Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Rio Ave encanta e elimina Benfica da Taça de Portugal

Rio Ave deslumbrou e venceu o atual detentor do título por 2-1, nos oitavos de final da prova Rainha.

Rio Ave encanta e elimina Benfica da Taça de Portugal
Notícias ao Minuto

23:39 - 13/12/17 por Luís Alexandre

Desporto Análise

Esta quarta-feira, o Benfica disse adeus à Taça de Portugal, depois de ter perdido frente ao Rio Ave por 3-2, com Rúben Ribeiro a brilhar na partida.

Desde a dura eliminação da Liga dos Campeões – perdendo todos os jogos na fase de grupos -, o Benfica tem estado com o orgulho ‘ferido’ e um triunfo no Estádio dos Arcos seria um boost importante para as exibições das águias voltarem a ganhar brilho… mas tal não aconteceu.

Águia voou mais alto e inaugurou o marcador

Os pupilos de Rui Vitória entraram fortes e com dinâmica dentro de campo, com vontade de agitar o jogo o quanto antes, porém foi um problema… o Rio Ave também quis mostrar as suas armas logo de início.

Miguel Cardoso já tinha afirmado que o Rio Ave ambiciona chegar à final da prova Rainha e desde o apito inicial que os vila-condenses transportaram o sonho do seu treinador para dentro das quatro linhas.

A equipa da casa não teve medo de segurar a bola e de partir para o ataque e procurar fazer o maior número de danos à baliza de Bruno Varela. Pelo menos em duas ocasiões o Rio Ave provocou grande perigo ao Benfica – com Guedes a ser o grande protagonista -, porém, a finalização não estava afinada e o último passe por vezes não saía bem.

Mas bastou as águias acelerarem um pouco o seu setor ofensivo para chegar ao tão desejado golo. O tento surgiu através de Jonas, que recebeu a bola à entrada da área adversária e, sem o esférico tocar no chão, disparou para o fundo das redes.

A primeira parte terminou com um uma vantagem no marcador para os encarnados, mas o primeiro período foi muito disputado entre ambas as equipas.

Duelo intenso terminou empatado e foi obrigado a prolongamento

No segundo tempo, o Rio Ave melhorou o seu rendimento substancialmente e logo à passagem do minuto 47, Lionn aproveitou um erro defensivo de Cervi e igualou o resultado, levando o Estádio dos Arcos à loucura.

A partir do tento do emblema da casa, o Benfica entrou em desnorte e deixou-se levar pelo adversário, o que permitiu à turma de Miguel Cardoso chegar à reviravolta, com uma jogada capaz de lembrar Lionel Messi, Rúben Ribeiro fez o golo.

Em desvantagem no marcador, os encarnados foram atrás do prejuízo, apostando em transições rápida – reforçado com a entrada de Jiménez - e lances de 1x1, porém, com essa mudança tática, a equipa perdeu coesão no meio-campo e na defesa, deixando assim fragilidades que os vila-condenses poderiam aproveitar.

Apesar das fragilidades demonstradas nos setores mais recuados, o Benfica conseguiu criar muito perigo à baliza de Cássio. Aliás, depois de uma sucessão de ataques, Jonas sofreu uma falta dentro de área e o árbitro assinalou uma grande penalidade… que o avançado brasileiro não foi capaz de concretizar (nunca antes visto nas águias).

Mesmo com a oportunidade desperdiçada, o capitão Luisão não baixou os braços e aos 88 minutos subiu aos céus e cabeceou para o fundo das redes, fazendo o golo da igualdade.

Até ao fim dos 90 minutos, o resultado foi-se mantendo e a partida foi ‘obrigada’ a ir para o prolongamento.

Vila-condenenses mostraram perseverança e levaram a melhor sobre o Benfica

Após uma segunda parte de loucos, o prolongamento deu seguimento ao frenetismo e o conjunto da casa vestiu-se de gala e fez uma meia hora de grande qualidade e concentração.

Mal o juiz da partida apitou, o Rio Ave antecipou-se aos forasteiros e voltou a colocar-se em vantagem no marcador, com ajuda de Guedes – que fez uma partida muito consistente.

Com cansaço e pouco discernimento dos homens de Rui Vitória, o conjunto não foi capaz de virar o mau resultado e acabou mesmo por perder o encontro.

Com esta derrota, o Benfica disse adeus da Taça de Portugal e fica aredada de mais uma competição, depois de ter caído na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Neste momento, o clube da luz está inserido em apenas duas competições: A Liga portuguesa e a Taça da Liga.

Momento do jogo: Golo de Guedes no início do prolongamento foi o grande destaque da partida. O remate certeiro do jogador vila-condense foi determinante para derrubar o Benfica nos oitavos de final da prova Rainha.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório