No entanto, existem certos 'pontos de viragem' que ajudam a reforçar, ainda mais, a confiança dos balneários. A equipa de Rui Vitória chegou, por exemplo, ao dérbi com o Sporting após dois empates, para a Taça da Liga, e consequentemente fora dessa mesma competição – e depois do adeus a mais duas outras.

Curiosamente, pudemos assistir a um Benfica consistente, ofensivo e dinâmico que, apesar do empate (1-1), esteve muito superior ao Sporting – que se apresentou numa boa fase da temporada, a lutar em quatro frentes e com bons resultados. 

"A confiança foi visível quer nas atitudes dos jogadores e treinadores, quer nas declarações após o dérbi. Pode ter sido uma ponte para ‘re-ganhar’ a confiança para o resto do campeonato nacional", atirou, explicando um pouco a estratégia que pode ter sido implementada por Rui Vitória para retirar o que queria da equipa. 

"A história do Benfica e os últimos quatro campeonatos ganhos pela equipa é com certeza um ponto a favor. Estando ainda no plantel alguns dos jogadores que ganharam esses quatro campeonatos... melhor ainda. Não é difícil puxar um pouco por esse orgulho. Para além disso, o facto de jogar com um dos principais candidatos ao campeonato, por tudo aquilo que um jogo com o Sporting representa, também mexe sempre com o desempenho de um atleta", terminou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório