Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Chocolate amargo tempera despedida do Benfica da Champions

Os encarnados perderam, esta terça-feira, por 0-2, na receção ao Basileia, na última jornada da Liga dos Campeões.

Chocolate amargo tempera despedida do Benfica da Champions
Notícias ao Minuto

21:33 - 05/12/17 por Andreia Brites Dias

Desporto Liga dos Campeões

Terminou. O percurso do Benfica na Liga dos Campeões terminou, esta terça-feira, no Estádio da Luz, após uma derrota (0-2) diante o Basileia, na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os encarnados despediram-se nas competições europeias sem somar qualquer ponto.

Entrada sem 'piedade'

Rui Vitória disse – em conferência de imprensa de antevisão ao encontro desta noite – que o primeiro objetivo era conquistar os três pontos, seguindo-se a possibilidade de dar mais minutos a jogadores menos utilizados. O segundo objetivo foi cumprido, é certo, mas o mesmo não se passou com a primeira motivação, e o Benfica terminou (mesmo) a fase de grupos da Liga dos Campeões com zero pontos.

Com o sonho de seguir em frente na competição ainda bem vivo, o Basileia não esteve com 'meias medidas' e chegou ao Estádio da Luz com o caminho bem estudado até à baliza de Svilar – que assumiu as redes encarnadas, ultimamente 'guardadas' por Bruno Varela. Logo aos cinco minutos, Elyounoussi aproveitou um cruzamento de Michael Lang para, de cabeça, assinar o 1-0.

O golo madrugador deu algum conforto à formação suíça que redefiniu a sua estratégia defensiva, optando por não arriscar muito no capítulo ofensivo. Mesmo assim – mesmo com o bloco baixo do adversário – as águias conseguiam, a espaços, ‘derrubar o muro’ e criar algum perigo: primeiro por Lisandro (21’) e depois por Seferovic (38’).

Oportunidades vs eficácia 

O Benfica estava melhor: mais organizado, dinâmico e 'atrevido', mas foi sol de pouca dura. Perante as ameaças, o Basileia voltou a procurar a baliza de Svilar e o segundo golo esteve à vista, não fosse Jardel a antecipar-se ao passe de Steffen para Ajanji (39’).

Mas se a pontaria falhou uma vez, o mesmo não se passou à segunda oportunidade. Na sequência de um livre cobrado por Zuffi, o esférico sobrou para Oberlin que, ao segundo poste, cabeceou para o 2-0, ‘matando’ a exibição do Benfica (65’).

A partir daqui, assistiu-se a um Basileia que geria a vantagem – que lhe oferecia um carimbo no passaporte para os oitavos de final da Liga dos Campeões – diante um Benfica sem ideias e sem capacidade para responder positivamente à derrota.

Perto do fim, um erro de Svilar podia ter dado o terceiro golo aos suíços, ao deixar o esférico nos pés de Steffen, mas o jogador acabou por rematar ao lado da baliza, mantendo o marcador no 2-0, até ao apito final.

A derrota acabou por confirmar o pior cenário: o Benfica carimbou o pior registo de uma equipa portuguesa na história da Liga dos Campeões, terminando a fase de grupos com zero pontos.

Momento do jogo: Mesmo a perder, o Benfica conseguiu organizar-se e responder à desvantagem, com algumas oportunidades para golo. No entanto, aos 65 minutos, o Basileia fez o 2-0 e acabou com as possibilidades da equipa encarnada de conquistar os primeiros pontos na competição, esta temporada.

Onze do Benfica: Svilar; Douglas, Lisandro, Jardel e Eliseu; Samaris, Pizzi e João Carvalho; Diogo Gonçalves, Zivkovic e Seferovic. 

Onze do Basileia:  Vaclík; Lang, Balanta, Suchy, Akanji; Xhaka, Zuffi; Elyounoussi, Petretta, Steffen; Oberlin.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório