Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

TPC e cabeça no sítio: A receita para um topo pintado a verde e branco

Sporting bateu o Boavista por 3-1, graças aos golos de Bas Dost (bis) e Fábio Coentrão, num jogo onde as bolas paradas voltaram a ser decisivas. Os axadrezados bateram-se bem, e chegaram a assustar por intermédio de Mateus, mas viram-se impotentes para travar o líder à condição do campeonato português.

Notícias ao Minuto

08:00 - 10/12/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

É de verde e branco que está pintada a liderança do campeonato nacional, pelo menos, até às 22h deste domingo, altura em que deverá ser dado por terminado o encontro entre FC Porto e Vitória de Setúbal.

O Sporting viajou ao Bessa com o TPC (trabalho para casa) bem feito e de lá saiu com mais três pontos na bagagem. Ao todo, são já 36 na temporada 2017/18, mais três do que dragões – que têm um jogo a menos – e águas – que bateram o Estoril por 3-1.

Um leão fresco e com a lição estudada

Tal como Jorge Jesus apontou, o TPC leonino começou ainda a ser feito em Barcelona. Foi notório que Fábio Coentrão, Gelson e Bas Dost fizeram (muita) falta em Camp Nou, mas também foi claro a diferença que este trio, bem ‘fresquinho’, fez no Bessa.

O primeiro, abriu o marcador com um invulgar golo de cabeça. O segundo, foi um diabo à solta – ainda que continue a pecar na hora da definição. E o terceiro… bem, fez aquilo a que já nos habituou. Marcou, e logo por duas vezes.

Mas não foi só na frescura física que o Sporting triunfou no Norte, diante de um Boavista bem organizado defensivamente, mas também perigoso no ataque – e que até chegou a assustar, quando Mateus, aos 65 minutos, fez o 1-2. Foi, especialmente, através das bolas paradas.

Mais uma vez, a prova do TPC bem feito por parte de Jorge Jesus. Mais uma vez, os lances estudados fizeram a diferença a favor do Sporting. Mais uma vez, porque os verde e brancos são a equipa que mais vezes marcou neste tipo de jogadas: 12, mais duas do que o Benfica.

Jesus e Bas Dost, os obreiros do triunfo

Com este triunfo, o Sporting não só ascendeu à liderança isolada à condição, como fez o que não conseguia fazer há já 22 anos: chegar à 14.ª jornada sem qualquer derrota. O último a fazê-lo foi Carlos Queiroz, em 1994/95.

E também Bas Dost tem algo para escrever no caderno de registos pessoais. Isto porque, com os dois golos no Bessa, o Sporting passou a ser a equipa pela qual mais vezes marcou. Ao todo, foram 52 golos, mais um do que ao serviço do Heerenveen, equipa na qual se projetou no futebol europeu.

Boavista vs Sporting
39% Posse de bola 61%
5 Remates 12
2 Cantos 5
17 Faltas 15
1/0 Cartões amarelos/vermelhos 2/0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório