Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

'Tempestade' Bas Dost afunda barco insular

O Sporting recebeu este domingo o Marítimo, em encontro da 17.ª jornada da I Liga.

'Tempestade' Bas Dost afunda barco insular
Notícias ao Minuto

19:50 - 07/01/18 por Luís Alexandre

Desporto 17.ª jornada

Este domingo, o Sporting recebeu e goleou o Marítimo por 5-0, em jogo a contar para a 17.ª jornada do campeonato nacional. Uma exibição de grande nível dos leões, ao contrário do que aconteceu no dérbi da segunda circular- da passada semana.

Com este resultado a armada de Jorge Jesus subiu provisoriamente ao primeiro lugar da I Liga, com mais um ponto que o FC Porto.

Leão encontrou o caminho marítimo para o golo

Os leões entraram na partida com a lição estudada e não deixaram o adversário crescer dentro de campo, apostando na pressão alta e jogar com as linhas muito próximas - permitindo que a recuperação da posse fosse mais rápida e eficaz.

A pesar do domínio dentro das quatro linhas, eram os insulares que construíam os lances de maior perigo, tudo através de bola parada.

O momento mais perigoso surgiu aos 17 minutos, com um cabeceamento de Dinei a passar muito perto da barra. A armada de Daniel Ramos assustou o determinante leão.

Todavia, depois do susto, aos 20 minutos, o Sporting avançou no campo e procurou explorar as costas da defensiva insular, uma ação que permitiu chegar ao primeiro golo do encontro.

Coates fez um passe a rasgar para o Gelson Martins, que cavalgou na ala direita e terminou assistindo para o golo de Bas Dost – estava feito o 14.º para o internacional holandês.

Após o remate certeiro, o emblema verde e branco tirou o pé do acelerador e geriu a posse da bola, tendo criado apenas mais um lance de perigo no primeiro tempo.

Aos 36’, Ristovski tentou repetir a receita do primeiro tento, mas faltou o ingrediente final (Bas Dost não conseguiu finalizar a jogada com êxito).

Bas Dost virou vilão e roubou protagonismo do encontro

Na segunda parte, a equipa da casa voltou a entrar na máxima força e tentou encostar os forasteiros às cordas, voltando a insistir na pressão alta.

Devido às opções táticas do leão, em nenhuma instância, o Marítimo não conseguiu sair a jogar com a bola controlada e foi mesmo obrigado a recorrer aos lances contra-ataque rápido.

À passagem do minuto 49, Bryan Ruiz voltou a marcar um golo de leão ao peito, aumentado a vantagem para dois golos. O jogador já não agitava as redes adversárias desde a 1.ª jornada da... época 2016/2017, também frente ao Marítimo.

Depois do segundo golo, foi o descalabro para os insulares, o eixo defensivo teve sérias dificuldades em segurar o ataque leonino e o discernimento posicional deixou de existir.

Devido a todas as fragilidades impostas pelo clube de Alvalade, os tentos começaram a surgir uns atrás dos outros.

O terceiro foi marcado pelo protagonista do costume… Bas Dost, que voltou a mostrar ao futebol português por que razão é um atacante de topo.

Neste caso não houve três sem quatro, passados apenas quatro minutos, o internacional holandês voltou a colocar o esférico dentro da baliza contrária, fazendo assim o hattrick.

Contudo, mesmo a vencer por 4-0 em Alvalade, os leões continuaram à procura de mais golos, sendo que nos últimos suspiros do encontro, Acuña (que entrou aos 63’) disparou para o último da noite - um belo remate em força para o fundo das redes.

Momento do jogo: O golo de Bryan Ruiz foi o grande momento, depois de ter tido um início de temporada ‘negro’, o costa-riquenho voltou a ganhar a titularidade e… especialmente aos tentos.

_________________________________________

'Onze' do Sporting: Rui Patrício; Ristovski, Coates, André Pinto, Fábio Coentrão; William, Bruno Fernandes, Gelson, Podence; Bryan Ruiz e Bas Dost.

'Onze' do Marítimo: Charles; Bebeto, Diney, Dráusio, Luís Martins; Gamboa, Fábio Pacheco, Edgar Costa, Filipe Oliveira; Fabrício e Rodrigo Pinho.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório