Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Emoção, VAR e um penálti ao cair do pano. Jonas mantém águia a voar

Gelson Martins marcou na 1.ª parte para o Sporting. Jonas fez o empate ao cair do pano, através de grande penalidade. Leões perdem liderança do campeonato para o FC Porto.

Emoção, VAR e um penálti ao cair do pano. Jonas mantém águia a voar
Notícias ao Minuto

23:28 - 03/01/18 por Ruben Valente

Desporto Direto

Resumo: Nervos, vídeoárbitro, golos, remates negados, euforia. Este dérbi entre Benfica e Sporting, relativo à 16.ª jornada da I Liga, teve praticamente todos os ingredientes que um grande jogo deve ter. As duas equipas defrontaram-se esta quarta-feira, na Luz, num jogo que esteve vivo até ao final. Gelson Martins fez o 1-0 na 1.ª parte, mas Jonas, perto dos 90’, restabeleceu a igualdade.

Mas antes de toda a emoção, tanto Benfica, como Sporting, tiveram dificuldades nos primeiros minutos para colocar em prática o seu futebol. Contudo, foram os leões a começar melhor. O inferno da Luz ficou gelado após um cabeceamento de… Gelson Martins.

Sim, o extremo leonino que costuma brilhar com a bola nos pés, desta vez, fê-lo de cabeça. O jovem de 22 anos foi às alturas e bateu Bruno Varela aos 19 minutos. Numa altura em que o jogo estava disputado, este tento do Sporting veio agitar ainda mais a partida.

O Benfica assumiu as despesas do encontro e, aos 34 minutos, podia ter feito o empate. No entanto, a trave disse a Krovinovic que ainda não podia festejar. De seguida, um lance que marcou o encontro.

VAR ‘foi a jogo’

Num lance em que ficou a ideia de que Fábio Coentrão cortou um remate com o braço, o árbitro Hugo Miguel pediu o vídeoárbitro, mas depois de serem visualizadas as imagens, mandou seguir a partida. Uma decisão muito contestada pelo ‘tribunal’ da Luz.

O Sporting acabou por ir em vantagem para os balneários e, no reatamento do jogo, o Benfica procurou ir à procura do empate. Aos 55 minutos, Rui Vitória desmontou o 4x3x3 inicial e colocou a equipa a jogar em 4x4x2. Raúl Jiménez entrou para o lugar de Pizzi e o Benfica apontou baterias à baliza de Rui Patrício.

Aos 59’, nova polémica na Luz. O árbitro pediu novamente o VAR, depois de um alegado corte com o braço de Piccini. Pediu-se novamente penálti, mas Hugo Miguel entendeu que não houve qualquer ilegalidade no corte do camisola 92 do Sporting.

O Benfica foi procurando, procurando e procurando o empate… mas ele teimava em não chegar. Rui Vitória arriscou, colocou a ‘carne toda no assador’ e lançou Rafa para o lugar de Fejsa, e João Carvalho substituiu Rúben Dias. As oportunidades criadas foram muitas, mas apesar do ‘massacre’ encarnado, o golo parecia não querer nada com as cores encarnadas.

Isto… até ao minuto 89. Hugo Miguel marcou grande penalidade, depois de um corte de Battaglia com o braço. Rafa rematou e o argentino meteu o braço. Na conversão, Jonas não desperdiçou e fez o 1-1, que viria a ser o resultado final.

Contas feitas, o Sporting perde a liderança do campeonato para o FC Porto. Os dragões venceram o seu jogo, em Santa Maria da Feira, e somam 42 pontos. Já o Sporting tem agora 40 e o Benfica 37.

Momento do jogo: Os lances em que o vídeoárbitro foi chamado a jogo vão marcar esta partida. Dois lances semelhantes e com o mesmo final. Discutível ou não, Hugo Miguel, o árbitro do encontro mandou seguir.

_______________________________________________________________________________________

Onze do Benfica: Varela, André Almeida, Rúben Dias, Jardel e Grimaldo; Fejsa, Krovinovic e Pizzi; Cervi, Salvio e Jonas.

Onze do Sporting: Rui Patrício; Piccini, Coates, Mathieu e Coentrão; William, Battaglia, Gelson e Acuña; Bruno Fernandes e Bas Dost. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório