Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Leão de Jesus não quebrou a lógica em Camp Nou

Sporting despediu-se, esta terça-feira, da Liga dos Campeões com uma sensação agridoce.

Leão de Jesus não quebrou a lógica em Camp Nou
Notícias ao Minuto

08:09 - 06/12/17 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

Em Barcelona terminou a aventura do Sporting na Liga dos Campeões. Uma derrota, por 0-2, que, em qualquer circunstância, terá de ser encarada com normalidade. Mas, observando o jogo de Camp Nou à lupa, ficou a ideia de que o Sporting podia e devia ter feito mais.

Jorge Jesus decidiu entrar em campo sem o seu fato de gala, deixando Bas Dost, Gelson Martins e Fábio Coentrão no banco de suplentes.

Sem a ‘artilharia pesada’, o leão pouco arriscou quando a ‘obrigação’ assim o pedia. A obrigatoriedade de vencer existia, mas para Jesus nem tanto assim. O técnico já tinha avisado, na conferência de antevisão à partida, que o importante era o jogo do próximo sábado, diante do Boavista, a contar para a 14.ª jornada da Liga portuguesa, e seria fundamental sair da Catalunha sem jogadores lesionados.

Nesse aspeto, o treinador dos leões partiu para Lisboa descansado, mas quem viu a partida ficou com um sabor agridoce na boca. E a sensação de um leão que podia ter lutado mais, mesmo que o desfecho fosse o mesmo.

Espada e escudo não chegaram para repetir feito histórico

As cinco partidas que a equipa de Jorge Jesus realizou, na fase de grupos da Liga dos Campeões, assim o provavam. Um leão de espada e escudo na mão, que guerrilhou por cada ponto, por cada metro quadrado. Ontem, não foi assim e a própria derrota por 2-0 nos comprova isso mesmo. Há três anos que o Sporting não perdia por mais do que um golo na Champions. De lá para cá, nos sete desaires que a formação de Alvalade somou, todos foram pela margem mínima. A estatística apenas comprova a imagem de um ‘felino’ que está habituado a lutar, até ao cair do pano.

O Sporting saiu de Barcelona com dois golos sofridos (um de Paco Alcácer, outro de Mathieu na própria baliza) e continua sem vencer em Espanha, onde já contabiliza 12 golos, que se traduzem em três empates e nove derrotas. Uma viagem a terras de ‘nuestros hermanos’ que acabou sem golos da equipa de Alvalade, algo que já não acontecia há 19 jogos. A última vez que não marcara qualquer golo numa deslocação tinha sido em janeiro, em Chaves, num duelo contra a formação transmontana, a contar para a Taça de Portugal.

Os leões terminaram a fase de grupos com sete pontos, fruto de duas vitórias, diante do Olympiakos, e um empate, diante da Juventus, no anfiteatro verde e branco, seguindo agora para a Liga Europa, onde irão entrar em ação em fevereiro de 2018. Cumpriu-se a lógica, afinal em oito presenças na competição, o leão seguiu para a segunda prova de clubes a nível europeu por sete vezes.

BARCELONA VS SPORTING
63 Posse de bola 37
4 Cantos 1
3 Foras-de-jogo 2
12 Faltas cometidas 13
1 Cartões amarelos 1

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório