Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Leão derruba pantera e é 'rei da selva' por (pelo menos) uma noite

Sporting bate o Boavista no Bessa e ascende, provisoriamente, à liderança isolada do campeonato, com mais três pontos do que o FC Porto. Já os homens de Jorge Simão permanecem no oitavo lugar, com 17 pontos.

Leão derruba pantera e é 'rei da selva' por (pelo menos) uma noite

O Sporting vai passar a noite na liderança isolada da I Liga, após bater o Boavista por 3-1, no estádio do Bessa, em jogo relativo à 14.ª jornada.

Um ‘bis’ de Bas Dost, assim como um golo de Fábio Coentrão, permitem à equipa de Jorge Jesus passar a somar 36 pontos, mais três do que o FC Porto, que, no domingo, terá a oportunidade de responder no terreno do Vitória de Setúbal. 

Leão e pantera numa batalha onde faltou… Battaglia

Jorge Jesus voltou a surpreender no ‘onze’ que optou por apresentar no Bessa, deixando no banco jogadores mais combativos como Marcos Acuña ou Rodrigo Battaglia, num encontro que se esperava, por si só, uma tremenda batalha.

E foi principalmente a falta do segundo que mais se sentiu na equipa leonina. Bruno Fernandes ocupou a posição 8 e, mais uma vez, demonstrou que, a jogar mais recuado, é um verdadeiro peixe fora de água.

O internacional português não conseguiu, nem de perto, nem de longe, conferir, ao Sporting, a combatividade normalmente empregue pelo companheiro de equipa, o que resultou em vários duelos perdidos no meio-campo.

E isto deveu-se, não só à falta de agressividade do Sporting, como àquela (bem) empregue pela equipa do Boavista. Mas seria injusto dizer que esta equipa de Jorge Simão é apenas combatividade. Com Kuca e, especialmente, Rochinha, os axadrezados conseguiram colocar os leões em sérias dificuldades, com muita mobilidade no ataque.

Impasse desbloqueado à cabeçada

O jogo estava disputado e intenso, como tantos outros realizados no estádio do Bessa e, com exceção de um remate de Bruno César, que acertou em cheio em Rossi, o Sporting não conseguia aproximar-se do golo.

Foi então que, no último lance antes do apito para o intervalo, surgiu o golo leonino. Daniel Podence ‘bailou’ na ala direita e cruzou para a grande área, onde apareceu… Fábio Coentrão a cabecear para o primeiro golo da partida, que também foi o seu primeiro de leão ao peito.

O golo, assim como algumas alterações promovidas por Jorge Jesus ao intervalo, nomeadamente no que toca ao reposicionamento de Bruno César e Podence, mais próximos de Bruno Fernandes, transfiguraram o Sporting para melhor.

E foi com relativa naturalidade que, aos 63 minutos, os leões dilataram a vantagem. Mais uma vez, a ‘força aérea’ leonina fez a diferença: Mathieu foi às alturas cabecear ao poste e, na recarga, Bas Dost atirou para o 2-0.

Vendaval de golos no Bessa

Jogo resolvido? Longe disso. Apenas dois minutos depois do tento leonino, Mateus aproveitou uma falha gravíssima de Sebastián Coates para, isolado em frente à baliza, fazer o 1-2. O Boavista estava de novo no jogo… mas por pouco tempo.

Isto porque, aos 67 minutos, Bas Dost apareceu mais uma vez à boca da baliza e, de primeira, voltou a colocar uma diferença de dois golos no marcador a favor dos verde e brancos.

Daí para a frente, a equipa lisboeta limitou-se a gerir a vantagem que lhe permite, por um lado, manter os três pontos de vantagem sobre o Benfica, e, por outro, pressionar a visita do FC Porto ao Bonfim.

Momento do jogo: Quando o Boavista fez o 1-2, imediatamente a seguir ao segundo golo leonino, pairou no ar a ideia de que o Sporting pudesse vir a passar por alguns momentos de maior ‘tremideira’. No entanto, Bas Dost, mais uma vez, apareceu no momento certo, à hora certa, a fazer o 3-1 e a tranquilizar a equipa de Jorge Jesus.

'Onze' do Sporting: Rui Patrício; Piccini, Mathieu, Coates, Fábio Coentrão; William, Bruno Fernandes, Bruno César, Gelson; Podence e Bas Dost.

'Onze' do Boavista: Vágner; Carraça, Rossi, Sparagn,Talocha; Idris, David Simão, Fábio Espinho; Kuka, Vítor Bruno e Rochinha.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório