Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Doumbia vestiu fato de gala e leões estão nos 'quartos' da Taça

O costa-marfinense assinou um hat-trick, esta quarta-feira, diante o Vilaverdense (4-0). Gelson Martins marcou o último tento da partida.

Doumbia vestiu fato de gala e leões estão nos 'quartos' da Taça
Notícias ao Minuto

20:48 - 13/12/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Taça de Portugal

Festa da Taça em Alvalade. O Sporting está nos quartos de final da Prova Rainha, depois de ter vencido, esta quarta-feira, o Vilaverdense por 4-0, com um hat-trick de Doumbia (45’, 64’ e 74’) e um golo de Gelson Martins (87').

Doumbia e mais dez

Jorge Jesus fez uma revolução ao onze titular mas a realidade é que a estratégia do Vilaverdense já estava muito bem definida, independentemente das alterações leoninas: equipa muito fechada, com um bloco baixo, a apostar no contra-ataque em velocidade.

Perante a garra e raça demonstrada pela equipa que atua no Campeonato de Portugal, os leões – que demoraram a entrar no jogo – tiveram de rever a estratégia e ‘ligar-se à corrente’.

Iuri Medeiros foi o primeiro a fazer as bancadas de Alvalade saltar, com um remate de pé esquerdo, a passar muito perto das redes de Pedro Freitas. Mas os forasteiros não se deixaram ficar e, na resposta, valeu Salin para evitar um golo de André Soares (18’).

Perante um leão desinspirado, valia a ‘alma’ de Doumbia. Em noite de Gala, o costa-marfinense vestiu o seu melhor fato e não tardou em começar a ‘espalhar magia’.

Depois de um lance polémico aos 30 minutos, com um golo anulado precisamente a Doumbia, a resposta chegou pouco depois. Em cima do intervalo, um remate de Bryan Ruiz para a defesa de Pedro Freitas, terminou com um ressalto na direção do avançado da Costa do Marfim que, com a pontaria afinada, fez o 1-0.

Com Gelson é outra coisa…

Mesmo em vantagem no marcador, a verdade é que faltava ‘corrente’ à formação orientada por Jorge Jesus. Apenas com um golo apontado e com um Vilaverdense ‘atrevido’ era necessário ‘ligar’ a equipa para garantir a passagem à próxima fase da Taça de Portugal.

Aos 59 minutos, Gelson Martins foi a jogo e a história mudou: desde a velocidade à posse de bola, a equipa da casa começou a construir jogo e a… marcar golos.

Uma deliciosa assistência de Gelson ofereceu um bis a Doumbia, aos 64 minutos, e dez minutos depois, Ristovski cruzou para o hat-trick do costa-marfinense.

Numa noite de inspiração de Doumbia, ‘agitada’ pela destreza de Gelson, foi a vez de o avançado de 29 anos desmarcar o ‘espalha brasas’ para o 4-0, garantindo a passagem do Sporting aos quartos de final da Prova Rainha.

Momento do jogo: Com o jogo equilibrado, Doumbia abriu o marcador, aos 45 minutos, abrindo 'caminho' para a goleada dos leões.

_______________________________________________________________________________________

90' - Terminou jogo em Alvalade. 

87' - GOLOOO DO SPORTING! GELSON MARTINS! Inverteram-se os papéis. Foi a vez de Doumbia lançar Gelson Martins em velocidade, para o extremo assinar o 4-0 com classe. 

74' - GOLOOO! SPOOORTING! HAT-TRICK DE DOUMBIA! Mais um golo do avançado, com mais uma assistência de Gelson Martins. O jovem desmarcou Ristovski que cruzou para Doumbia assinar o 3-0. 

64' - GOLOOO! GOLO DO SPORTING! DOUMBIA! BIS DE DOUMBIA! O costa-marfinense aproveitou um excelente passe de Gelson Martins para rematar para o 2-0, sem grandes hipóteses para Pedro Freitas. 

51' - Grande defesa de Pedro Freitas! Após de um cruzamento de Bruno César, Doumbia esteve perto da assinar o segundo golo, mas o guarda-redes do Vilaverdense negou o golo. 

46' - Começa a segunda parte. 

45' - GOLOOOO! GOLO DO SPORTING! DOUMBIA! Bryan Ruiz rematou para a defesa de Pedro Freitas, mas na recarga Doumbia não vacilou e assinou o 1-0. 

43' - Sporting perto do 1-0. Tobias Figueiredo, depois de um canto cobrado por Ristovski, cabeceou ao poste. 

30' - Lance polémico em Alvalade. Depois de um canto cobrado por Iuri Medeiros, Doumbia colocou a bola na baliza do Vilaverdense com o braço. Sem dúvidas no lance, o juiz do encontro invalidou o golo e mostrou um cartão amarelo ao jogador. 

18 ' - Vilaverdense muito perto do golo! A equipa minhota não se deixa 'intimidar' pelo ambiente em Alvalade e esteve muito perto de abrir o ativo. André Soares teve nos pés uma excelente oportunidade mas o esférico terminou nas mãos de Salin. 

16' - Iuri Medeiros! Após um passe de Doumbia, do lado direito, Iuri Medeiros remata, de pé esquerdo, com o esférico a passar perto da baliza adversária. 

9' - Cartão amarelo para Rafael Vieira. O jogador do Vilaverdense viu um amarelo depois de uma entrada dura sobre Ristovski. 

1' - Começa a partida entre Sporting e Vilaverdense. 

Onzes do Sporting: Salin; Ristovsky, André Pinto, Tobias Figueiredo e Bruno César; Petrovic e Battaglia; Iuri Medeiros, Alan Ruiz e Bryan Ruiz; Doumbia.

Onze do Vilaverdense: Pedro Freitas; Pedro Lemos, Nené, Rafa Vieira e Henrique Gomes; André Salvador, Ibraima So e Ahmed Isaiah; André Soares, Zé Pedro e Rafa Miranda.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório