Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Antes, o objetivo era recuperar. Agora, é ser primeiro sem concorrência"

Jorge Jesus assume que "a responsabilidade e a pressão é cada vez mais acentuada" desde que o Sporting igualou o FC Porto no topo da tabela.

"Antes, o objetivo era recuperar. Agora, é ser primeiro sem concorrência"

Jorge Jesus admite que não será fácil sair do Bessa com os três pontos. Ainda assim, na conferência de imprensa de antevisão à partida da 14.ª jornada da I Liga, o técnico leonino sublinha que a sua equipa "respira saúde" e "está preparada" para bater o Boavista.

Dificuldades no Bessa: A responsabilidade e a pressão é cada vez mais acentuada, porque o Sporting está no cimo da tabela com os mesmos pontos do FC Porto. Antes, o nosso objetivo era recuperar os pontos de desvantagem, agora a responsabilidade é tentar ganhar para ser primeiro sem a concorrência dos rivais. Um campo bonito, uma equipa com tradição, onde é sempre difícil as equipas grandes ganhar, tanto que uma já lá perdeu este ano. O treinado do Boavista já disse que o Sporting ia ter um jogo muito difícil. A equipa do Boavista tem muita intensidade, mete muita agressividade no jogo. Enquadrando todos estes fatores, temos de arranjar soluções para ganhar. Vamos ter muita dificuldade em momentos do jogo. A equipa do Sporting respira saúde, está preparada. Vamos à luta.

Igualdade com o FC Porto: Os adversários podem tirar-nos pontos… Nem sempre as equipas que estão no topo da tabela conseguem realizar jogos de qualidade. Estamos no topo.

Mais atitude do que técnica: Tudo um pouco. O jogo tem sempre uma parte de estratégia. Taticamente, todas as equipas trabalham para impor a sua ideia de jogo e o seu sistema tático. Há para aí alguém que diz que o sistema são números… É mentira. O sistema é a base de tudo. São questões que entram em todos os jogos. Há jogos em que a estratégia não entra porque o adversário consegue bloquear. Tudo isto é um jogo. Amanhã espero que as nossas ideias e nuances táticas possam desequilibrar o jogo, que é aquilo que a equipa do Boavista montou para anular o Sporting. A equipa do Boavista é combativa, faz muitas faltas. Todos esses pormenores vão fazer com que o jogo seja mais difícil para o Sporting.

Benfica em vantagem por não estar na Europa: Agora não. No futuro sim. Já passei por uma situação dessas e ganhei as provas todas em Portugal. Uma coisa é trabalhar uma equipa de semana a semana, outra é não trabalhar, só recuperar. A Liga Europa tem duas agravantes em relação à Champions: Financeiramente, não é a mesma coisa, fisicamente não temos tanto tempo para prepara os jogos. Mas faz parte das grandes equipas. Não podes estar só numa competição. Se estiveres nas competições nacionais e internacionais… É para isso que trabalhamos. O Sporting, nesta Champions, criou uma identidade muito grande em todo o mundo. Muita gente com responsabilidade no futebol fala comigo. Sei esses sinais. Na Liga Europa, queremos continuar com esse registo.

Cansaço: Os jogos no meio da semana deixam sempre sequelas físicas, umas mais acentuadas que outras. Neste jogo do Barça, tivemos algumas situações de jogadores que não treinaram. Espero que amanhã estejam em condições de jogar.

Doumbia: Clinicamente está curado. Vai ser convocado. Acreditamos no valor dele.

Bruno Fernandes e Gelson Martins: Estão convocados. Não estou a dizer que não possam jogar, em princípio vão jogar. A fadiga muscular origina muita lesão. Felizmente, não temos tido muitas, só temos o Jonathan [Silva] e o [Gelson] Dala. Uma coisa é o jogador estar lesionado, outra é estar com fadiga muscular, num indicador que pode acontecer qualquer coisa. Aí, o nosso departamento médico tem tido grande conhecimento.

‘Onze’ mais combativo no Bessa: Há sempre um porquê quando um treinador lança uma equipa que vem de Champions. Se não tiveres esses problemas, é mais fácil tomar decisões. Quando os tens, é mais difícil. Isso condiciona, mas até amanhã temos mais uma horas importantes na recuperação dos jogadores. Amanhã vamos tomar essas decisões em cima do jogo.

Bola de Ouro de Cristiano Ronaldo: É único. Chegou a altura de dizer que é o melhor jogador português de todos os tempos, o que mais troféus tem conquistado individualmente e para o país. É sinónimo da valia dele. Parabéns. Vai continuar com objetivos muitos altos, é assim que pensa, mas com tanto troféu, acho que é hora de dizer: ‘És o maior e vais ficar na história do futebol português, porque mais ninguém vai conquistar o que ganhou’.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório