Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

FC Porto volta ao topo: o peso dos 'proscritos' neste dragão económico

Jogadores emprestados na época passada valem 3/4 dos golos azuis e brancos na Liga. Marega foi preponderante no triunfo por 3-1 sobre um Marítimo que resistiu até à expulsão de Gamboa.

FC Porto volta ao topo: o peso dos 'proscritos' neste dragão económico
Notícias ao Minuto

07:03 - 19/12/17 por David Marques

Desporto Análise

Um dragão diferente mas com os resultados do costume. Assim foi o FC Porto na receção desta segunda-feira ao Marítimo.

A equipa de Sérgio Conceição venceu por 3-1, num jogo que só conseguiu desbloquear após a expulsão do maritimista Gamboa já nos minutos finais da primeira parte.

Daniel Ramos procurou ser feliz com uma tarefa conservadora. Apresentou-se de início com uma linha defensiva composta por três centrais, à procura de surpreender os azuis e brancos através de jogadas de contra-ataque ou de bolas paradas.

O Marítimo, 5.º classificado na Liga e adversário incómodo para os portistas nas últimas temporadas, vendeu cara a derrota nos primeiros 45 minutos, mas a imprudência de Gamboa – dois amarelos em três minutos - fez ruir a estratégia levada para o Dragão.

Mais pragmático e sereno do que o costume, muito por culpa de um Marítimo conservador, o FC Porto conseguiu no entanto encontrar o caminho para a vitória. Desta vez houve pouco Aboubakar (camaronês ficou em branco), mas Brahimi e Marega seguraram as rédeas e forjaram entre eles o segundo e terceiro golos do FC Porto. E houve também Diego Reyes, central mexicano que foi titular no lugar de Felipe pela terceira partida consecutiva e marcou o primeiro golo com a camisola do FC Porto.

Num jogo de capital importância, por estar em xeque a liderança do campeonato e, também, por anteceder uma jornada de dérbi entre Benfica e Sporting, os dragões foram competentes e colaram-se novamente aos leões no topo da classificação.

Sérgio Conceição reclama e bem os louros para a sua equipa, em quem poucos depositavam confiança no arranque da época. O técnico dos azuis e brancos lembra-o sucessivas vezes.

Tem razões para isso. Fez omeletes, mas não se pode dizer que não tinha lá os ovos, que andaram ‘perdidos por outras paragens na época passada.

Quer uma prova? Vinte e sete dos 39 golos do FC Porto no campeonato foram apontados por jogadores que estiveram emprestados em 2016/17. A saber: Aboubakar (12), Marega (12), Ricardo (2) e Diego Reyes (1).

Irónico, não?

FC PORTO vs. MARÍTIMO
66% Posse de bola 44%
20 Remates 4
13 Faltas cometidas 9
9 Cantos 1
1 Cartões amarelos 3

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório