Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Jesus embalou para a liderança com a ajuda de três reis magos

Bruno Fernandes, Daniel Podence e Bas Dost foram génios à solta numa noite fria que aqueceu às custas da locomotiva leonina

Notícias ao Minuto

08:15 - 18/12/17 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

Jorge Jesus abordou o jogo, diante do Portimonense, com a ambição natural de vencer. Todavia, e como reconheceu o treinador dos leões no final do encontro, deste domingo, a formação algarvia deu trabalho aos seus rivais, Benfica e FC Porto, porque efetivamente pouco ou nada fez em Alvalade.

Uma vitória por 2-0 que peca somente pela escassez dos golos leoninos. O desperdício foi nota dominante, sobretudo nos primeiros 45 minutos. O melhor que o Portimonense conseguiu foi um remate de Nakajima que, isolado na grande área, não conseguiu converter a mais flagrante oportunidade da formação visitante em golo.

Num jogo em que Rui Patrício foi só mais um espectador, entre os 43 mil que marcaram presença no anfiteatro verde e branco, o guardião leonino tornou-se no quarto jogador do Sporting com mais jogos no campeonato (308), só atrás de Damas, Hilário e Manuel Fernandes.

Se numa baliza houve paz e sossego, na outra nem tanto assim. Ricardo Ferreira foi chamado a intervir, logo aos dois minutos, mas tornou-se difícil adiar o inadiável.

Os três reis magos

Bruno Fernandes e Daniel Podence tornaram-se duas ‘pestes’ à solta nas imediações da grande área algarvia. Os dois jogadores com mais assistências no Sporting infernizaram a vida aos centrais do Portimonense, prova disso aos 9 minutos, quando Podence isolou o antigo jogador da Sampdoria para o primeiro dos leões.

Mais um tento para o melhor marcador português no campeonato (sete golos). Um número que ganha ainda maior valor se tivermos em conta que Bruno Fernandes já leva tantos golos, tantos quantos aqueles que faturou nas duas últimas épocas em Itália.

Se a nota artística de Bruno Fernandes foi excelente, a muito se deveu ao menino Daniel. Jesus voltou a apostar em Podence pelo terceiro jogo consecutivo. Irreverente na desmarcação e sublime na criação de novos espaços, jogou e fez jogar.

Mas no presépio de Jesus, os três reis magos não faltam. Bas Dost juntou-se à dupla portuguesa. Mais uma vez letal e a justificar o porquê de ser um predador. Aos 60 minutos descansou a Alvalade, depois de um passe em bandeja de prata, de Gelson Martins. O holandês apontou o 13.º golo no campeonato, superando à condição Aboubakar, que contabiliza 12.

O Sporting volta a passar um Natal na liderança, isolada ou partilhada, esta segunda-feira à noite, logo se saberá, pela 21.ª vez no seu historial.

Sporting  VS Portimonense
12 Remates 10
62 Posse de Bola 38
13 Faltas Cometidas 13
3 Cantos 2
1 Cartões Amarelos 3
0 Cartões Vermelhos 0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório