Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Dragão mudou aos três, acabou aos cinco e está de volta à liderança

Aboubakar e Marega assinaram os golos com que os dragões golearam o Vitória de Setúbal. Com este triunfo, a equipa de Sérgio Conceição passa a somar 36 pontos e é, novamente, líder da I Liga, em igualdade com o Sporting. Já os sadinos continuam com dez pontos, apenas dois acima da linha de água.

Dragão mudou aos três, acabou aos cinco e está de volta à liderança

O FC Porto não se deixou afetar pelo triunfo do Sporting no Bessa e foi ao Bonfim voltar a igualar os leões no que às contas da liderança do campeonato diz respeito.

A equipa de Sérgio Conceição resolveu o jogo ainda na primeira parte, graças aos golos de Vincent Aboubakar e Moussa Marega e partiu confortavelmente para a segunda, onde houve tempo para gerir esforços… e para a dupla africana voltar a fazer das suas. 

‘Magia’ africana à solta e nervos à flor da pele

O Vitória de Setúbal até foi a equipa que melhor entrou em campo, tendo construído duas oportunidades de golo que acabaram por ser desperdiçadas por Edinho ainda antes dos cinco minutos de jogo. No entanto, o ascendente sadino foi sol de pouca dura.

Assim que Yacine Brahimi conseguiu tomar o controlo do jogo, este passou a estar sob o comando da equipa de Sérgio Conceição. Vincent Aboubakar deu o primeiro aviso aos quatro minutos, o segundo aos 12, mas, ao terceiro, já não perdoou, num lance com muita polémica à mistura.

No seguimento de um canto marcado por Alex Telles, o camaronês superou Edinho – que caiu no relvado – e cabeceou para o fundo das redes. Os homens da casa contestaram a decisão do árbitro Tiago Martins, com especial veemência por parte de José Couceiro, que acabou por receber ordem de expulsão.

E, como se costuma dizer, o que custa mais é o primeiro. Uma expressão que, por vezes, também se aplica nos golos. Nem dez minutos depois, numa jogada de insistência, Marega coloca a bola no fundo das redes. Ainda antes do apito para o intervalo, Aboubakar sofreu e concretizou a grande penalidade do 3-0, novamente sob dura contestação dos sadinos.

Uma tempestade que acalmou (pouco) a ‘avalanche’ azul e branca

Com o jogo praticamente resolvido ao intervalo, Sérgio Conceição deu início à gestão física da sua equipa, tendo em vista a receção ao Vitória de Guimarães, já na próxima quinta-feira, para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Retirou o ‘mágico’ Brahimi e lançou Jesús Corona, uma mudança que contribuiu, em larga medida, para que o jogo perdesse velocidade. Isso e os ventos provocados pela tempestade Ana, que complicaram a prática do futebol no Bonfim.

Os dragões tiraram o pé do acelerador e limitaram-se a gerir o jogo, frente a um Vitória de Setúbal inofensivo, que teve em João Amaral o único que se disponibilizou a lutar contra a corrente. Com velocidade e técnica, o extremo de 26 anos complicou a vida a Alex Telles, mas faltou sempre quem o acompanhasse.

O jogo estava morno – em contraponto com a temperatura que se fazia sentir no Bonfim – mas ainda não estava acabado. Aboubakar, que ainda não estava satisfeito com o ‘bis’ da primeira parte, deu o melhor seguimento possível a uma iniciativa individual de Marega para fazer o ‘hat-trick’.

Pouco depois, Aboubakar retribuiu o favor e assistiu para o ‘bis’ de Marega, que fechou a goleada do dragão no Bonfim.

Momento do jogo: Os primeiros minutos do encontro deram a entender que este Vitória de Setúbal seria ‘osso duro de roer’ para o FC Porto. No entanto, o golo de Aboubakar, aos 32 minutos, abriu caminho para uma tranquila goleada no Bonfim.

'Onze' do FC Porto: José Sá; Maxi, Marcano, Reyes, Alex Telles; Danilo, Herrera, Ricardo, Brahimi; Aboubakar e Marega.

'Onze' do Vitória de Setúbal: Cristiano; Pedro Pinto, César, Vasco Fernandes, Nuno Pinto; Podstawski, Nenê Bonilha, João Teixeira, João Amaral, Costinha; Edinho.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório