Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Mexidas de leão ao intervalo garantem passagem às 'meias'

Sporting nas meias-finais da Taça de Portugal, após eliminar o Cova da Piedade. Moreirense ou o FC Porto são os possíveis adversários na próxima fase da competição.

Mexidas de leão ao intervalo garantem passagem às 'meias'
Notícias ao Minuto

22:29 - 10/01/18 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Direto

Resumo: os leões garantiram esta quarta-feira a passagem às meias finais da Taça de Portugal, após derrotar o Cova da Piedade, por 2-1, no Estádio do Bonfim.

Apesar da excelente primeira parte dos piedenses, que beneficiaram das duas melhores ocasiões no primeiro tempo, as entradas de Bruno Fernandes e Bas Dost na etapa complementar fizeram a diferença, sendo eles os autores dos dois golos dos leões: o médio português aos 54’ e Bas Dost aos 78’. O golo da formação de Almada foi apontado por Cleo, na transformação de uma grande penalidade, aos 57 minutos.

Só os ferros travaram a festa dos piedenses

O jogo no Estádio do Bonfim principiou com sete minutos de atraso. Quem entrou também com os ponteiros fora de horas foi o Sporting. O leão andou displicente em campo, sem grande fulgor, e por centímetros não sentiu o primeiro dissabor do encontro: Robson rematou à entrada da área, fazendo a bola rasar o poste esquerdo da baliza de Rui Patrício.

A primeira grande oportunidade do jogo pertenceu ao Cova da Piedade. A formação de Jorge Jesus sentiu o alerta tocar e arrepiou caminho em direção à baliza adversária. O emblema de Alvalade começou a estender o seu jogo e procurou fazê-lo através da velocidade de Coentrão e Ristovski.

Mas não chega ser veloz. É preciso ter ideias, criar oportunidades de golo. Faltou cérebro ao Sporting, faltou definição na última linha de passe. Muito mérito para os piedenses que souberam fechar a sua trincheira e criar as duas melhores ocasiões da primeira parte.

Aos 11 minutos por Robson e aos 38’ por Hugo Firmino: à entrada da área rematou um ‘tiraço’ e a bola só foi travada pela barra da baliza do guardião leonino.

 Entrou a artilharia pesada e o adversário pôs-se em sentido

Jesus saiu da primeira parte nada contente com o que viu e aplicou dupla chicotada no início da etapa complementar, entrando Bas Dost e Bruno Fernandes para os lugares de Bryan Ruiz e Bruno César. Alterações que surtiram efeitos e colocaram, desde logo, a defensa piedense em sentido.

Aos 54 minutos, o médio português recém entrado na partida bailou na área, e após trocar as voltas ao adversário rematou para o golo, beneficiando do toque que a bola sofreu na perna de Evandro.

Pouco durou a vantagem leonina, uma vez que dois minutos depois o central André Pinto foi ‘anjinho’: levou a mão à bola e o árbitro Rui Costa apontou para a marca da grande penalidade. Rui Patrício foi ludibriado com sucesso por Cleo que restabeleceu a igualdade no marcador.

Mas, a melhor loiça faz a diferença e a 12 minutos do final do tempo regulamentar, na sequência de um canto marcado na esquerda do ataque leonino, Battaglia fez um desvio mortífero para Bas Dost encostar na pequena área para o segundo golo da formação de Alvalade.

Duas entradas de leão – Bas Dost e Bruno Fernandes – decidiram uma eliminatória que esteve longe de serem favas contadas para um felino que não afiou as garras em demasia nesta eliminatória.

Nas meias-finais o Sporting tem à espera Moreirense ou FC Porto que se defrontam, esta quinta-feira, em Moreira de Cónegos.

...........................................................................................................................................................................................................

90' - Termina o encontro no Bonfim.

78' - GOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA BAS DOST! Canto marcado na esquerda do ataque leonino, Battaglia faz um primeiro desvio e Bas Dost só teve de encostar na pequena área.

72' -Desta vez foi Bruno Fernandes a cabecear para uma excelente intervenção de Joyce Ancacoura.

70' - Canto de Bruno Fernandes para Bas Dost que cabeceia para grande de defesa de Anacoura.

57' - GOOOOOOOOOOOOOOOLO DO COVA DA PIEDADE! MARCA CLEO!  O jogador piedense engana Rui Patrício e empata a partida.

56' - Grande penalidade para o Cova da Piedade. André Pinto corta a bola com a mão na área.

54' - GOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA BRUNO FERNANDES! O internacional português entra na área e tenta o remate que ainda tabela em Evandro antes de entrar na baliza do Cova da Piedade.

46' - Recomeçou a segunda parte com duas alterações no Sporting. Saem Bryan Ruiz e Bruno César, entram Bruno Fernandes e Bas Dost.

45' - Intervalo no Bonfim. O nulo permanece no marcador. O domínio foi do Sporting, mas as duas melhores oportunidades pertenceram aos piedenses. 

38' - Grande oportunidade para o Cova da Piedade! Jogada de contra-ataque com Robson a falhar e a bola a chegar a Hugo Firmino que remata com força à barra da baliza de Rui Patrício. 

27' - Sporting está a dominar mas joga a um ritmo lento sem conseguir criar situações de perigo.

11' - Grande oportunidade para o Cova da Piedade! Robson é servido à entrada da área e remata fazendo a bola ainda rasar o poste da baliza de Rui Patrício. 

9' - Doumbia, de meia distância, fez o primeiro remate no encontro.

1' - A bola já rola no estádio do Bonfim. O jogo principiou com sete minutos de atraso.

Onze do Cova da Piedade: Anacoura, Soares, Evaldo, Chu, Robson, Adilson, Daniel Almeida, Cleo, Lima Pereira, Hugo Firmino e Paulo Tavares.

Onze do Sporting: Rui Patrício, Fábio Coentrão, André Pinto, Coates, Ristovski, Battaglia, Bryan Ruiz, Bruno César, Acuna, Podence e Doumbia.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório