Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Segunda parte com gás gerou chama para a reviravolta portista

FC Porto consegue a reviravolta e vence o V. Guimarães, por 4-2, graças a uma segunda parte a todo o gás.

Segunda parte com gás gerou chama para a reviravolta portista
Notícias ao Minuto

22:45 - 07/01/18 por Fábio Aguiar

Desporto 17.ª jornada

O FC Porto bateu este domingo o V. Guimarães, no Dragão, por 4-2, e encerrou assim a primeira volta do campeonato na liderança, com 45 pontos, mais dois que o Sporting e cinco que o Benfica. Um desfecho positivo para o conjunto azul e branco, mas que teve tudo menos... facilidades. A chave do triunfo acabou por ser uma segunda parte a todo o gás, que gerou a chama desaparecida até ao intervalo e permitiu aos dragões partir para uma 'remontada' com selo de magia de Brahimi. 

Sem os castigados Filipe e Herrera e o lesionado Otávio, Sérgio Conceição apresentou um onze em 4x4x2, com Óliver Torres a fazer dupla com Danilo no miolo, deixando as alas entregues a Corona e a Brahimi. Na frente, a dupla goleadora desta época, Marega e Aboubakar, que durante o primeiro tempo poucas oportunidades tiveram para fazer mossa à defensiva vimaranense. Pedro Martins, por seu lado, 'montou' uma equipa coesa e que desde o primeiro minuto tentou reduzir ao máximo os espaços e partir de forma rápida para o contra-ataque, aproveitando a velocidade de Heldon e Raphinha. 

Foi precisamente com esta estratégia que o V. Guimarães apagou a tal chama e gelou o Dragão, aos 22 minutos. Victor García cruzou no lado direito e Raphinha, ao segundo poste, livre de marcação, bateu José Sá - 13.º golo na época para o brasileiro que, ao que parece, estará de malas aviadas para o Sporting. Em desvantagem, Sérgio Conceição pediu calma à equipa, mas o FC Porto nunca conseguiu criar verdadeiro perigo junto da baliza vimaranense. 

O intervalo teve um efeito revitalizador para o conjunto azul e branco que se apresentou na segunda parte totalmente rejuvenescido. Mais assertivo no capítulo do passe, pressionante e rápido nas movimentações, o FC Porto conseguiu criar os espaços até então nulos entre linhas e encostou a formação do Berço às cordas. O empate chegou, por isso, sem surpresa, aos 57 minutos, por Aboubakar, que assinou o 14.º golo no campeonato, o 25.º no agregado de todas as provas. 

A partir daqui, os dragões ganharam confiança e não mais tiraram o pé do acelerador. Já depois de ter 'sacado' vários coelhos da cartola, Brahimi apresentou o mais especial 'número' da noite, tirou Jubal do caminho e 'picou' a bola sobre Douglas, fixando assim a reviravolta no marcador. Um golo de antologia do craque argelino, antes de Marega entrar em cena. Primeiro, aos 79', Hernâni cruzou com conta, peso e medida e o maliano só teve que desviar de cabeça para o 3-1, e quatro minutos depois, deu a melhor sequência a uma assistência de Ricardo Pereira, aumentando a contagem para 4-1.

Um golo que 'concedeu' definitivamente as faixas de vencedor do encontro ao FC Porto, mas, já nos descontos, Héldon, numa bela jogada individual, ainda reduziu a desvantagem do V. Guimarães. Com este resultado, os dragões somam assim a oitava vitória consecutiva em todas as provas, enquanto o conjunto orientado por Pedro Martins perdeu pela terceira jornada seguida. 

Momento do jogo:

62' - Cinco minutos depois de Aboubakar ter restabelecido o empate, Brahimi abriu o livro num daqueles lances de magia que já habituou os adeptos portistas e assinou a reviravolta. O argelino recebeu a bola de Alex Telles, virou-se para a baliza, tirou Jubal da frente e, com um toque de classe pura, 'picou' a bola sobre Douglas, colocando o FC Porto na frente do marcador. Foi o momento-chave do encontro, que permitiu à equipa de Sérgio Conceição partir para uma vitória mais folgada. 

CONFIRA O DIRETO DO JOGO:

90+6' - Fim do jogo no Dragão.

90+4' - Cruzamento de Heldon e Tallo a chegar atrasado à bola.

90' - Vão jogar-se mais 5 minutos no Dragão.

87' - GOLO DO V. GUIMARÃES!!! Perda de bola em zona proibida da defesa portista e Héldon, numa grande jogada individual, tira dois adversários da frente, e reduz para 4-2.

85' - Substituição no V. Guimarães. Sai Hurtado e entra Kiko.

84' - Substituição no FC Porto. Sai um dos homens da partida, Marega, e entra Soares.

83' - MAIS UM!!! Novamente Marega!! Cruzamento de Ricardo e o avançado maliano só teve que encostar. 

79' - GOLOOOO DO FC PORTO! Cruzamento com conta, peso e medida e Hernâni e Marega, com um toque subtil de cabeça, só teve que desviar a bola para o canto superior direito da baliza de Douglas. É o 13.º golo do maliano no campeonato, 14.º em todas as provas, igualando assim a sua melhor época da carreira - a última, ao serviço do... V. Guimarães. 

76' - Primeira ameaça do V. Guimarães na segunda parte. Remate de meia distância de Héldon, mas a bola passa por cima da baliza de José Sá.

73' - Hernâni cai dentro da área vimaranense num lance com Konan e Artur Soares Dias espera pela decisão do vídeo-árbitro, que manda seguir o jogo. 

70' - Canto para o FC Porto, agora no lado esquerdo do ataque.

67' - Pedro Martins também mexi. Tira Francisco Ramos e lança Fábio Sturgeon.

64' - Substituição nos dragões. Sai Corona e entra Hernâni.

62' - QUE GOLO DE BRAHIMI!!! É uma obra de arte do argelino. Tira Jubal da frente e depois, na cara de Douglas, pica a bola para o segundo do FC Porto.

60' - FC Porto tenta aproveitar o balanceamento gerado pelo golo e pressiona o V. Guimarães em busca do segundo.

56' - GOLOOOOO DO FC PORTO! Cruzamento de Corona no lado direito e Aboubakar, de primeira, a bater Douglas, de pé direito. É o 10.º golo do camaronês nos últimos oito jogos. Leva já 25 esta temporada em todas as provas.

55'- Mais um canto para o FC Porto.

50' - Novamente Douglas! Que grande defesa do guardião do V. Guimarães, desta vez a negar o golo a Marega. É a intervenção da noite até ao momento! 

49' - Grande oportunidade para o FC Porto! Óliver Torres vê Douglas evitar o golo com uma bela defesa com o pé esquerdo.

48' - Remate de longe de Marega para defesa fácil de Douglas.

47' - Pedro Martins lança três jogadores para o aquecimento: Sturgeon, João Aurélio e Kiko.

45' - COMEÇA A SEGUNDA PARTE!

45+1' - INTERVALO NO DRAGÃO. O V. Guimarães está na frente graças a um golo de Raphinha aos 22 minutos.

43' - Grande trabalho de Brahimi! O argelino tira dois adversário da frente, coloca a bola à boca da baliza, mas não surge ninguém para encostar. 

40' - E vão três os cantos para os visitantes.

40' - Cartão amarelo para Hurtado por demorar na cobrança do canto.

40' - Reyes desvia a bola e cede novo canto para a formação da cidade Berço.

39' - Cruzamento remate de Raphinha, José Sá ainda toca e é canto para o V. Guimarães

37' - Marega a cabecear por cima na sequência do pontapé de canto batido por Alex Telles.

36' - Mais um canto para a formação portista. Alex Telles para cobrar.

35' - Sérgio Conceição coloca Soares, Hernâni e Layún em exercícios de aquecimento.

34' - O FC Porto tenta chegar à baliza de Douglas, mas continua a demonstrar alguma precipitação no capítulo do passe, algo que não tem sido normal esta temporada. Ainda não conseguiu criar nenhum lance de real perigo.

26' - Novamente Marega a reclamar um castigo máximo, desta vez por suposto braço na bola de Jubal, mas Artur Soares Dias nada assinala. Na repetição é possível esclarecer que não existem motivos para grande penalidade. 

23' - O público do Dragão intensifica o apoio aos azuis e brancos, enquanto Sérgio Conceição pede calma à equipa.

23' - Tenta responder o FC Porto. Marega cai na área do V. Guimarães, fica a pedir grande penalidade, mas o árbitro Artur Soares Dias manda seguir.

22' - GOLOOOOO DO V. GUIMARÃES!  Grande passe de Victor García e Raphinha surge ao segundo poste, liberto de marcação, e, de pé esquerdo, a bater José Sá. 

21' - Boa oportunidade para Brahimi, mas o remate a não sair nas melhores condições. 

15' - Primeiro canto para o FC Porto, conquistado do lado direito do ataque.

8' - Novo lance de perigo na área vimaranense, que termina com Francisco Ramos a tirar o 'pão da boca' de Marcano quando o espanhol se preparava para o remate.

1' - FC Porto entra a todo o gás e ameaça o primeiro através de Marega.

0'- Começa a partida no Dragão.

Onze do FC Porto: José Sá; Ricardo, Reyes, Marcano, Telles; Corona, Oliver, Danilo, Brahimi; Marega, Aboubakar. 

Onze do Vitória SC: Douglas; Vítor Garcia, Marcos Valente, Jubal e Konan; Rafael Miranda, Francisco Ramos, Hurtado; Raphinha, Heldon e Tallo. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório