Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Sporting está na final four. Exibição cinzenta no Restelo foi suficiente

Golo de Acuña e auto-golo de Coates sentenciaram um encontro sem grandes motivos de interesse que fechou a fase de grupos da Taça da Liga.

Sporting está na final four. Exibição cinzenta no Restelo foi suficiente
Notícias ao Minuto

21:13 - 29/12/17 por Ruben Valente

Desporto Taça da Liga

Foi sob um nevoeiro forte que o Sporting se deslocou ao Restelo esta sexta-feira para tentar marcar presença na final-four da Taça da Liga. No entanto, os leões pareceram algo perdidos na neblina e jogadas de perigo na 1.ª parte… nem vê-las.

Porém, do outro lado, os azuis do Restelo entraram aguerridos e afincados em fazer história. Era preciso vencer e foi isso que os comandados de Domingos Paciência tentaram desde o primeiro minuto. O Belenenses começou o jogo melhor e com uma pressão alta que ia dificultando a saída de jogo do Sporting. A teoria estava lá, mas a prática nem por isso, Rui Patrício só se assustou uma vez, depois de um potente remate de Fredy, aos 34 minutos.

Ainda assim, aos poucos, os verde e brancos foram-se entrosando e ficando com mais bola. Mas nunca conseguiram, de facto, impressionar os adeptos leoninos que quiseram apoiar a equipa no Restelo. Se adjetivarmos a 1.ª parte como um deserto de ideias, não estamos a ser injustos.

No segundo tempo, o nevoeiro levantou e as equipas mostraram algo diferente, para melhor. À semelhança da primeira parte, o Belenenses entrou bem e com vontade de chegar ao golo. Logo aos 49’, Maurides desperdiçou uma excelente oportunidade, depois de um passe milimétrico de Fredy.

O Sporting acabou também por mostrar algo (ligeiramente) diferente, mas eram os azuis do Restelo que tinham de correr atrás do prejuízo, porque o 0-0 apurava o Sporting.

Guardaram o melhor para o fim

Acabou por ser o Sporting a inaugurar o marcador, através do génio de Acuña. O extremo argentino fez o 1-0 com um potente remate à entrada da área do Belenenses, não dando hipótese de defesa a Filipe Mendes.

E enquanto os adeptos do clube de Alvalade ainda se encontravam a festejar, o Belensenses… fez o empate. Sebastián Coates tentou cortar um cruzamento, mas o lance não lhe podia ter saído pior. O central uruguaio traiu Rui Patrício e a bola acabou por entrar, fazendo o 1-1.

Até ao final, o resultado manteve-se e, desta forma, o Sporting garantiu a presença na final-four da Taça da Liga. O Belenenses ficou pelo caminho.

Momento do jogo: Inevitavelmente, esta partida fica marcada pelo estranho desentendimento entre Marcos Acuña e Fábio Coentrão. O argentino pareceu perder a paciência com o companheiro de equipa e teve de ser William Carvalho a acalmar os ânimos.

_______________________________________________________________________________________

90' - Apito final no Restelo. O Sporting consegue um empate no terreno do Belenenses e está na final four da Taça da Liga.

76' - GOLOOOOOO do Belenenses! Ou melhor... auto-golo de Coates! O central uruguaio tentava desviar um cruzamento, mas traiu Rui Patrício e colocou a bola na própria baliza.

75' - GOLOOOOOO do Sporting! Que grande momento de Acuña! O argentino recebeu a bola, cavalgou alguns metros e, à entrada da grande área, desferiu uma verdadeira 'bomba' que, após desviar em Nuno Tomás, acaba no fundo das redes de Filipe Mendes.

66' - Novo lance polémico na área do Sporting. Sebastián Coates foi ao solo cortar um cruzamento, deixando os homens de Domingos Paciência a pedir grande penalidade por pretensa mão na bola.

49'- Maurides! Esteve tão perto de inaugurar o marcador! O cruzamento de Diogo Viana tinha tudo para resultar em golo mas o avançado brasileiro acertou mal na bola e acaba por desperdiçar uma grande oportunidade de golo! Passou o perigo!

46'- Recomeça a partida em Belém! Já se joga a segunda parte da partida entre Belenenses e Sporting. 

45' - João Pinheiro apita para o intervalo. O Sporting recolhe aos balneários com um pé na 'final four' da Taça da Liga. O empate sem golos diante do Belenenses, assim como a desvantagem do Marítimo na receção ao União da Madeira (1-2) neste momento, colocam os leões, à condição, no primeiro lugar do grupo .

38' - Polémica na grande área do Sporting. Piccini deu um 'encosto' em Benny, que caiu e ficou a pedir grande penalidade. João Pinheiro mandou jogar.

34' - Primeira tentativa de golo do Belenenses! Fredy 'apanhou' a bola na grande área leonina, encheu o pé e, de primeira, atirou ao lado da baliza de Rui Patrício.

32' - Agora foi a vez de Rodrigo Battaglia tentar a sua sorte de fora da área. A bola sai forte, mas muito ao lado da baliza.

25' - Lance de perigo junto da baliza do Belenenses! Após uma jogada de combinação, Piccini aproveitou uma saída do guarda-redes Filipe Mendes para picar a bola para a cabeça de Bas Dost, que, pressionado pelos defesas adversários, não conseguiu cabecear da melhor maneira.

14' - Foi preciso esperar quase um quarto de hora para ver o primeiro remate do jogo. Acuña fletiu para dentro a partir da ala direita e, de fora da grande área, rematou para defesa de Filipe Mendes.

0' - Apito inicial no Restelo. Já se joga a terceira e última jornada da fase de grupos da Taça da Liga.

Onze do Belenenses: Filipe Mendes; Florent, Nuno Tomás, Gonçalo Silva, Pereirinha; Yebda, Benny, Fredy, André Sousa; Diogo Viana e Maurides. 

Onze do Sporting: Rui Patrício; Piccini, Coates, Mathieu, Coentrão; William Carvalho, Battaglia, Acuña, Podence; Bruno Fernandes e Bas Dost. 

Antevisão: O Sporting desloca-se esta sexta-feira ao Restelo, onde vai defrontar o Belenenses na derradeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga. Com o único objetivo de vencer, os leões não vão procurar facilitismos. Isto porque marcar presença na final da prova é a meta a atingir.

Na antevisão desta partida, Jorge Jesus vincou que o Sporting quer estar “nesta e noutras finais”. Recorde-se que os verde e brancos não atingem a final da Taça da Liga desde 2010/11.

Para passar à final-four, os leões podem até nem ter de vencer. Um empate basta, caso o Marítimo não vença o União da Madeira, no outro jogo deste grupo B.

Quanto ao Beleneneses, o cenário é outro e mais cinzento… Os azuis do Restelo necessitam de vencer o Sporting e esperar que o Marítimo não triunfe sobre o União da Madeira por uma margem superior.

“As dificuldades serão muitas, mas temos consciência do nosso valor e da qualidade do plantel, por isso queremos vencer para fazer história”, afirmou Domingos Paciência, treinador do Belenenses.

Fique connosco e acompanhe, em direto, as principais incidências da partida entre Belenenses e Sporting, que tem início às 19h15.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório