Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Pálido leão despede-se com derrota na Champions

Sporting perdeu por 2-0, em Barcelona, na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Pálido leão despede-se com derrota na Champions

Resumo: O Sporting despediu-se esta terça-feira da Liga dos Campeões, começando a jogar na Liga Europa a partir de fevereiro de 2018. Na última jornada da fase de grupos, os leões perderam por 2-0, em Barcelona, com os golos a surgirem já na segunda parte através de Paco Alcácer e um golo de Mathieu na própria baliza.

Uma primeira parte de sentido único

A formação portuguesa entrou em Camp Nou a pensar no Bessa, onde no próximo sábado vai defrontar o Boavista para o campeonato nacional, daí as várias alterações que Jorge Jesus promoveu no onze inicial. Sem a velocidade de Fábio Coentrão, pela ala esquerda, a irreverência de Gelson Martins na frente de ataque e a veia goleadora do avançado Bas Dost, o leão apresentou-se de garras encolhidas na Catalunha.

Um Sporting tímido, pouco atrevido no ataque, e a deixar o Barcelona com as rédeas do encontro. Mesmo sem Ter Stegen, Sergio Busquets e o astro argentino Lionel Messi, a equipa blaugrana apresentou-se atrevida no ataque. A formação de Ernesto Valverde disse ‘presente’ e assumiu as despesas ofensivas: ao minuto 12, através de um remate perigo de Denis Suárez, aos 20´ por André Gomes, e aos 24’ a melhor ocasião de golo da etapa inicial, que se traduziu num remate cruzado de Luis Suárez e uma bela defesa de Rui Patrício.

A formação verde e branca apenas cheirava as imediações da grande área catalã, sendo o guarda-redes Cillessen mais um espetador, dos 48 mil que marcaram presença em Camp Nou. Se o empate desolador do Sporting não ajudava para as contas do apuramento, pior ficou com as notícias que chegavam de Atenas. O golo de Cuadrado, pela Juventus, deixava automaticamente o Sporting eliminado da próxima fase. E o muro que o leão tinha de escalar em Camp Nou transformou-se rapidamente numa muralha intransponível até aos oitavos-de-final.

Os trunfos não foram suficientes

Depois da pálida imagem que o Sporting deixou nos primeiros 45 minutos, Jorge Jesus decidiu colocar o fato de gala, tirando Bas Dost e Gelson Martins do banco de suplentes. Apesar de um reinício de partida atrevido foi o Barcelona que acabou por ser letal. Aos 59 minutos, Denis Suárez, na conversão de um pontapé de canto, colocou a bola na cabeça de Paco Alcácer que enviou a bola para o fundo das redes. Logo depois, já com Lionel Messi em campo, Bas Dost teve a oportunidade de restabelecer a igualdade, mas Jasper Cillessen negou o golo de forma deslumbrante.

O argentino cedo começou a pegar destaque e aos 74 minutos pregou um enorme susto a Rui Patrício, com a bola a passar a centímetros do poste esquerdo, e seis minutos depois novo calafrio e, novamente, pelo suspeito do costume. Até ao final, Bas Dost, ainda podia ter festejado o golo em Camp Nou, mas a sorte voltou a sorrir ao Barcelona. Desta feita, por uma infelicidade de Mathieu que introduziu a bola na própria baliza, já em período de descontos.

Momento do jogo: As esperanças do leão, de seguir para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, terminaram aos 59 minutos, quando Paco Alcácer abriu o marcador em Camp Nou.

Onze do Barcelona: Cillessen; Semedo, Piqué, Vermaelen, Digne, Aleix Vidal, Denis Suárez, Rakitic, André Gomes, Luis Suárez e Paco Alcácer.

Onze do Sporting: Rui Patrício; Piccini, Coates, Mathieu e Ristovski; William Carvalho, Battaglia, Bruno César e Bruno Fernandes; Alan Ruiz e Acuña.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório