Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"O Benfica conseguiu ganhar 90% deste jogo"

Manuel Cajuda enaltece o espetáculo protagonizado pelos rivais e considera que os encarnados fizeram "a melhor exibição da época"

"O Benfica conseguiu ganhar 90% deste jogo"
Notícias ao Minuto

08:24 - 04/01/18 por Fábio Aguiar

Desporto Manuel Cajuda

Convidado pelo Desporto ao Minuto para analisar as 'chaves' do dérbi, Manuel Cajuda considerou que o espetáculo protagonizado por Benfica e Sporting, esta quarta-feira, no Estádio da Luz, foi uma verdadeira lição numa altura de tremenda instabilidade no futebol português.

"Foi um grande jogo, um excelente espetáculo, com duas belas equipas a lutar pela vitória e que manifestaram um enorme respeito. Acho que este jogo acaba por defraudar apenas... as más línguas. Penso que o país deve agradecer ver um jogo destes porque, até fora das quatro linhas, houve um comportamento exemplar", começou por dizer o treinador, de 66 anos, considerando que "o resultado acaba por ser injusto para o Benfica".

"Depois de se colocar em vantagem, o Sporting ficou mais na expectativa, à espera de um contra-ataque para poder resolver o jogo, mas isso não retira mérito ao Benfica que, do meu ponto de vista, fez a melhor exibição da época. Reergueu-se, foi 'buscar' o seu público à bancada, dominou e criou imensas oportunidades para marcar, inclusive atirou uma bola ao poste. Por isso, penso que o Benfica acabou por conseguir ganhar 90% do jogo, pois só pecou na finalização. Por aquilo que jogou, pelo que trabalhou e pela imagem que deixou, não tenho dúvidas que o Benfica ganhou o público, o respeito, a admiração e até uma maior confiança para o resto do campeonato", vincou.

Numa visão mais profunda, o técnico, que atualmente orienta os chineses do Sichuan Annapurna, elogia ainda o trabalho do árbitro Hugo Miguel, referindo que os encarnados 'pecaram' em certos momentos no processo defensivo, mas que o segredo passou por "recusar tudo o que era negativo à procura de tudo o que era positivo."

"No aspeto tático não houve qualquer surpresa, as duas equipas entraram em jogo com os sistemas que ultimamente têm vindo a utilizar. O Benfica apresentou um 4x3x3, enquanto o Sporting surgiu num 4x2x3x1 que se desdobrava em certos momentos, muito por causa das várias diagonais de Gelson Martins e Bruno Fernandes. Considero que, nesse aspeto, o Sporting foi mais perfeito do ponto de vista tático e, na minha opinião, para salvaguardar esses momentos ofensivos dos leões, talvez fosse preferível o Benfica defender em 5x4x1. É uma questão de pormenor, mas até pela forma como sofreu o golo, poderia ter evitado algumas situações jogando dessa forma sem bola", analisou.

Para Manuel Cajuda, este empate entre águias e leões poderá constituir um dos momentos mais importantes deste campeonato. "A luta que até agora se via com o Benfica poderá muito bem passar a ser entre o Sporting e o FC Porto para ver quem se 'mata' um ao outro. Enquanto isso, o Benfica poderá muito bem continuar a correr por fora", explicou, antevendo uma luta acesa pelo título até final.  

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório