Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

O quarteto com futuro indefinido no Dragão: Renovar ou sair?

A terminar contrato com os dragões estão quatro jogadores. Casillas, Maxi Pereira, Marcano e Diego Reyes têm apenas mais seis meses de vínculo com o FC Porto.

O quarteto com futuro indefinido no Dragão: Renovar ou sair?
Notícias ao Minuto

07:56 - 14/12/17 por David Marques e Ruben Valente

Desporto Análise

Restam apenas seis meses de contrato a Iker Casillas, Maxi Pereira, Iván Marcano e Diego Reyes. Estes quatro jogadores do FC Porto poderão, muito provavelmente, seguir caminhos diferentes e, por isso, o Desporto ao Minuto quis analisar a situação de cada um deles.

Sérgio Conceição não quis abrir o jogo em relação às renovações destes atletas, mas garantiu que, em termos desportivos, o “grupo não liga a esses temas”.

“Um jogador ter seis meses ou seis anos de contrato é a mesma coisa. Preparo a equipa mediante os jogadores que tenho à disposição. Esse assunto morre à entrada do portão do Olival. A realidade é essa”, afirmou o treinador do FC Porto.

Notícias ao MinutoIker CasillasA cumprir a terceira temporada no FC Porto, Casillas vive uma experiência quase inédita. Em quase 20 anos de carreira, só por uma vez – 2012/13 e 2013/14 – não tinha sido indiscutível na baliza. Após o ‘Clássico’ com o Sporting, no início de outubro, perdeu o lugar para José Sá. O salário que aufere - o mais elevado dos azuis e brancos - faz com que a continuidade no plantel seja considerada um luxo desnecessário, ainda para mais numa altura em que a SAD procura o equilíbrio financeiro.

Notícias ao MinutoMaxi Pereira

Depois de oito anos ao serviço do Benfica, Maxi Pereira rumou ao FC Porto em 2015/16. Nas duas primeiras épocas na Invicta, impôs-se como dono e senhor da lateral direita, mas na primeira metade deste ano perdeu a corrida para o polivalente Ricardo Pereira, que na época passada esteve cedido aos franceses do Nice.

Soma oito aparições em 2017/18, mas apenas quatro delas como titular. É, a par de Casillas, um dos jogadores que mais custa aos cofres da SAD portista, sem que haja perspetivas de um encaixe financeiro numa possível transferência: no verão de 2018, altura em que termina a ligação aos azuis e brancos, terá 34 anos.

Notícias ao MinutoIván Marcano

É dos quatro, o jogador mais fundamental na equipa de Sérgio Conceição e talvez um dos dossiers mais urgentes. É um dos pilares da defesa portista e, esta época, já leva 22 jogos disputados. Mas a preponderância do espanhol de 30 anos não é de agora.

Desde que chegou ao Dragão, em 2014, Marcano impôs-se e já vai na sua quarta época como titular. É um dos patrões da defesa, mas não se destaca apenas por aí. A sua veia goleadora está à vista, com os quatro golos que já leva em 2017/18. Ainda assim, isto parece não ser suficiente para a direção portista entrar em loucuras, apesar de a vontade ser a de renovar contrato com o central.

“Marcano termina contrato, estamos em conversações com o empresário dele e queremos que fique, porque é um jogador de quem gostamos muito. Mas se não tivermos possibilidade de renovar com ele, não o vou retirar da equipa, porque tenho a certeza de que vai ser sério até ao último dia. Se eu não puder ficar com ele e se ele for parar ao Benfica, o que posso fazer? O que não vou fazer é pagar o que não posso”, disse Pinto da Costa, em entrevista ao jornal O Jogo.

Notícias ao MinutoDiego Reyes

Contratado pelo FC Porto em 2013/14, o mexicano ainda não se conseguiu impor no Dragão. Titular no último encontro do campeonato, frente ao V. Setúbal, reyes vai jogando aqui e ali, mas isso pode não ser suficiente para que o mexicano queira continuar a vestir de azul e branco.

Sucessivamente emprestado nas épocas transatas, esta temporada ficou às ordens de Sérgio Conceição e já participou em 10 partidas. Ainda assim, isto pode ser pouco, se tivermos em conta, por exemplo, o papel de Diego Reyes na seleção do México – conta já com 53 internacionalizções.

A vontade do FC Porto em continuar com o jogador ainda não é conhecida, mas é expectável que, aos 25 anos, o central mexicano – que tem mercado, diga-se - opte por jogar com mais regularidade noutras paragens como aconteceu nas duas épocas anteriores na Real Sociedad (28 jogos – 2 golos) e no Espanyol (35 jogos – 1 golo).

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório